sexta-feira, 4 de maio de 2012

FIFA: CURSOS NA ÁFRICA, ENCONTRO NA TAILÂNDIA


No seu boletim bimestral sobre o mundo do futsal, o FIFA.com dá um giro pelos salões do planeta e traz todas informações sobre os seminários de formação e torneios acontecidos nos últimos dois meses. Em destaque, as eliminatórias europeias para o Mundial que será disputado na Tailândia no próximo mês de novembro.

Pontos altos
Entre os dias 26 e 30 de março, um curso para treinadores e árbitros reuniu 60 participantes em Johanesburgo, na África do Sul. As aulas foram ministradas pelo australiano Scott Gilligan e pelo moçambicano Asselam Khan, instrutores FIFA para técnicos e arbitragem, respectivamente.

Este foi o primeiro seminário de futsal da entidade máxima do esporte no país desde 2004 e, por isso, muitas expectativas nasceram com ele. "Tivemos dificuldades para organizar a atividade durante algum tempo, mas agora estou feliz por poder trazer esses conhecimentos a participantes vindos de todas as regiões do país", explicou o presidente do departamento de futsal da Federação Sul-Africana de Futebol, Aubrey Baartman. "Com o curso poderemos construir a nossa base de técnicos e árbitros e, depois, elevar o nível dos jogadores regionalmente. Assim teremos condições de criar uma sólida base de atletas que mais tarde poderão representar o país com a seleção."

Formação
Diversas atividades de formação foram realizadas ao redor do globo nos últimos 90 dias. Na Ásia, Irã e Quirguistão receberam cursos para árbitros que deixaram o instrutor agradavelmente surpreso pela melhoria do nível da arbitragem local, após os eventos realizados em 2010. No Caribe, Bermudas sediou um curso de introdução ao futsal, enquanto a África teve seminários para técnicos na Tunísia e no Sudão, no quadro dos planos de desenvolvimento da disciplina nos dois países (implantação de licenças para treinadores e de categorias de base nos clubes tunisianos/iniciativas promocionais nas escolas sudanesas), além do já mencionado evento na África do Sul.

Pelo mundo
Em fevereiro, as eliminatórias para o Campeonato Asiático de Futsal na região sudeste do continente se encerraram com a classificação de Tailândia, Indonésia e Austrália.

No começo de março, a Copa da Espanha disputada na cidade de Logroño assistiu à vitória do Barcelona Alusport na final contra o Lobelle de Santiago. O evento foi um grande sucesso, sobretudo em termos financeiros e midiáticos. A Copa da Itália, disputada simultaneamente, terminou com triunfo do Asti Acqua Viva contra o Alter Ego Luparense na partida decisiva em Pádova.

No final do mês, as fases preliminares do Interclubes Asiático de Futsal foram disputadas em duas zonas, sudeste e oeste/centro-sul. As vagas ficaram com as equipes do Thai Son Nam (Vietnã), GHB (Tailândia), Ardus (Uzbequistão) e Al Rayyan (Catar).

Em abril, as eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012 entraram na reta final com a classificação de sete seleções. Espanha, Itália, Rússia, Portugal, Ucrânia, Sérvia e República Tcheca poderão continuar sonhando com o título mundial. Na América do Sul, o torneio tailandês terá a participação de Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia.

Por fim, no Bahrein, as mulheres ganharam destaque durante o Campeonato Feminino do Oeste Asiático. Sete nações disputaram a competição e o Irã, que já havia sido campeão da edição inaugural, em 2008, conquistou o bi vencendo a Jordânia na final.

O que eles disseram
"No passado, não levamos o futsal a sério na África do Sul. Mas temos de implementar verdadeiras estratégias e dar à disciplina a atenção que ela merece. É uma das dez equipes nacionais que temos no país, então é igualmente importante desenvolvê-la. No futuro, teremos ligas locais que darão acesso ao esporte."
Serame Letsoaka, diretor técnico da Federação Sul-Africana de Futebol

"É um jogo que se pode praticar em qualquer ginásio de escola e que é muito simples de começar para quem nunca experimentou. Uns escolhem o futsal como complemento aos treinos de futebol, outros o consideram um esporte à parte."
David Payne, diretor de futsal da Federação Neozelandesa de Futebol

"O futsal ensina as crianças a terem um bom controle de bola, velocidade e resistência, e obriga a pensar rápido, a jogar instintinvamente, o que é muito importante dentro de quadra. Ser bom no futsal permite ficar bom no futebol."
Datuk Soh Chin Aun, ex-capitão da seleção de futebol da Malásia

O que vem por aí?
Em maio, três cursos FIFA para treinadores de futsal serão organizados na China, Nova Zelândia e Alemanha. Entre as competições, o mês se inicia com o Torneio Internacional de Seleções Femininas de futsal em Moscou, com a participação de russas, portuguesas, húngaras e iranianas. No dia 25, em Dubai, a bola começa a rolar no 12º Campeonato Asiático de futsal. Além da taça, os 16 países disputarão as quatro vagas do continente na Copa do Mundo de futsal da FIFA Tailândia 2012.

FONTE: FIFA.COM


Nenhum comentário:

Postar um comentário