terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FIFA: FORMAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E COMPETIÇÃO.



O FIFA.com faz um giro pelo mundo do futsal e traz as principais notícias dos últimos dois meses, marcados por muitos torneios e seminários de formação. Além disso, foram definidas as sedes da Eurocopa e do Campeonato Europeu Interclubes de futsal.

Em destaque

Em meio a um curso para técnicos e árbitros de futsal realizado na Suazilândia em novembro, a cidade de Manzini recebeu um torneio amistoso que envolveu dez escolas convidadas. A competição representou uma primeira experiência na disciplina para a maioria dos participantes, entre os quais havia três times formados por garotas. Além disso, as atividades anteciparam a liga de futsal a ser criada nos próximos meses. "O curso deve preparar os instrutores e árbitros para a nova liga", explicou o diretor do torneio, Boy Mkhonta. "Todo mundo adorou o evento e aguarda ansiosamente pelo lançamento da liga."

Formação

O inverno é especialmente propício à prática do futsal em grande parte do hemisfério norte, em função das difíceis condições climáticas típicas da estação. As atividades de desenvolvimento do esporte, porém, não seguiram essa tendência. A maioria dos cursos organizados pela FIFA entre novembro e janeiro aconteceram em países onde faz calor nesta época do ano.

Os eventos foram realizados em Samoa Americana, Ilhas Salomão, Suazilândia, Moçambique, Zimbábue, República Centro-Africana, Uruguai, Peru e Omã. O único seminário acontecido no frio invernal foi na Sérvia em fins de novembro.

A FIFA também organizou um curso de formação para instrutores nacionais de futsal em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, reunindo representantes de 12 nações. A iniciativa deve possibilitar que os participantes lancem programas voltados ao esporte nos seus respectivos países.

Pelo mundo

A cidade belga de Anvers foi escolhida para receber a próxima Eurocopa de Futsal, a ser disputada no começo de 2014. Ainda na Europa, a fase principal das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2012 aconteceu em dezembro, reunindo sete grupos de quatro equipes. Os dois primeiros de cada chave se classificaram aos playoffs de março e abril. Espanha, Itália, Portugal, República Tcheca e Rússia fizeram campanha arrasadora nos seus respectivos grupos, com três vitórias em três jogos.

Já o Campeonato Europeu Interclubes de Futsal terá a participação de Dínamo de Moscou, Barcelona e Marca Futsal, que se classificou ao torneio depois de eliminar o atual campeão Montesilvano. A fase final da competição acontecerá em Lérida, na Espanha, fazendo do Barcelona o anfitrião do evento.

Na Ásia, as eliminatórias para o Campeonato Asiático de Futsal consagraram o Catar como campeão da zona ocidental. Kuwait e Líbano também garantiram a classificação por terem concluído o torneio regional na segunda e terceira colocações.

No Brasil, Fortaleza recebeu um torneio feminino internacional em dezembro. A competição reuniu oito países de quatro continentes. A equipe brasileira venceu depois de superar Espanha e Portugal.

O que eles disseram

"Eu gostaria de agradecer o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e toda a equipe do clube por terem pensado em Lérida. Trata-se de um evento continental de primeira categoria para um esporte emergente como o futsal, e sobretudo uma competição da qual o Barça vai participar." Àngel Ros, prefeito de Lérida, sobre a escolha da cidade como palco da fase final do Campeonato Europeu Interclubes de futsal

"O futsal está mais difícil, mas mais legal. Não existe dividida perigosa! Esperamos que a liga possa começar já no ano que vem." Simphiwe Mahlalela (Escola Salesiana), participante do curso organizado pela FIFA na Suazilândia

"Adoramos futsal e os dirigentes deveriam tornar a liga possível. A ausência do impedimento deixa o jogo mais flexível. Atuo pelo time feminino do Manzini Wanderers, mas acho que o futsal é mais bacana." Sihle Mamba (Escola Mjingo), participante do curso organizado pela FIFA na Suazilândia

O que vem por aí

As atividades de desenvolvimento da FIFA se concentram na Ásia e na África nos próximos meses. Haverá cursos no Irã, Quirguistão, Tunísia, Sudão e África do Sul.

Entre as competições marcadas para fevereiro, a Áustria receberá um torneio europeu de clubes em Viena e Cuba sediará a edição de 2012 da Taça Caribenha de Futsal. Já a sequência das eliminatórias regionais para o Campeonato Asiático de Futsal acontecerá em Bangcoc, na Tailândia.

E não esquecer, também, a UEFA FUTSAL EURO que decorre na Croácia até ao dia 11.

FONTE: FIFA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário