segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MUNDIAL DE FUTSAL COMEÇA EM 01º DE NOVEMBRO



O Comitê de Futsal da FIFA se reuniu na sede da entidade na terça-feira, 14 de agosto, para discutir os mais recentes avanços na preparação para o Mundial da modalidade na Tailândia.

O comitê aprovou uma mudança no calendário de jogos do torneio e, agora, a bola vai rolar para as 24 seleções participantes um dia mais cedo, na quinta-feira, 1º de novembro de 2012.

As partidas serão realizadas nas arenas de Nonjok, Huamark e Nimibutr, todas na capital Bangcoc, e no Estádio Korat na província de Nakhon Ratchasima, no norte do país. A final acontecerá no domingo, 18 de novembro.

O calendário completo será publicado em breve, e a FIFA deve avaliar o progresso das obras no Estádio Nonjok no final do mês de abril.

A Tailândia, na condição de país-sede, e as Ilhas Salomão, que venceu a competição classificatória da Oceania, são os dois primeiros participantes confirmados. A lista completa das eliminatórias continentais pode ser encontrada no link à direita. 

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano será a sétima edição do torneio. Brasil e Espanha são as equipes a serem batidas. Brasileiros e espanhóis não só venceram três dos últimos quatro Mundiais como são os únicos a terem se sagrado campeões. A Seleção ergueu a taça em 1989, 1992, 1996 e 2008, enquanto a Fúria faturou o título em 2000 e 2004.

FONTE: FIFA.COM

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PROFISSIONAIS DO FUTSAL PREPARAM AÇÃO COLETIVA CONTRA O INTER


Integrantes da comissão técnica do time abortado reclamaram de prejuízo financeiro

Jarico seria o técnico do Inter no Futsal

A revolta vai se transformar em processo judicial. Jogadores e integrantes da comissão técnica do abortado time de futsal do Inter preparam uma ação coletiva contra o clube. O objetivo é cobrar salários e indenizações por vias judiciais. "Todo mundo teve prejuízo financeiro, além do trauma, que foi muito grande. Eu mesmo não consigo sair na rua de tanta vergonha", lamenta Jarico, que seria o treinador do time.

Tudo começou no ano passado, quando o clube foi procurado pelo presidente da Federação Gaúcha de Futsal, Dárcio Castro. O objetivo era montar dois times usando a marca de Grêmio e Inter. Os dirigentes tricolores não aceitaram a proposta. Os colorados sim. Apesar de o clube entrar somente com a marca e com os uniformes, o vice-presidente Luciano Davi envolveu-se com a organização da equipe. 

No dia da apresentação oficial do time, jogadores e comissão técnica foram reunidos em um hotel e informados de que não haveria time. Desde então, a maioria conseguiu outro lugar para trabalhar. Nem todos.

"Eles assinariam contrato de 12 meses. Vamos pedir uma indenização proporcional a este tempo", afirma o advogado Fernando Cruz, encarregado do processo que deve dar entrada na Justiça do Trabalho nas próximas semanas. "Trabalho com futsal há 23 anos e essa é a primeira vez que começo uma temporada desempregado. O pior é que ninguém sequer teve coragem de me ligar", finaliza Jarico.

Apesar de considerar-se também uma vítima, a ação será contra o Inter. O valor da ação é estimado em cerca de R$ 2 milhões.



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FOTOS DO NOVO GINÁSIO DO POKER/PEC







sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EUROPEU DE FUTSAL: ESPANHA E RÚSSIA VOLTAM A LUTAR PELO TÍTULO

O treinador da Espanha, José Venancio López (à esquerda), e o seu homólogo da Rússia, Sergei Skorovich

Espera-se um "grande espectáculo" no sábado, com a Espanha a procurar conquistar o seu quarto título europeu consecutivo, frente a uma selecção russa que bateu em duas das três finais anteriores.


A final do UEFA Futsal EURO 2012, no sábado, vai encerrar a oitava edição do Campeonato da Europa − e pela quarta vez no seu historial, Espanha e Rússia vão medir forças.

O triunfo da Espanha por 2-1 no jogo decisivo de 2005, em Ostrava, iniciou uma série de títulos consecutivos que espera prolongar para quatro na Arena Zagreb. Em 2010, na Hungria, a Espanha venceu a Rússia num jogo épico dos quartos-de-final, nos penalties, depois de um empate a zero, sendo que só em 2003 em que estas duas nações não se cruzaram na fase final de um EURO.

Com a Rússia a mostrar as suas intenções na quinta-feira, ao vencer a anfitriã Croácia por 4-2, diante de uma assistência-recorde do torneio (14,300 espectadores), o treinador Sergei Skorovich disse: "Existem bastantes razões para o facto de a Espanha ser tão boa. O seu jogo colectivo é soberbo, ao mesmo tempo que possui uma mentalidade vencedora. Emprega um estilo ofensivo e pode facilmente rodar jogadores, sem qualquer efeito negativo no desempenho. A sua confiança atinge níveis altíssimos.
"Mas como é óbvio, os seus jogadores são humanos, por isso podem cometer erros, mas ainda assim costumam sair por cima no final. Para além disso, também é capaz de aumentar o ritmo de jogo a qualquer altura. Para ser possível competir com ela é preciso ser-se perfeito em todos os aspectos. A primeira prioridade é defender, não interessa se é em pressing ou à zona". Konstantin Maevski e o guarda-redes Sergei Zuev podem ser ambos utilizados, depois de terem falhado o jogo de quinta-feira.

Em relação à Espanha, ganhou os sete jogos disputados até ao momento, fase de qualificação incluída, e mais uma vitória significa que completa uma campanha perfeita, algo que não acontecia desde que venceu a prova em Moscovo, há 11 anos. E isso apesar das ausências dos avançados Fernandao e Pola, ausentes da convocatória devido a lesão, e do problema nos gémeos que tem reduzido o tempo de jogo de um dos atletas mais experientes, Álvaro.

O treinador José Venancio López disse: "Temos um plantel fantástico, jogamos futsal colectivamente, por isso não importa se alguém não está presente, mas também é verdade que o Álvaro é muito importante para nós, porque é um jogador muito táctico e que lê bem o jogo devido à sua inteligência".

Venancio López ambiciona o seu terceiro título consecutivo no comando técnico da equipa, igualando assim o seu antecessor, Javier Lozano, enquanto para o guarda-redes Luis Amado e o defesa Kike será o quinto troféu – tal como o actual líder da Bota de Ouro, Torras, participaram no triunfo sobre a Rússia, em 2005.

"A Rússia é uma grande equipa, possui 14 jogadores de topo e também tem vindo a melhorar com o decorrer do torneio, tal como nós", acrescentou Venancio López. "Somos as duas melhores equipas do torneio e conto assistir a uma final dramática este sábado. Espero que a Arena esteja cheia e que se assista a um grande espectáculo".

Lin, que marcou na vitória por 4-2 sobre Portugal, há dois anos, que deu o título à Espanha na Hungria, acrescentou: "A Rússia é uma grande equipa, tecnica e tacticamente. Também é muito forte fisicamente, mas devemos concentrar-nos em nós próprios e tentar aproveitar os nossos pontos-fortes. Estamos muito confiantes".

• Vai haver participação anfitriã na final, já que o croata Danijel Janošević foi o escolhido para arbitrar a partida, juntamente com o italiano Francesco Massini, ficando o papel de terceiro árbitro reservado para o português Eduardo Coelho, enquanto o romeno Bogdan Sorescu será o cronometrista.

FONTE: UEFA.COM

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FIFA: FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E COMPETIÇÃO.



O FIFA.com faz um giro pelo mundo do futsal e traz as principais notícias dos últimos dois meses, marcados por muitos torneios e seminários de formação. Além disso, foram definidas as sedes da Eurocopa e do Campeonato Europeu Interclubes de futsal.

Em destaque

Em meio a um curso para técnicos e árbitros de futsal realizado na Suazilândia em novembro, a cidade de Manzini recebeu um torneio amistoso que envolveu dez escolas convidadas. A competição representou uma primeira experiência na disciplina para a maioria dos participantes, entre os quais havia três times formados por garotas. Além disso, as atividades anteciparam a liga de futsal a ser criada nos próximos meses. "O curso deve preparar os instrutores e árbitros para a nova liga", explicou o diretor do torneio, Boy Mkhonta. "Todo mundo adorou o evento e aguarda ansiosamente pelo lançamento da liga."

Formação

O inverno é especialmente propício à prática do futsal em grande parte do hemisfério norte, em função das difíceis condições climáticas típicas da estação. As atividades de desenvolvimento do esporte, porém, não seguiram essa tendência. A maioria dos cursos organizados pela FIFA entre novembro e janeiro aconteceram em países onde faz calor nesta época do ano.

Os eventos foram realizados em Samoa Americana, Ilhas Salomão, Suazilândia, Moçambique, Zimbábue, República Centro-Africana, Uruguai, Peru e Omã. O único seminário acontecido no frio invernal foi na Sérvia em fins de novembro.

A FIFA também organizou um curso de formação para instrutores nacionais de futsal em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, reunindo representantes de 12 nações. A iniciativa deve possibilitar que os participantes lancem programas voltados ao esporte nos seus respectivos países.

Pelo mundo

A cidade belga de Anvers foi escolhida para receber a próxima Eurocopa de Futsal, a ser disputada no começo de 2014. Ainda na Europa, a fase principal das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012 aconteceu em dezembro, reunindo sete grupos de quatro equipes. Os dois primeiros de cada chave se classificaram aos playoffs de março e abril. Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Rússia fizeram campanha arrasadora nos seus respectivos grupos, com três vitórias em três jogos.

Já o Campeonato Europeu Interclubes de Futsal terá a participação de Dínamo de Moscou, Barcelona e Marca Futsal, que se classificou ao torneio depois de eliminar o atual campeão Montesilvano. A fase final da competição acontecerá em Lérida, na Espanha, fazendo do Barcelona o anfitrião do evento.

Na Ásia, as eliminatórias para o Campeonato Asiático de Futsal consagraram o Catar como campeão da zona ocidental. Kuwait e Líbano também garantiram a classificação por terem concluído o torneio regional na segunda e terceira colocações.

No Brasil, Fortaleza recebeu um torneio feminino internacional em dezembro. A competição reuniu oito países de quatro continentes. A equipe brasileira venceu depois de superar Espanha e Portugal.

O que eles disseram

"Eu gostaria de agradecer o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e toda a equipe do clube por terem pensado em Lérida. Trata-se de um evento continental de primeira categoria para um esporte emergente como o futsal, e sobretudo uma competição da qual o Barça vai participar." Àngel Ros, prefeito de Lérida, sobre a escolha da cidade como palco da fase final do Campeonato Europeu Interclubes de futsal

"O futsal está mais difícil, mas mais legal. Não existe dividida perigosa! Esperamos que a liga possa começar já no ano que vem." Simphiwe Mahlalela (Escola Salesiana), participante do curso organizado pela FIFA na Suazilândia

"Adoramos futsal e os dirigentes deveriam tornar a liga possível. A ausência do impedimento deixa o jogo mais flexível. Atuo pelo time feminino do Manzini Wanderers, mas acho que o futsal é mais bacana." Sihle Mamba (Escola Mjingo), participante do curso organizado pela FIFA na Suazilândia

O que vem por aí

As atividades de desenvolvimento da FIFA se concentram na Ásia e na África nos próximos meses. Haverá cursos no Irã, Quirguistão, Tunísia, Sudão e África do Sul.

Entre as competições marcadas para fevereiro, a Áustria receberá um torneio europeu de clubes em Viena e Cuba sediará a edição de 2012 da Taça Caribenha de Futsal. Já a sequência das eliminatórias regionais para o Campeonato Asiático de Futsal acontecerá em Bangcoc, na Tailândia.

E não esquecer, também, a UEFA FUTSAL EURO que decorre na Croácia até ao dia 11.

FONTE: FIFA.COM

FUTSAL PELO MUNDO: NAGOYA OCEANS É PENTA, POR ANTECIPAÇÃO


Desde que a F-League, a Liga japonesa de futsal foi criada em 2006, o Nagoya Oceans reina absoluto nas quadras, campeão pelos últimos cinco anos consecutivos.

Ainda não terminou a temporada da Liga Profissional de Futsal do Japão. Mas a taça de campeão já tem dono: o time Nagoya Oceans conquistou domingo por antecipação o pentacampeonato – em partida domingo (dia 5) no imponente estádio da equipe na região portuária de Minato, em Nagoya.

O time da casa entrou em quadra aclamado pela torcida para enfrentar o Vasagey Oita, vindo de Kiyushu. Foram 2.569 pagantes que abarrotaram as arquibancadas, na maioria torcedores de Nagoya, na expectativa de conquista de mais um título.

As duas equipes tem jogadores brasileiros experientes no futsal. O time de Nagoya é dirigido pelo português Adil Amarante, e quem comanda o Vasagey é o técnico brasileiro Mario Tateyama.

Desde que a F-League, a Liga japonesa de futsal foi criada em 2006, o Nagoya Oceans reina absoluto nas quadras, campeão pelos últimos cinco anos consecutivos.

E o favoritismo se confirmou logo aos quatro minutos de jogo, quando o artilheiro peruano Kaoru Morioka abriu o placar para o Oceans. Bastante ofensivo o time de Nagoya perdeu outras várias chances de gol até quase o final do primeiro tempo. E como no futebol quem não faz, leva, o Vasagey marcou aos 14 minutos e até que tentou segurar o empate. Durou pouco, exatos trinta segundos, e novamente o artilheiro peruano Kaoru Morioka fez a diferença: 2 a 1 para o Oceans.

No segundo tempo foi a vez do brasileiro Rafael Sakai ampliar o marcador para o time da casa: 3 a 1 e só quase no fim da partida é que o Vasagey diminuiu o placar, e tentou buscar o empate até os últimos segundos. 

GRUPO FORTE

A vitória apertada por 3 a 2 foi suficiente para o início da festa do Nagoya Oceans. Uma festa que se repete por cinco anos consecutivos e que o técnico Adil Amarante garante não ter sido conquista fácil.

Segundo ele, o Oceans teve muitas adversidades na temporada, e chegou a perder quatro partidas em casa. O resultado, segundo ele, é recompensa “a esta equipe maravilhosa”, disse.

O jogador brasileiro Bruno Hatakeyama também vibrou. “É um grupo forte o nosso, e bastante unido, estamos felizes com a vitória da F-League, vamos comemorar e voltar ao trabalho porque temos ainda o Zen Nihon pela frente“, disse.

Rafael Sakai, também do Oceans e o jogador Marquinhos concordam que a conquista antecipada do campeonato revela a seriedade do trabalho coordenado pelo técnico Adil Amarante – que não deixou o time se abater após a derrota por 5 a 2 na semana anterior.
Na volta olímpica dos pentacampeões, o mais requisitado foi o goleador peruano Kaoru Morioka, que até agora marcou 31 gols na temporada e já é o artilheiro absoluto. 

ÍDOLO PERUANO

Faz cinco anos Kaoru foi eleito o melhor jogador da liga japonesa de futsal, e desde então se mantem no topo, requisitado pela mídia e pelos fãs. É a estrela do time e só não está na seleção japonesa de futsal porque ainda não conseguiu se naturalizar.

Casado com japonesa e pai de duas crianças, Mina e Abe, o peruano diz estar satisfeito com o carinho da torcida e se mostra modesto com a artilharia.

Segundo ele, “o principal era ser campeão, vencer o campeonato“. Ficar no topo da artilharia é um detalhe a mais. 

Na coletiva de imprensa depois do jogo, Kaoru e o técnico Adil concordaram que apesar do favoritismo do Nagoya Oceans, os times da liga de futsal estão bastante competitivos o que torna os jogos bem equilibrados. Admitiram que foi uma vitória difícil sobre o time de Kiyushu.

Já o técnico do Vasagey acredita que alguns times da F-League ainda precisam melhorar, inclusive o que ele dirige. Na opinião de Tateyama, a experiência dos jogadores do Nagoya Oceans fizeram a diferença na partida. “Teve jogador da minha equipe que tremeu na partida, diante do estádio lotado, e isso faz parte do aprendizado“, admitiu.

FONTE: 
http://www.ipcdigital.com/br/Esporte-Total/Esportes-Comunidade/Nagoya-Oceans-e-penta-por-anticipacao_07022012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

SEM CONVITES, LIGA NACIONAL DE FUTSAL É DEFINIDA


Confederação encurta calendário em virtude da Copa do Mundo em novembro e diminui campeonato para 20 equipes franqueadas

Principal campeonato de futsal do Brasil , a Liga Nacional foi definida ontem, em reunião entre dirigentes em Fortaleza (CE), com a participação de 20 franquias nos moldes do basquete norte-americano. O regulamento vem sendo utilizado desde 1996, mas, desta vez, não haverá convites para outros times não-franqueados.

Com a fórmula de disputa definida pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), que visa um campeonato mais curto devido à preparação da Seleção Brasileira para Copa do Mundo, que será realizada em novembro, na Tailândia, apenas os clubes que fizeram parceria ou compraram outras franquias foram confirmados na 16ª edição da Liga Nacional.

Este é o caso do Botafogo. O time carioca está de volta ao "Brasileirão" do futsal por ter feito parceria com o Macaé (RJ). Da mesma forma, Colégio Londrinense (PR) e São José, convidados no ano passado, garantiram-se na temporada 2012. A equipe paranaense fez parceria com o São Paulo e, a de São José dos Campos, alugou por dois anos a franquia que pertenceu ao extinto Santos, atual campeão. Já o Jaraguá (SC), maior campeão com quatro títulos, está de volta após um ano paralisado.

Além de Botafogo e Jaraguá, o paranaense Maringá entrou na Liga por meio da franquia do Anápolis (GO). Assim, cinco times que participaram em 2011 ficaram fora neste ano: Cascavel (PR), Peixe (DF), Uberlândia, Anápolis e o extinto Santos. O último campeonato teve 23 equipes. A tabela será divulgada nos próximos dias.

Os 20 participantes

São Paulo: Corinthians, Orlândia, São Caetano, São José e Suzano
Santa Catarina: Concórdia, Florianópolis, Jaraguá, Joinville e Unisul
Rio de Janeiro: Botafogo/Macaé e Petrópolis
Rio G. do Sul: Atlântico Erechim, Carlos Barbosa e Venâncio Aires
Paraná: Colégio Londrinense/SPFC, Marechal Rondon, Maringá e Umuarama
Minas Gerais: Minas

INVESTIDORES DESISTEM E INTER NÃO TERÁ TIME DE FUTSAL REATIVADO


Clube não teria custos com a nova equipe, formada com dinheiro de empresários

O Internacional não voltará às quadras em 2012. O clube foi informado que os investidores que bancariam o novo time desistiram do negócio. Com isso, o clube não vai arcar com os custos da montagem do elenco para a Série Ouro do Gauchão e a volta ao futsal está descartada.

Luciano Davi, vice-presidente de assuntos especializados do Inter, falou sobre a desistência: “Fomos informados de que não houve acerto com os empresários. A Federação nos pediu um tempo maior, para correr  atrás depois de uma primeira negativa, mas mesmo assim não se confirmou”, explicou o dirigente, em entrevista ao 'UOL Esporte'.

Desta forma, o Grêmio, que poderia formar um time para rivalizar nas quadras e ajudar na obtenção de patrocínios, também tem o retorno descartado. O Inter chegou até a montar elenco e comissão técnica para a disputa da elite do futebol gaúcho. A ideia era disputar a Liga Futsal, campeonato nacional da modalidade, em dois ou três anos.

“O clube não tem nenhuma responsabilidade. Iríamos terceirizar nossa marca, o nome do Inter. Infelizmente não houve o acerto com os parceiros e não vamos mais tocar essa ideia”, completou Davi.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

TAÇA DA UEFA: SERJÃO, "O PESO PESADO" DO FUTSAL


O pivot da seleção do Azerbaijão é um dos jogadores que necessita de atenção especial por parte de Portugal no jogo inaugural do Europeu de futsal 2012.

Quando o brasileiro Serjão surge à entrada do rinque é por vezes alvo de risos abafados entre os adeptos que se encontram nas bancadas e que, seguramente, não o conhecem.
É difícil olhar para a figura do brasileiro, que comporta mais de 110 quilos, e para o seu jeito meio arrastado de andar, e acreditar que estamos perante um perigoso e letal jogador de futsal da seleção do Azerbaijão.

O olhar desconfiado não partia só da bancada. Os próprios adversários franziam o sobrolho à sua aparência e nem lhe davam muito crédito. A tudo isso Sérgio Lucas, ou Serjão, como é conhecido no futsal, respondia e responde com golos. Aquilo que se pede a um pivot nesta modalidade.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o brasileiro diz levar tudo isto com um sorriso na cara e refere só ter pena de não poder continuar a enganar os adversários como dantes.

«Antigamente olhavam para mim e diziam: “olha aquele gordo”. Não me davam muita atenção. Com o passar dos anos, as pessoas aprenderam a respeitar-me. Já ninguém olha para a minha figura. Olham é para o número de golos que eu marco. Eu gostaria que, ainda hoje, conseguisse enganar os adversários», diz, por entre risos.

A seleção do Azerbaijão, onde joga este “peso pesado”, surpreendeu há dois anos quando conseguiu chegar às meias-finais do Europeu. Esta caminhada vitoriosa, na qual Serjão contribuiu com três golos, só foi travada por Portugal, nas grandes penalidades.

Volvidos dois anos, agora na Croácia, as duas seleções voltam a encontrar-se para disputar o encontro inaugural do grupo D deste Europeu de futsal.

Serjão não tem dúvidas em afirmar que será «mais um jogão» e espera ter a oportunidade de incomodar novamente a equipa das quinas.

«Temo-nos tornado uma “pulga na orelha” de Portugal. Eles são favoritos pela qualidade dos seus jogadore, mas nós estamos prontos para lutar contra eles. Como sempre, será um “jogão” e espero que os vencedores sejamos nós», atirou o jogador de 32 anos.

Sobre o facto de Ricardinho marcar presença neste Europeu, algo que não aconteceu há dois anos, Serjão afirma não estar nada preocupado.

«Não temos medo nenhum. Nós respeitamos o Ricardinho, como respeitamos todos os jogadores. Na “quadra é que tudo se decide».

O jogo Portugal – Azerbaijão está agendado para as 21h00 locais (20h00 em Portugal) desta quarta-feira, na Arena de Zagreb.