sábado, 25 de agosto de 2012

CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTSAL RECEBERÁ DISTINTIVO DA FIFA



O campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano receberá, pela primeira vez, uma insígnia especial em reconhecimento pelo triunfo. O Distintivo de Campeão Mundial de Futsal da FIFA faz parte de uma série de emblemas oficiais concedidos aos vencedores de determinadas competições organizadas pela entidade máxima do futebol.

A primeira equipe a ser premiada com o distintivo de campeão mundial da FIFA foi a seleção masculina da Itália que conquistou a Copa do Mundo da FIFA 2006, honraria posteriormente transferida ao conjunto espanhol vitorioso na África do Sul em 2010.

O emblema de campeão também foi entregue aos vencedores das duas últimas edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Alemanha e Japão, e a alguns dos times mais conhecidos do planeta, como Milan, Internazionale, Manchester United e Barcelona, marcando as vitórias dessas equipes na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

O Distintivo de Campeão Mundial de Futsal da FIFA estará presente no uniforme da seleção que conquistar a Tailândia 2012 entre o primeiro jogo disputado após a competição deste ano e a última partida desse país na próxima edição do torneio, em 2016.

FONTE: FIFA.COM

domingo, 19 de agosto de 2012

VÍDEO: AL ROUDAN TOURAMENT

EQUIPE FEMININA DA POLICIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO VAI REPRESENTAR O BRASIL NA HOLANDA


Time treina para o Campeonado Mundial de Futsal entre Policias


A equipe de futsal feminina da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se prepara para representar o Brasil no 30º Campeonato Mundial de Futsal entre Policiais, que acontecerá na Holanda, em outubro. Lotadas em batalhões comuns, UPPs, no BOPE e no Choque, elas dedicam quatro horas semanas para os treinos, que acontecem à noite na Academia de Polícia, em Sulacap.

Para elas o sacrifício vale a pena, as dedicadas PMs sonham com a chance de levantar a taça e além disso conhecer um novo país, já que a maioria delas nunca viajaram para o exterior: "É uma oportunidade de colocar nossa polícia em evidência fora do Brasil e a chance de visitar outro país" disse uma das integrantes do time, a capitã do Bope Marlisa Neves, 30 anos.

Pela primeira vez disputando o Mundial, as policiais, que têm entre 19 e 32 anos, participaram de um processo seletivo para ingressar no grupo.

 Para a maioria, o gosto pelo futebol de salão começou na adolescência. "Comecei no futsal quando tinha 13, 14 anos. Depois, fui chamada para jogar em um time onde morava. Estamos  confiantes. Estou correndo na esteira para chegar lá e levar o primeiro lugar" disse a soldado do 9º BPM (Rocha Miranda) Roberta Campos, de 26 anos.

Para o técnico Cláudio Salles, as representantes brasileiras têm grandes chances no Mundial: "O grupo tem qualidade. Nossas perspectivas são boas" afirmou o técnico.
Este ano, a competição World Police Indoor Soccer Tournament contará com a participação de 210 equipes de 56  países. O campeonato é dividido nas categorias masculina e feminina.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FUTSAL PELO MUNDO: FUTSAL INVADE PAÍSES ÁRABES NO RAMADÃ




O ramadã é um período de recolhimento e orações para os muçulmanos, assim como a oportunidade de se reunir com familiares e amigos em torno da refeição que encerra o jejum. Mas a paixão pela bola não é esquecida durante o mês sagrado, e o FIFA.com foi conferir a relação toda especial que eles mantêm com o futsal nessa época do ano.

Origens e desenvolvimento 

No início dos anos 2000, o futsal começou a ser praticado nas ruas ao final do jejum. Os jogos eram uma forma de diversão para a juventude nos bairros mais modestos, e as equipes eram formadas por quatro ou cinco jogadores. Mais tarde, o passatempo foi associado ao ramadã e ao período seguinte à ruptura da abstinência alimentar. A organização de competições entre os times das diversas localidades ao longo do mês se transformou em costume.

O interesse por esses torneios cresceu, e agora eles já não se limitam às ruas. O esporte é praticado no piso adequado e as partidas são transmitidas pela televisão em diversos países árabes, sobretudo nos Emirados Árabes Unidos, que organiza a maioria das competições. As transmissões televisivas atrairam inúmeros patrocinadores, desde operadoras de telefonia celular até fabricantes de refrigerantes, que não hesitam em investir milhões de dólares para verem o seu nome aparecer nesses eventos.

"Não é só uma competição esportiva, mas também um costume social", explica ao FIFA.com um morador de Dubai. "Pegamos o hábito de nos reunir com os amigos depois do jejum para ver os jogos, cuja maioria é emocionante."

O engenheiro Mohammed Mustapha sempre se envolve nessas competições. "Participo dos campeonatos de ramadã desde os 14 anos de idade", conta ele, hoje com 54. "No começo, jogávamos com os vizinhos pelas ruas da região. Hoje, disputo uma competição organizada pelo meu clube." Mustapha não se recorda de ter ficado de fora das partidas do ramadã uma vez sequer.

Interesse e participação popular 

Os minitorneios não são mais exclusividade de bairros populares e centros comunitários. A importância deles cresceu e, hoje em dia, eles são organizados por clubes profissionais, associações e instituições graças ao interesse dos patrocinadores, levando o nome de empresários ou personalidades. Em alguns países, até partidos políticos patrocinam equipes ou lhes emprestam o nome para angariarem popularidade.

Limitado ao mês do jejum, o fenômeno conseguiu atrair até mesmo ídolos do futebol profissional. É possível dizer que a maioria dos jogadores árabes participaram dessas competições de uma forma ou de outra, a ponto que elas se transformaram em uma verdadeira febre no final da década passada, e os clubes agora tomam medidas na tentativa de evitar que os seus astros se machuquem durante os confrontos com atletas amadores. Entre os nomes ilustres que costumam prestigiar a atividade estão Hazem Emam, ex-meia da Udinese, e os gêmeos egípcios Hossam e Ibrahim Hassan.

FONTE: FIFA.COM

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ANTIGO XODÓ NO GRÊMIO, MITHYUÊ DESCARTA VOLTA AO FUTSAL

Jogador chegou como promessa no time gaúcho e agora tenta recomeço na equipe B

Há alguns anos, ele era destaque no grupo principal do Grêmio. Atualmente, tenta retomar seu caminho e voltar a ter oportunidades. Jovem, o meia Mithyuê, faz parte do novo projeto gremista, de um time B, que disputa a Copa FGF Hélio Dourado, competição da Federação gaúcha para dar ritmo aos clubes menores. O jogador teve especulado seu retorno às quadras de futsal, onde se destacou, mas descarta a opção.

"O futsal é passado, não existe mais. Já estou há quatro anos no campo. Quero aproveitar esta segunda chance que estão me dando, minha cabeça está completamente focada no Grêmio", destacou o jogador ao deixar o campo do Passo D'Areia neste sábado.

Mithyuê chegou ao Grêmio com cartaz de "novo Falcão", depois de deixar as quadras e passar a atuar no futebol de campo. Ganhou chances em 2010 no elenco, e passou a ser muito pedido pelos torcedores. No entanto, com a chegada de Renato Gaúcho, perdeu espaço e foi emprestado. Passou por Atlético-PR e Juventude, sem se firmar.

Antes, teve lesão séria no joelho e ficou parado quase um ano. E também foi escolhido melhor jogador do Campeonato Sub-20 de 2009, quando os gaúchos sagraram-se campeão.

A estreia do Grêmio na chamada Copinha foi com derrota por 2 a 1, em uma virada do São José. Mas o que interessa é ritmo para jogadores que estão no grupo principal, mas não atuam com frequência, casos de Douglas Grolli e Pablo, por exemplo.

FONTE: ESPORTES TERRA

NOVA ÉPOCA DA TAÇA UEFA FUTSAL A COMEÇAR

O Zelezarec Skopje é um dos sete anfitriões dos grupos da Fase preliminar


A Taça UEFA Futsal de 2012/13 arranca na terça-feira, com 27 equipas ansiosas pela Fase preliminar.

Apenas os vencedores dos sete mini-torneios rumam à Fase principal, a disputar no próximo mês, para a qual já se realizou o sorteio e que contará com 14 estreantes. Entre estes, três estão no Grupo B: o anfiitrão København Futsal (Dinamarca), o Edro Vlorë (Albânia), e o Lidselmash Lida (Bielorrússia). No entanto, o cabeça-de-série Helvécia Futsal London espera tornar-se na primeira formação de Inglaterra a seguir em frente numa competição de futsal da UEFA rumo a uma segunda fase de grupos para encontrar o MFK Dinamo Moskva, vencedor da prova em 2007.

O Futsal Topsport Antwerpen, equipa da cidade da Bélgica que irá acolher o UEFA Futsal EURO 2014, compete no Grupo D, em Paris, onde inicia a caminhada na tentativa de igualar o feito dos compatriotas do Action 21 Charleroi, campeões em 2005. A primeiro "poule" a competir é o Grupo E, em Andorra, na terça-feira, cujo anfitrião é o FC Encamp e na qual participam também os israelitas do Maccabi Nahalat Itzhak, o Vegakameratene, campeão da Noruega, e o Shahumyan, da Arménia.

Os jogos do último agrupamento a entrar em acção terminam a 12 de Agosto, altura em que se saberá quais os sete conjuntos apurados para disputar os seis grupos da Fase principal, de 4 a 9 de Setembro.

Fase preliminar (7 a 12 de Agosto)
*Anfitrião
Grupo A: KMF Leotar Trebinje (BIH)*, Lexmax Chisinau (MDA), Balzan Youths FC (MLT)

Grupo B: Helvécia Futsal London (ENG), Lidselmash Lida (BLR), København Futsal (DEN)*, Edro Vlorë (ALB)

Grupo C: EID Futsal (IRL), Futsal Minerva (SUI), 1. FC Allstars Wiener Neustadt (AUT)*, TUFAD Ankara S. (TUR)

Grupo D: Futsal Topsport Antwerpen (BEL), Paris Sporting Club (FRA)*, Hamburg Panthers (GER), FC Santos (SCO)

Grupo E: Maccabi Nahalat Itzhak (ISR), Vegakameratene (NOR), Shahumyan (ARM), FC Encamp (AND)*

Grupo F: FS Ilves Tampere (FIN), FC Grand Pro Varna (BUL)*, Ibra Göteborg (SWE), Cardiff City FC (WAL)

Grupo G: KMF Zelezarec Skopje (MKD)*, KF Jedinstvo Bijelo Polje (MNE), Bekentas Vilnius (LTU), FC Anzhi Tallinn (EST)

Fase principal (4 a 9 de Setembro)
Grupo 1: Luparense C/5 (ITA), Slov-Matic Bratislava (SVK), AC Omonia (CYP)*, vencedor do Grupo F da Fase preliminar

Grupo 2: KMF Ekonomac Kragujevac (SRB), FK Nikars Riga (LVA)*, vencedor do Grupo E da Fase preliminar, vencedor do Grupo G da Fase preliminar

Grupo 3: FK EP Chrudim (CZE)*, City'US Târgu Mureş (ROU), Energy Lviv (UKR), vencedor do Grupo A da Fase preliminar

Grupo 4: Iberia Star Tbilisi (GEO), Athina '90 Athens (GRE), KMN Svea Lesna Litija (SVN)*, vencedor do Grupo D da Fase preliminar

Grupo 5: MFK Dinamo Moskva (RUS), MNK Split (CRO)*, vencedor do Grupo B da Fase preliminar (nota: Akademia FC Pniewy (POL) desistiu)

Grupo 6: Araz Naxçivan (AZE), Club Futsal F Eindhoven (NED), Győri ETO FC (HUN)*, vencedor do Grupo C da Fase preliminar

Isentos na Ronda de Elite (9 a 14 de Outubro)
FC Barcelona (ESP, holders), Benfica (POR), Murcia FS (ESP), Kairat Almaty (KAZ)

FONTE: UEFA.COM

domingo, 5 de agosto de 2012

VANDRÉ COSTA ACERTA COM FLORIANÓPOLIS E DEIXA O ASSAF (RS)


Vandré comanda a equipe da Assaf pela última vez neste sábado 

A equipe da Assaf (RS) atravessa uma crise financeira que motivou uma reformulação na folha salarial, que culminou com a saída de alguns atletas e a contratação de outros. Mas nesta quinta-feira a equipe gaúcha anunciou nova alteração, que desta vez não foi motivada somente por questões salariais. A diretoria do time de Santa Cruz do Sul anunciou a saída do técnico Vandré Costa e em seu lugar assume Elson Machado, ex-ALAF/Lajeados.

O técnico Vandré explicou que sua saída não é motivada apenas pelos recentes problemas nas finanças do clube santa-cruzense. Vandré recebeu um convite do Floripa Futsal (SC) e aceitou a proposta.

“A minha ida nem é muito pela questão financeira e sim pela oportunidade em um time de ponta no país. Eles queriam que eu fosse esta semana, mas assumi o compromisso de ficar até sábado,” Explicou Vandré, que comanda o tricolor no confronto contra o Atlântico/Erechim, neste sábado (04), no Poliesportivo de Santa Cruz do Sul.

CRISE

De acordo com a diretoria do time gaúcho no início desta semana, os problemas de ordem financeira na Assaf foram desencadeados devido à falta de pagamento de valores referentes ao televisionamento dos jogos do Campeonato Gaúcho - Série Ouro, combinados anteriormente com a TV Record RS, que desistiu das transmissões em meio ao campeonato.

Além de Vandré, também foram desligados do elenco os jogadores Bipe, Zé Antônio e Xandy e chegaram, Germano, Lelino e Jean.

FERRÃO RECEBE CONVITE PARA SE NATURALIZAR RUSSO



O frio russo não é mais problema, mas Ferrão não pretende trocar o calor do Brasil por ele.

A escola brasileira de futsal sempre foi famosa por exportar craques para o mundo inteiro, grandes promessas deixam nosso país muito cedo e muitos deles nem chegam a defender nossa seleção e se naturalizam antes de ter a chance. Recentemente o jogador Ferrão, uma das maiores esperanças de nossos dirigentes, que veem um futuro carente de ídolos, foi sondado para que se tornasse russo e para defender o selecionado daquele país, pedido que recusou prontamente.

-“Fui procurado por alguns dirigentes e recebi um convite para me naturalizar, isso já faz alguns meses, mas já dei a resposta e deixei claro que já tenho meu vínculo com a Seleção Brasileira e minha vontade é entrar para a história com a camisa verde e amarela,” Explicou Ferrão.

O jogador defendia a Krona Futsal e foi contratado pelo IFC Tyumen, da Rússia, em fevereiro de 2011. Com as diferenças de temperatura e cultura, a adaptação de Ferrão não aconteceu rapidamente e o jogador não se destacou na primeira temporada. No campeonato seguinte, já adaptado, o pivô marcou 30 gols na superliga, principal disputa no país e terminou a competição como artilheiro, chamando atenção dos russos.

-“No começo pensei em voltar para o Brasil, mas insisti e me adaptei, com isso pude realizar um bom trabalho e me destacar a ponto de ser convidado para me naturalizar, mas ao mesmo tempo, me destacando, voltei a ser lembrado no Brasil, ser convocado e retomar o projeto de estar em um mundial pelo Brasil, seja agora ou no próximo,” Revelou.

Não seria novidade se o jovem Ferrão aceitasse o convite. Só no último mundial, em 2008, trinta e três, dos cinquenta e seis atletas que defendiam as quatro equipes que chegaram às semifinais eram brasileiros, felizmente para nosso país, essa estatística não aumentou, não desta vez.