sábado, 4 de fevereiro de 2012

SEM CONVITES, LIGA NACIONAL DE FUTSAL É DEFINIDA


Confederação encurta calendário em virtude da Copa do Mundo em novembro e diminui campeonato para 20 equipes franqueadas

Principal campeonato de futsal do Brasil , a Liga Nacional foi definida ontem, em reunião entre dirigentes em Fortaleza (CE), com a participação de 20 franquias nos moldes do basquete norte-americano. O regulamento vem sendo utilizado desde 1996, mas, desta vez, não haverá convites para outros times não-franqueados.

Com a fórmula de disputa definida pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão), que visa um campeonato mais curto devido à preparação da Seleção Brasileira para Copa do Mundo, que será realizada em novembro, na Tailândia, apenas os clubes que fizeram parceria ou compraram outras franquias foram confirmados na 16ª edição da Liga Nacional.

Este é o caso do Botafogo. O time carioca está de volta ao "Brasileirão" do futsal por ter feito parceria com o Macaé (RJ). Da mesma forma, Colégio Londrinense (PR) e São José, convidados no ano passado, garantiram-se na temporada 2012. A equipe paranaense fez parceria com o São Paulo e, a de São José dos Campos, alugou por dois anos a franquia que pertenceu ao extinto Santos, atual campeão. Já o Jaraguá (SC), maior campeão com quatro títulos, está de volta após um ano paralisado.

Além de Botafogo e Jaraguá, o paranaense Maringá entrou na Liga por meio da franquia do Anápolis (GO). Assim, cinco times que participaram em 2011 ficaram fora neste ano: Cascavel (PR), Peixe (DF), Uberlândia, Anápolis e o extinto Santos. O último campeonato teve 23 equipes. A tabela será divulgada nos próximos dias.

Os 20 participantes

São Paulo: Corinthians, Orlândia, São Caetano, São José e Suzano
Santa Catarina: Concórdia, Florianópolis, Jaraguá, Joinville e Unisul
Rio de Janeiro: Botafogo/Macaé e Petrópolis
Rio G. do Sul: Atlântico Erechim, Carlos Barbosa e Venâncio Aires
Paraná: Colégio Londrinense/SPFC, Marechal Rondon, Maringá e Umuarama
Minas Gerais: Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário