TALENTO BRASILEIRO DESFILA PELAS QUADRAS DO MUNDO
Rafael Fuste (5), ex Poker/PEC
Jogadores de futsal nascidos no Brasil são sinônimo de qualidade em todo o mundo.
Para muitos deles, é a realização de um sonho ou até oportunidade de um retorno financeiro maior do que no seu país de origem e a possibilidade de ser reconhecido socialmente e valorizado.
A cada temporada, é mais comum a presença de jogadores brasileiros defendendo as cores de equipes de todos os continentes.
Não apenas nos países mais conhecidos, que chegam a formar suas seleções nacionais com base nos reforços de brasileiros naturalizados, mas também em outras ligas.
A exportação aumenta dia a dia, tanto que é muito difícil falar o número exato de atletas brasileiros espalhados em equipes pelo mundo.
A temporada 2012/2013 da Taça UEFA Futsal, tem comprovado isso.
Nas 4 equipes que garantiram presença na final após vencerem seus respectivos grupos da Ronda de Elite : O FC Barcelona, atual campeão, o MFK Dinamo, vencedor em 2007, o Kairat Almaty, presença habitual na fase final, e o estreante Iberia Star Tbilisi , atuam 26 brasileiros.
O Kairat Cazaquistão é o que possui mais brasileiros no seu elenco. Um deles é o gaúcho Giva , que já vestiu a camisa do Cascavel Futsal.
O mineiro Léo Santana é sem dúvida referência quando o assunto é popularidade.
Além de ser um dos artilheiros do time, ele chama atenção pelo carisma, que conquistou a torcida local.
A torcida rondonense com certeza guarda boas recordações do pernambucano Felipe Bernardes.Ele defendeu o Marechal nas temporadas de 2009 e 2010.
Leo Jaragua, o paulista Fumaça,Higuita do Rio de Janeiro, Keko de Blumenau, Joan do Rio Grande do norte e Alexandre Pintinho de Belo Horizonte completam a lista de brasileiros no Karait.
Atuando no Barcelona da Espanha, Saad , naturalizado italiano e Fernandão, com naturalização espanhola, contam com Ari, Wilde , Gabriel e Igor como companheiros de time.
É o caso também de Gustavo, Romulo, Pula e Cirilo, naturalizados russos e que atuam no Dínamos Moscou, daquele país, juntamente com Tatu, Nando e Fernandinho.
O estreante na fase final Iberia Star Tbilisi também tem sotaque brasileiro na equipe.
E não são poucos.
Um deles foi considerado um dos jogadores mais importantes do Quedas Futsal na disputa do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro.
O goleiro Celinho teve também passagens importantes por times como Umuarama , e disputas de Liga Nacional.
O goiano deixou o time paranaense no final de agosto para vestir as cores do time comandado pelo técnico brasileiro Sérgio Benatti, que tem também à sua disposição o ala Lucio.
O jogador de São Luis do Maranhão, de 37 anos já atuou em equipes como Dkv zaragoza, Al Arabi, Al Fahahel, Seleçao da Belgica e agora integra o elenco do Iberia.
Ele foi campeão da Uefa na temporada 2004/05 pelo Action 21 e já marcou 56 gols nas disputas da competição.
No Brasil vestiu a camisa do Sport Recife, Osasco, e chegou à Seleção Brasileira em 2001.
"O que mais chama atenção dos clubes estrangeiros é o estilo de jogo, a habilidade, a ginga, as jogadas bonitas. O povo brasileiro é muito carismático, mas sabemos que não é só isso que vale.Precisamos ter responsabilidade, trabalhar sério, pois somos muito cobrados." comenta Lucio, que saiu do Brasil pela 1ª vez em 2001, para defender um time belga.
O Iberia conta ainda com o pernambucano Augusto Vieira, o paulista Rafael Santos e o carioca Rafael Fuste.
UEFA
O torneio é sempre divido por grupos, nas duas primeiras fases passam os 2 melhores de cada chave.
Na penúltima fase chamada de ronda de elite passam apenas os melhores colocados em seus respectivos grupos, classificando apenas 4 para a disputa final, fase final chamada de final four.
Deve acontecer em abril.
Local e confrontos ainda serão decidido, por sorteio.
FONTE: CATVE
Nenhum comentário:
Postar um comentário