quinta-feira, 7 de junho de 2012

MUNDIAL 2012: RETA FINAL PARA SEXTETO AFRICANO


Três partidas de ida e volta irão determinar os representantes da África na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, que acontece em novembro. O primeiro encontro será realizado neste fim de semana, e o segundo 15 dias depois.

Os favoritos
Líbia, Egito e Marrocos podem formar um trio norte-africano no Mundial, mas nenhum deles terá vida fácil. Líbios e egípcios, que estiveram presentes no Brasil 2008, abrem as disputas jogando em casa, o que pode significar certa vantagem sobre África do Sul e Nigéria, os respectivos adversários.

Quatro anos atrás, a Líbia venceu o Egito por 4 a 3 na final do Campeonato Africano de Futsal, que também era disputado no mata-mata. E, apesar da fraca campanha do país na última Copa do Mundo de Futsal da FIFA — um empate e três derrotas —, a modalidade continua sendo muito popular em solo líbio. Afinal, trata-se da seleção considerada a mais forte da região mais competitiva do futsal africano. Uma nova classificação ao maior evento da modalidade cairia muito bem para o país que vem sofrendo com as crises internas.

Com participação nas últimas quatro edições do Mundial, o Egito tem mais experiência no assunto do que qualquer outro combinando do continente. Foram os egípcios que marcaram o primeiro gol de um representante africano na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, na Espanha 1996, e também os primeiros africanos a passarem da fase de grupos, quatro anos mais tarde. Desta vez, o país já mostrou que não está para brincadeira, batendo a Tunísia por 4 a 1 e 5 a 2 na fase anterior das eliminatórias.

Correndo por fora
O Egito terá um adversário à altura. Trata-se da sedenta Nigéria, que ainda não chegou a disputar uma partida destas eliminatórias — a classificação para a terceira fase veio após a desistência do Gabão. Os nigerianos não se classificam para o Mundial desde a sua única participação, em 1992, e agora terão de se virar para suprir a ausência do atacante Gambo Mohammed na partida de ida. O jogador, que disputa a primeira divisão do futebol de campo no país, se recupera de uma crise de malária.

Marrocos e Moçambique reeditam a disputa de quatro anos atrás pelo terceiro lugar, vencida pelos marroquinos. Independentemente do vencedor do duelo, teremos um estreante na Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Quem também vai atrás da primeira participação é a África do Sul, mas o técnico Quinton Allies admite o favoritismo líbio. "Eles têm uma boa equipe e já vêm jogando o futsal há bastante tempo", reconhece. "Vamos fazer a lição de casa e garantir que estejamos mais do que preparados."

O que eles disseram
"O Egito é bom, mas não imbatível, então estaremos prontos para eles. Temos demonstrado muita raça e dedicação, e a equipe tem a habilidade e a disciplina necessárias para chegar lá."
Oladunni Oyekale, técnico da Nigéria

O número
6 — Os jogos vencidos por seleções africanas em 29 partidas disputadas pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

FONTE: FIFA.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário