sexta-feira, 29 de julho de 2011

ENTREVISTA COM ANDRÉ LIMA TÉCNICO CAMPEÃO EUROPEU DE FUTSAL 2010 PELO BENFICA


André Lima é um nome que estará sempre ligado ao Benfica e à seleção portuguesa de futsal. Após liderar as duas equipes como capitão, o ex-jogador abraçou a carreira de treinador, conseguindo sagrar-se campeão pelo Benfica e vencer a primeira UEFA Futsal Cup para uma equipe portuguesa. Em entrevista ao jornal Record, o técnico lamenta não se encontrar em exercício das suas funções, mas satisfeito por fazer curso de treinador.

Como explica a saída do Benfica, mesmo depois dos títulos conquistados?
ANDRÉ LIMA – Foram 2 anos muito estressantes e difíceis para mim, mas de sucesso. Comecei a treinar jogadores que tinham sido meus colegas, não tinha experiência e tudo foi muito desgastante. Não tive tempo para me formar, comecei logo por cima e, pelas críticas que ouvi por não ter tido tempo para fazer cursos de treinador, achei por bem, depois de ter sido campeão europeu, me afastar, me formar e voltar mais forte. No entanto, mesmo que tivesse os cursos teria saído na mesma, agora se trata apenas de ter mais tempo para tirá-los. Terminou um ciclo, abandonei porque achei que era o momento ideal depois de 8 anos e, antes que as coisas começassem a correr mal, decidi sair.

Está arrependido da decisão?
Posso ter dado um passo atrás, mas acredito que vou dar dois para frente. As críticas que me fizeram foram sempre pelos cursos de treinador, depois de tirá-los quero ver o que vão falar.

Por que desistiu então do curso de treinador?
Há muitos que não têm níveis e estão treinando, mas comigo a situação foi explorada. Tenho o Nível I por equivalências, fui tirar o II, mas na altura estávamos na UEFA Futsal Cup e na Taça de Portugal. Além disso, estava me sentindo pressionado, não tinha cabeça nem tempo. Faltei muito às aulas, e decidi desistir. Se ainda estivesse no Benfica voltaria a não ter tempo para me formar.

Uma vez que está vinculado ao Benfica (até final desta temporada), ficou com quais funções?
Não tenho uma função específica. Por exemplo, sempre que é preciso ir a uma Casa do Benfica, vou. O que falei com a direção é que iria me formar e crescer, para depois voltar.

O Benfica deixou as portas abertas?
Com certeza. Continuo a ir a quadra, sou uma pessoa muito acarinhada, tenho as portas abertas. Mas o Benfica está bem entregue neste momento, o Paulo Fernandes é um excelente treinador.

Aceitaria fazer parte da equipe técnica de Paulo Fernandes?
Comecei por cima, dei provas de que tenho capacidades, e sei que vou retomar uma carreira de êxito. Se tiver que dar um passo atrás para dar dois em frente, dou. E se tiver que pegar num grande projeto, pego. Aliás, tenho um sonho, que é treinar uma grande equipe na Espanha.

Gostaria de voltar ao Benfica?
Gosto muito do clube, mas não estarei agarrado à instituição. Não espero que as coisas corram mal ao Benfica para regressar…

É capaz de treinar o Sporting (maior rival), por exemplo?
Com certeza. Sou profissional, quero é um bom projeto.

Sente saudades dos treinos?
Sim, estou triste. Sinto saudades dos ginásios e dos treinos. Foram dois anos intensos, tão difíceis como maravilhosos, os quais tenho de agradecer aos jogadores e à direção.

Acredita que irá retomar uma carreira de êxito?
Não penso em outra coisa. Preciso é das oportunidades. Vou à luta, estou a recolher as minhas armas, que é para quando falarem de mim só poderem dizer que tenho o cabelo curto e o nariz grande.

FONTE: Portal SCN (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário