segunda-feira, 28 de maio de 2012

MAS UM ATLETA ENCERRA SUA CARREIRA: ANDERSON ANDRADE

Ala que fez história no Foz Futsal vinha treinando junto com o elenco da Unipa Cataratas Futsal



O maior ídolo do futsal iguaçuense dos últimos tempos, Anderson Andrade, resolveu encerrar a carreira como atleta profissional. O ala, que fez história com a camisa do Foz Futsal nos três títulos paranaenses (1996, 1997e 2001), decidiu se aposentar após uma série de  lesões e problemas físicos.

Anderson vinha treinando junto com o elenco da Unipa Cataratas Futsal, almejando ajudar a equipe na Série Ouro do Campeonato Paranaense. Sua última partida como profissional foi em agosto de 2011, no Kuwait. O atleta lamentou ter que “pendurar as chuteiras” desta forma. 

“Uma decisão difícil, triste. A gente nunca está preparado, por mais que eu soubesse que esse dia chegaria. Ainda não caiu a ficha. Na verdade, estou com o coração bastante apertado pela decisão que tomei, mas se fez necessária, porque estou com um problema físico e muitas lesões. Principalmente em meu joelho, onde tenho cinco cirurgias já realizadas e estou sofrendo bastante com isso”, revelou.

Foram 25 anos de carreira. Hoje, com 36 de idade, Anderson planeja e já trabalha em outros projetos para a vida, ligados ao esporte. Um deles é com o Atlético-PR, onde ele é representante da região Oeste do Paraná e estuda a possibilidade de abrir escolinhas de futebol, com a marca do “Furacão”. Além disso, um amistoso de encerramento, reunindo seus melhores amigos no futsal não está descartado.

“Esse é o meu sonho. Pretendo fazer uma programação para o mês de dezembro e contar com a presença de meus grandes amigos no esporte, que atuaram pela seleção brasileira, como Manoel Tobias, Falcão, Fininho, Lenísio, Schumacher; também com jogadores do Foz Futsal de 1996, como Juliano, Juruna, Giusepe, Cabelo; reunir amigos que fizeram parte da minha história, Ricardinho, hoje técnico do Paraná Clube, Tcheco, que também está se aposentando no Coritiba e fazer uma festa de encerramento para que fique na memória não só minha, como do torcedor de Foz do Iguaçu”, projeta o ex-jogador da seleção brasileira.

Anderson também pediu desligamento da função que exercia como diretor-técnico na Unipa Cataratas Futsal. Mesmo assim, continuará torcendo pelo time à distância. “Vejo uma equipe de muita qualidade. Infelizmente todos os jogadores ainda não conseguiram jogar juntos. O Campeonato é longo, deve classificar entre os 12 e estou torcendo muito para que dê certo, pois nossa cidade necessita de um projeto esportivo, de uma equipe como a Unipa para representar bem nossa cidade e pouco a pouco resgatar a história do nosso futsal”, finalizou.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

FUTSAL UNIVERSITÁRIO: AS 12 MELHORES SELEÇÕES VÃO DISPUTAR O MUNDIAL EM BRAGA -PORTUGAL



Portugal defronta, no Grupo A, as equipas de França, Azerbaijão e Irão, ditou ontem o sorteio do XIII Campeonato Mundial Universitário de Futsal masculino e feminino, que decorre de 18 a 25 de Agosto, em Braga.

Ontem, o salão nobre da reitoria da Universidade do Minho, em Braga, acolheu o sorteio, que contou com presença de autoridades académicas, autárquicas e desportivas. 

O evento traz à capital minhota centenas de praticantes em representação de dezasseis equipas que numa primeira fase se defrontam em grupos de quatro. 
No Grupo B se defrontam-se Brasil, Oman, Espanha e Casaquistão. No Grupo C medem forças Rússia, República Checa, Nigéria e China. No Grupo D entram Ucrânia, Tailândia, Israel e Polónia.

Do Largo do Paço para o resto do mundo

O sorteio e a sessão de apresentação que o antecedeu foram transmitidos via internet para todo o mundo. 
Um vídeo projectou a cidade de Braga, com mensagens de valorização da sua história, modernidade, tradição e actividade desportiva. 

Sempre em inglês, seguiram-se intervenções de Luís Rodrigues, presidente do comité organizador, Pedro Dias, da Federação Portuguesa de Futebol, Hélder Castro, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Bruno Barracosa, da Federação Académica do Desporto Universitário e ainda do reitor da Universidade do Minho, António Cunha.

Experiência de organização e capital de juventude

As facilidades de Braga e da Universidade do Minho, a coincidência com a capital europeia da cultura e a experiência bem sucedida na organização de anteriores eventos foram factores destacados para a opção por Braga
“Braga é uma das cidades mais antigas da Europa”, frisou o reitor António Cunha, acentuando a projecção do património cultural da cidade.

Para o Mundial Universitário de Futsal 2012 ser organizado pela Universidade do Minho, a candidatura da Universidade do Minho foi apoiada pela Câmara Municipal de Braga, o Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol e a RTP - Rádio e Televisão Portuguesa.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VEM AÍ A VOZ FORTE DE VANDRÉ NO COMANDO DA ASSAF

Técnico chaga a Santa Cruz no próximo domingo e se diz feliz em poder voltar ao Rio Grande do Sul.





Carioca, 40 anos e ex-jogador consagrado nas quadras. Esse é o perfil do novo treinador da Assaf. Vandré Costa foi anunciado na manhã de ontem e chega neste domingo em Santa Cruz do Sul para assumir o comando do time tricolor e tentar reverter a campanha modesta na Série Ouro. A experiência como atleta pesou para a contratação, numa tentativa da direção de ter uma voz forte de comando no vestiário. Durante 22 anos, Vandré foi jogador profissional de futsal. No seu currículo estão três campeonatos nacionais e um Mundial de Clubes – pelo Inter em 1996 –, além de estaduais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco. No final da década de 1990, também passou pela seleção brasileira, na mesma geração de Fininho e Manoel Tobias.

No ano passado, jogando pelo Capivari, de Santa Catarina, trocou o uniforme pelo abrigo e passou a treinar o time na metade do campeonato estadual. De uma campanha pífia, a equipe partiu para uma arrancada que parou apenas na semifinal do torneio, diante do Joinville. O resultado lhe rendeu o convite para treinar a Associação Desportiva Universitária (ADU) na Liga Futsal. Pelo time de Tubarão, porém, a campanha não foi boa. Em dez jogos, foram apenas duas vitórias, quatro empates e mais quatro derrotas.  

O seu último tropeço pela ADU, que lhe custou o emprego, foi contra a Assoeva/Unisc/ ALM/Venax em Santa Catarina. E coincidentemente é o time de Venâncio Aires o primeiro adversário de Vandré na Assaf, na próxima quinta-feira. Como precisa acertar detalhes da transferência da universidade onde estuda e da mudança, Vandré chega em Santa Cruz apenas no domingo à tarde. Ele terá três dias de trabalho até o clássico regional. 

TREINADOR SE DIZ FELIZ EM VOLTAR AO RS

A saída de Vandré da ADU ocorreu há 15 dias. O primeiro contato da Assaf ocorreu na quarta- feira. Em 24 horas, as duas partes acertaram os detalhes do contrato e o treinador foi anunciado oficialmente. “Foi uma surpresa boa. A negociação foi rápida e eu estou muito feliz em voltar ao futsal gaúcho. Foram sete anos como jogador no Rio Grande do Sul”, diz.

Rápida também foi a mudança de dentro para a beira da quadra. Vandré assumiu o comando do Capivari em julho do ano passado, ou seja, há dez meses. “Fizemos uma boa campanha e veio o convite da ADU para disputar a Liga Futsal. Me assustei um pouco no início. Eu queria seguir como treinador, mas não esperava um desafio desses logo no início. Infelizmente a equipe não vingou”, relata.

Como não conhece todo o grupo da Assaf, o treinador prefere esperar sua chegada em Santa Cruz para comentar sobre possíveis reforços. Mas antes de vir, ele já deixou um recado para os atletas. “Eu sou um treinador que estou do lado do jogador. Fui atleta e vejo o lado de quem joga . A cobrança tem que existir, claro, mas se o jogador trabalhar com má vontade, as coisas não dão certo. Eu vou tentar passar tranquilidade”, avisa.  

DIREÇÃO QUER TÉCNICO FALANDO A LINGUAGEM DO JOGADOR

Segundo o presidente da Assaf, Paulo Meinhardt, a experiência de Vandré como jogador pesou na escolha. “Tínhamos umas cinco ou seis opções e a negociação com ele foi rápida e tranquila. Nós procurávamos alguém que fosse atleta. Alguém que entre  no vestiário e fale alguma coisa na linguagem do jogador”, explica o mandatário.

Mesmo com pouca vivência como treinador, Vandré tem o crédito da diretoria. “Ele não é uma aposta. Conseguiu um resultado muito bom com um time mediano no Catarinense do ano passado. E confiamos que a trajetória dele na Assaf será vitoriosa”, afirma Meinhardt.

FONTE: Jornal Gazeta do Sul

MARCOS MORAES TROCA ADJ/CSM PELA SELEÇÃO DO PARAGUAI COM FERRETTI



Baixa no time da Associação Desportiva Jaraguá/CSM/Pré-Fabricar que disputa a Liga Futsal 2012. Marcos Moraes, o Marcão, deixou o clube para ser o auxiliar técnico de Fernando Ferreti na seleção do Paraguai que se prepara para o Mundial de Seleções. 
Marcão deixou uma carta na última sexta-feira onde confirmou a decisão de mais um desafio em sua carreira profissional. O Mundial é um dos únicos campeonatos que ainda não disputou em sua carreira. 
A convite do diretor de futsal da ADJ, Carione Pavanello, Marcos Moraes chegou a Jaraguá do Sul no início da temporada, quando passou a auxiliar a comissão técnica da equipe.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PAULINHO GAMBIER ASSUME O COMANDO TÉCNICO DA UNISUL



A equipe da ADU contratou para a disputa da Liga Futsal o treinador Paulinho Gambier que estava no Kuwait e assume o comando técnico da equipe para essa segunda metade da primeira fase da Liga, para buscar a reabilitação da equipe na competição e a classificação para a segunda fase. Paulinho assume a equipe nessa quarta feira (08.05) a tarde onde já irá comandar o primeiro treino com os atletas.

FONTE:  www.unisulfutsal.com

LIGA ESPANHOLA: DANIEL IBAÑES ASSUME INTER MOVISTAR


José María Jiménez Alonso não é mais o treinador da primeira equipe do Inter Movistar. Enquanto isso, Victor Eugenio Muñoz deixa de ser o preparador físico da equipe . A partir deste momento, Daniel Ibañes Caetano  assume o comando da equipa técnica até ao final desta temporada.

Inter Movistar agradece o querido José María Jiménez Alonso e Víctor Eugenio Muñoz o compromisso mostrado durante seu cargo. Desejando a melhor das sortes em todos os projetos que assumam no futuro.

terça-feira, 8 de maio de 2012

ASSALTO E FOGO NA REPÚBLICA DO COLÉGIO LONDRINENSE



A república dos jogadores de futsal do Colégio Londrinense, localizada na rua Goiás, no centro de Londrina, foi invadida por três assaltantes na manhã desta segunda-feira.

Quando a zeladora e governanta da casa, uma senhora de 46 anos, chegou os bandidos já estavam no interior da residência.

Ela foi rendida, ameaçada e agredida pelos marginais. A intenção era roubar dois carros que estavam na garagem.

Como os jogadores estão em viagem pelo interior de São Paulo, o Colégio Londrinense joga nesta segunda em Suzano pela Liga Nacional, a mulher não tinha as chaves dos veículos.

Revoltados os ladrões amarraram a funcionária com fio de telefone, deixaram-na apenas com roupas íntimas e atearam fogo na casa e fugiram em seguida.

A mulher foi salva por vizinhos que arrombaram a porta e a retiraram da casa em chamas. Ela sofreu ferimentos leves e inalou um pouco de fumaça. Foi atendida pelo Siate e passa bem.

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros se dirigiram a república para controlar o fogo que consumiu boa parte da casa. A polícia ainda não localizou os assaltantes.

FONTE: www.odiario.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FIFA: CURSOS NA ÁFRICA, ENCONTRO NA TAILÂNDIA


No seu boletim bimestral sobre o mundo do futsal, o FIFA.com dá um giro pelos salões do planeta e traz todas informações sobre os seminários de formação e torneios acontecidos nos últimos dois meses. Em destaque, as eliminatórias europeias para o Mundial que será disputado na Tailândia no próximo mês de novembro.

Pontos altos
Entre os dias 26 e 30 de março, um curso para treinadores e árbitros reuniu 60 participantes em Johanesburgo, na África do Sul. As aulas foram ministradas pelo australiano Scott Gilligan e pelo moçambicano Asselam Khan, instrutores FIFA para técnicos e arbitragem, respectivamente.

Este foi o primeiro seminário de futsal da entidade máxima do esporte no país desde 2004 e, por isso, muitas expectativas nasceram com ele. "Tivemos dificuldades para organizar a atividade durante algum tempo, mas agora estou feliz por poder trazer esses conhecimentos a participantes vindos de todas as regiões do país", explicou o presidente do departamento de futsal da Federação Sul-Africana de Futebol, Aubrey Baartman. "Com o curso poderemos construir a nossa base de técnicos e árbitros e, depois, elevar o nível dos jogadores regionalmente. Assim teremos condições de criar uma sólida base de atletas que mais tarde poderão representar o país com a seleção."

Formação
Diversas atividades de formação foram realizadas ao redor do globo nos últimos 90 dias. Na Ásia, Irã e Quirguistão receberam cursos para árbitros que deixaram o instrutor agradavelmente surpreso pela melhoria do nível da arbitragem local, após os eventos realizados em 2010. No Caribe, Bermudas sediou um curso de introdução ao futsal, enquanto a África teve seminários para técnicos na Tunísia e no Sudão, no quadro dos planos de desenvolvimento da disciplina nos dois países (implantação de licenças para treinadores e de categorias de base nos clubes tunisianos/iniciativas promocionais nas escolas sudanesas), além do já mencionado evento na África do Sul.

Pelo mundo
Em fevereiro, as eliminatórias para o Campeonato Asiático de Futsal na região sudeste do continente se encerraram com a classificação de Tailândia, Indonésia e Austrália.

No começo de março, a Copa da Espanha disputada na cidade de Logroño assistiu à vitória do Barcelona Alusport na final contra o Lobelle de Santiago. O evento foi um grande sucesso, sobretudo em termos financeiros e midiáticos. A Copa da Itália, disputada simultaneamente, terminou com triunfo do Asti Acqua Viva contra o Alter Ego Luparense na partida decisiva em Pádova.

No final do mês, as fases preliminares do Interclubes Asiático de Futsal foram disputadas em duas zonas, sudeste e oeste/centro-sul. As vagas ficaram com as equipes do Thai Son Nam (Vietnã), GHB (Tailândia), Ardus (Uzbequistão) e Al Rayyan (Catar).

Em abril, as eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 entraram na reta final com a classificação de sete seleções. Espanha, Itália, Rússia, Portugal, Ucrânia, Sérvia e República Tcheca poderão continuar sonhando com o título mundial. Na América do Sul, o torneio tailandês terá a participação de Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia.

Por fim, no Bahrein, as mulheres ganharam destaque durante o Campeonato Feminino do Oeste Asiático. Sete nações disputaram a competição e o Irã, que já havia sido campeão da edição inaugural, em 2008, conquistou o bi vencendo a Jordânia na final.

O que eles disseram
"No passado, não levamos o futsal a sério na África do Sul. Mas temos de implementar verdadeiras estratégias e dar à disciplina a atenção que ela merece. É uma das dez equipes nacionais que temos no país, então é igualmente importante desenvolvê-la. No futuro, teremos ligas locais que darão acesso ao esporte."
Serame Letsoaka, diretor técnico da Federação Sul-Africana de Futebol

"É um jogo que se pode praticar em qualquer ginásio de escola e que é muito simples de começar para quem nunca experimentou. Uns escolhem o futsal como complemento aos treinos de futebol, outros o consideram um esporte à parte."
David Payne, diretor de futsal da Federação Neozelandesa de Futebol

"O futsal ensina as crianças a terem um bom controle de bola, velocidade e resistência, e obriga a pensar rápido, a jogar instintinvamente, o que é muito importante dentro de quadra. Ser bom no futsal permite ficar bom no futebol."
Datuk Soh Chin Aun, ex-capitão da seleção de futebol da Malásia

O que vem por aí?
Em maio, três cursos FIFA para treinadores de futsal serão organizados na China, Nova Zelândia e Alemanha. Entre as competições, o mês se inicia com o Torneio Internacional de Seleções Femininas de futsal em Moscou, com a participação de russas, portuguesas, húngaras e iranianas. No dia 25, em Dubai, a bola começa a rolar no 12º Campeonato Asiático de futsal. Além da taça, os 16 países disputarão as quatro vagas do continente na Copa do Mundo de futsal da FIFA Tailândia 2012.

FONTE: FIFA.COM


terça-feira, 1 de maio de 2012