domingo, 31 de julho de 2011

PIVÔ MESSINHO MORRE ANTES DE PARTIDA NO RS


Messinho, consagrado jogador potiguar morreu de mal súbito em partida de futsal no RS. Emerson Rodrigues Rocha, o Messinho, jogador da Associação Desportivo Vale do Sol Futsal (ADVF), de Vale do Sol (RS), acabou morrendo em quadra na noite deste sábado (30/7). O time do Vale do Rio Pardo estava em Guaporé (RS) para enfrentar a AGE, representante da cidade na competição. O atleta estava com 38 anos de idade. Jogador teve passagem pelo Santa Fé Futsal em São Paulo.

Messinho foi levado até o hospital, mas acabou chegando ao local sem vida. A partida acabou sendo transferida. Após a confirmação da morte do atleta, os jogadores dos dois times e a torcida fizeram uma prece, em memória do jogador.

Segundo Luiz Fernando dos Santos, técnico e preparador físico da ADVF, Messinho passou mal no início do aquecimento. "Fomos à quadra às 19h30 pra começar o trabalho físico. Mas não chegamos efetivamente a aquecer. Ele caiu, foi tentada uma reanimação, mas parece que ele sofreu uma parada cardíaca fulminante e acabou falecendo."

O velório e o enterro de Messinho devem acontecer na tarde deste domingo (31/7), em Guaporé (RS), onde moravam seus familiares.

Messinho era natural de Macau, no Rio Grande do Norte, e jogou em times como a UCS (RS) UPF (RS), Atlântico (RS), Copagril (PR), Carlos Barbosa (RS) e Ulbra (RS). Além destas equipes, o jogador atuou por dois anos na Rússia nas equipes do Dínamo e Spartak, de Moscou, e Spartak Sholkovo, no interior do país.

Em 2009, o atleta atuou também com destaque, na Assoeva, de Venâncio Aires e em 2010 na Acafutsal. Entre os títulos conquistados na carreira destacam-se o de campeão da Copa América, com a Seleção Brasileira, campeão gaúcho, tricampeão paranaense, campeão da Superliga da Rússia e artilheiro do Campeonato Gaúcho por duas vezes, em 1999, com 35 gols e em 2001, com 29 gols.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ENTREVISTA COM ANDRÉ LIMA TÉCNICO CAMPEÃO EUROPEU DE FUTSAL 2010 PELO BENFICA


André Lima é um nome que estará sempre ligado ao Benfica e à seleção portuguesa de futsal. Após liderar as duas equipes como capitão, o ex-jogador abraçou a carreira de treinador, conseguindo sagrar-se campeão pelo Benfica e vencer a primeira UEFA Futsal Cup para uma equipe portuguesa. Em entrevista ao jornal Record, o técnico lamenta não se encontrar em exercício das suas funções, mas satisfeito por fazer curso de treinador.

Como explica a saída do Benfica, mesmo depois dos títulos conquistados?
ANDRÉ LIMA – Foram 2 anos muito estressantes e difíceis para mim, mas de sucesso. Comecei a treinar jogadores que tinham sido meus colegas, não tinha experiência e tudo foi muito desgastante. Não tive tempo para me formar, comecei logo por cima e, pelas críticas que ouvi por não ter tido tempo para fazer cursos de treinador, achei por bem, depois de ter sido campeão europeu, me afastar, me formar e voltar mais forte. No entanto, mesmo que tivesse os cursos teria saído na mesma, agora se trata apenas de ter mais tempo para tirá-los. Terminou um ciclo, abandonei porque achei que era o momento ideal depois de 8 anos e, antes que as coisas começassem a correr mal, decidi sair.

Está arrependido da decisão?
Posso ter dado um passo atrás, mas acredito que vou dar dois para frente. As críticas que me fizeram foram sempre pelos cursos de treinador, depois de tirá-los quero ver o que vão falar.

Por que desistiu então do curso de treinador?
Há muitos que não têm níveis e estão treinando, mas comigo a situação foi explorada. Tenho o Nível I por equivalências, fui tirar o II, mas na altura estávamos na UEFA Futsal Cup e na Taça de Portugal. Além disso, estava me sentindo pressionado, não tinha cabeça nem tempo. Faltei muito às aulas, e decidi desistir. Se ainda estivesse no Benfica voltaria a não ter tempo para me formar.

Uma vez que está vinculado ao Benfica (até final desta temporada), ficou com quais funções?
Não tenho uma função específica. Por exemplo, sempre que é preciso ir a uma Casa do Benfica, vou. O que falei com a direção é que iria me formar e crescer, para depois voltar.

O Benfica deixou as portas abertas?
Com certeza. Continuo a ir a quadra, sou uma pessoa muito acarinhada, tenho as portas abertas. Mas o Benfica está bem entregue neste momento, o Paulo Fernandes é um excelente treinador.

Aceitaria fazer parte da equipe técnica de Paulo Fernandes?
Comecei por cima, dei provas de que tenho capacidades, e sei que vou retomar uma carreira de êxito. Se tiver que dar um passo atrás para dar dois em frente, dou. E se tiver que pegar num grande projeto, pego. Aliás, tenho um sonho, que é treinar uma grande equipe na Espanha.

Gostaria de voltar ao Benfica?
Gosto muito do clube, mas não estarei agarrado à instituição. Não espero que as coisas corram mal ao Benfica para regressar…

É capaz de treinar o Sporting (maior rival), por exemplo?
Com certeza. Sou profissional, quero é um bom projeto.

Sente saudades dos treinos?
Sim, estou triste. Sinto saudades dos ginásios e dos treinos. Foram dois anos intensos, tão difíceis como maravilhosos, os quais tenho de agradecer aos jogadores e à direção.

Acredita que irá retomar uma carreira de êxito?
Não penso em outra coisa. Preciso é das oportunidades. Vou à luta, estou a recolher as minhas armas, que é para quando falarem de mim só poderem dizer que tenho o cabelo curto e o nariz grande.

FONTE: Portal SCN (Portugal)

terça-feira, 26 de julho de 2011

REGRA: PADRONIZAÇÃO NO ARREMESSO DE META



A Fifa colocou em prática na sexta-feira (1º/7), uma mudança na Regra 16 (item nº 7 - Arremesso de Meta). A novidade já passa a valer de forma imediata nos certames organizados pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O objetivo é padronizar as regras oficiais do futsal nacional com as da entidade internacional.

De acordo com Paraguassu Fisch, Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal, a padronização nas regras é o caminho correto para a evolução e divulgação da modalidade mundo a fora. Ainda para ele, a mudança na Regra 16 (item nº 7 - Arremesso de Meta) tem que ser comemorada.

“A alteração foi bem vista e aceita por todos. Já nos amistosos da seleção brasileira contra o Paraguai a regra foi padronizada com as normas da Fifa, mas não houve nenhum lance de fato. Aqui em Palmas, onde a Confederação está realizando o Brasileiro de Seleções feminino sub 17, a mudança na regra do Arremesso de Meta também já está valendo e será assim nas próximas competições”, revelou Paraguassu, que é o representante da CBFS no campeonato que está sendo disputado na capital tocantinense.

A alteração também estará valendo na segunda fase da Liga Futsal deste ano, principal competição do salonismo nacional, que terá início na próxima segunda-feira (25/7). Grand Prix, Copa América, Mundial de Futsal Feminino e tantos outros campeonatos importantes neste segundo semestre serão disputados de acordo com a nova regra.

Entenda a mudança

De agora em diante, no arremesso de meta, o goleiro poderá receber a bola na quadra de ataque, sem necessidade de a mesma tocar em algum jogador adversário. A alteração aprimora uma evolução adotada na temporada passada.

FONTE: CBFS

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ARTIGO: TREINAMENTO DE GOLEIROS - MARCELO GALLINA

FUTSAL JAPONÊS: MARQUINHOS CONQUISTA SEU PRIMEIRO TÍTULO OFICIAL NO JAPÃO


25/07/2011 - 25/07/2011 - El ex capitán de Inter Movistar ha debutado de la mejor manera posible en la Oceans Arena Cup. El brasileño ha conseguido alzarse con el título de campeón en el primer título oficial de la temporada japonesa ante el Osaka (5-0) en un encuentro que además significó para Marquinho el primer tanto con su nueva camiseta.

El Nagoya Oceans ha dado continuidad a su lista de éxitos tras la conquista del Campeonato de Asia de Clubes con el primer título oficial de la temporada, la Oceans Arena Cup 2011, tras imponerse al Osaka por 5-0 en la final. Marquinho cerró la goleada anotando el último tanto de su equipo, primero en su cuenta particular con su nueva escuadra.

El Torneo enfrenta a todos los equipos de la F-League en formato de eliminatoria directa más dos invitados campeones de Ligas de inferior categoría en un periodo de tres días. El campeonato ha confirmado al equipo de Marquinho como un claro aspirante a conseguir el título de Liga y la Puma Cup, torfeo que pone punto y final a la temporada nipona en el mes de marzo.

FONTE: LNFS

ARTIGO:LOS GOLES EN EL TORNEO MUNDIAL DE FÚTBOL SALA FEMININO 2010

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MAIS UM JOVEM JOGADOR BRASILEIRO VAI ATUAR NO FUTSAL ESPANHOL

Ximbinha, nuevo pívot para el Triman Navarra

22/07/2011 - El equipo de Imanol Arregui ha concretado su cuarta incorporación de la temporada tras las altas de Juanra Mimi y Vilches. El puesto de pívot se ha visto reforzado por la llegada del joven Geverson Chaves de Melo ‘Ximbinha’, procedente del Sao Caetano, quien ha sido citado por el TRiman el próximo 8 de agosto para iniciar la pretemporada.

Ximbinha, internacional Sub-20 con Brasil se convirtió en el máximo goleador del anterior Torneo Sudamericano de la categoría el pasado año. Ex compañero de viejos conocidos de la LNFS como Lukaian, Ximbinha cuenta en su palmarés con un Mundial Universitario y un Campeonato estatal, además de otros trofeos regionales.

FONTE: LNFS

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MUSSALÉM E MALAFAIA JUNTOS NO IMPERIAL FUTSAL EM 2012

O treinador Mussalém está atualmente trabalhando no Carlos Barbosa/RS


Malafaia esta no comando da equipe de Umuarama/ PR

Crescem os rumores de que a Allen Soluções Esportivas vai jogar pesado para garantir mais um time de Petrópolis na Liga Nacional de Futsal 2012. E, recentemente, a empresa que já patrocina o Serrano Futebol Clube abriu conversações para contar com o treinador Paulo Mussalém como técnico do Imperial Futsal, no ano que vem, e os reforços para a comissão técnica não vão parar por aí. O carioca radicado em Petrópolis, Fernando Malafaya, também é alvo dos petropolitanos.

Lembrando que atualmente Mussalém é o técnico do Carlos Barbosa/RS e Fernando Malafaya é o treinador do Gazin de Umuarama/PR.

Mussalém viria só trabalhar em Petrópolis na próxima temporada. O treinador que levou o Carlos Barbosa à conquista do título da Liga Nacional de 2009 estaria inclinado a aceitar um possível acordo e vir trabalhar em Petrópolis.

Até o momento, a Allen não se pronunciou sobre isso, mas quem acompanha de longe o desenrolar das conversações é o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, que revelou estar acompanhando o projeto do Imperial Futsal. Lancetta admitiu ser amigo de Paulo Mussalém e Malafaya, mas preferiu ficar de longe do negócio. “O Cláudio (Cláudio Roche, proprietário da Allen) conversou com os dois recentemente, mas não sei no que deu”, resumiu o secretário.

O objetivo seria pôr Mussalém no comando da equipe, com o propósito de jogar a Liga Nacional do próximo ano, e Malafaya na coordenação do elenco da categoria sub-20. Malafaya trabalhou no Poker/PEC durante oito anos, sendo um dos que ajudou a estruturar o trabalho hoje consagrado do time petropolitano.

O fato de retornar à cidade onde morou e até jogou futsal por anos é muito bem visto por ele. Enquanto isso, o time segue treinando forte para o Campeonato Estadual, que começa em agosto.

O treinador Ney Marcos está preparando o elenco – que deve receber reforços na semana que vem, no ginásio José Belmiro Sant’ana, que pertence ao Esporte Clube Corrêas
 
FONTE: TRIBUNA DE PETRÓPOLIS

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: FUTSAL IRANIANO, TUDO CONFIRMADO COM O EX INTER MOVISTAR CIÇO

O Jogador de futsal brasileiro Ciço se junta ao Foolad Mahan Sepahan


MNA - O International futsal Brasil, o jogador Jefferson Rodrigues De Brito "Ciço" juntou-se ao Foolad Mahan Sepahan.

A equipe de Isfahan assinou com o brasileiro conhecido como Ciço, em um contrato de um ano na última terça-feira.

O fixo de 30 anos de idade, brasileiro, jogou por Banespa, Benfica e Inter Movistar. Ele ganhou o FIFA Futsal World Cup 2008, bem como o Grand Prix 2009.
Foolad Mahan Sepahan terminou em terceiro lugar no Futsal Irã League.
 
FONTE: FUTSAL PLANET 

FUTSAL PELO MUNDO: GRUPOS DA UEFA FUTSAL CUP DEFINIDOS



RONDA PRELIMINAR

Grupo A: FS Ilves Tampere (FIN), KMF Bajo Pivljanin (MNE), SD Croatia Berlin (GER), Perth Saltires (SCO)

Grupo B: FK Nautara Kaunas (LTU), EID Futsal (IRL), Geneva Futsal (SUI), The New Saints FC (WAL)

Grupo C: SC Tornado Chisinau (MDA), KMF Leotar Trebinje (BIH), Falcao FC Stockholm (SWE), FC Encamp (AND)

Grupo D: MFC Varna (BUL), BGA Futsal (DEN), Vegakameratene (NOR), Fjolnir (ISL)

Grupo E: ETO FC Gyor (HUN), Helvecia Futsal London (ENG), Stella Rossa Vienna (AUT), FC Anzhi Tallinn (EST)

Grupo F: CF Eindhoven (NED), KMF Zelezarec Skopje (MKD), Excess RP Bidnija (MLT), Istanbul Universitesi SK (TUR)

Grupo G: AC Omonia Nicosia (CYP), Eerebuni Yerevan (ARM), Sporting Clube de Paris (FRA), KF Flamurtari Vlora (ALB)


RONDA DE ELITE

Grupo 1: MFK Dinamo Moskva (RUS), Athina 90 (GRE), FC Litija (SVN), Vencedor Grupo F

Grupo 2: FC Barcelona Alusport (ESP), FK Nikars Riga (LVA), Ganador Grupo E, Vencedor Grupo C

Grupo 3: Iberia Star Tbilisi (GEO), Slov-Matic Bratislava (SVK), FC Mapid Minsk (BLR), Vencedor Grupo B

Grupo 4: FK Era-Pack Chrudim (CZE), Akademia FC Pniewy (POL), Châtelineau Futsal (BEL), Vencedor Grupo D

Grupo 5: Marca Futsal (ITA), City US Târgu Mures (ROU), MNK Split (CRO), Vencedor Grupo A

Grupo 6: KMF Ekonomac Kragujevac (SRB), Uragan Ivano-Frankovsk (UKR), Asa Ben Gurion (ISR), Vencedor Grupo G.

FONTE: LNFS