terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FUTSAL PELO MUNDO: NAGOYA OCEANS É PENTA, POR ANTECIPAÇÃO


Desde que a F-League, a Liga japonesa de futsal foi criada em 2006, o Nagoya Oceans reina absoluto nas quadras, campeão pelos últimos cinco anos consecutivos.

Ainda não terminou a temporada da Liga Profissional de Futsal do Japão. Mas a taça de campeão já tem dono: o time Nagoya Oceans conquistou domingo por antecipação o pentacampeonato – em partida domingo (dia 5) no imponente estádio da equipe na região portuária de Minato, em Nagoya.

O time da casa entrou em quadra aclamado pela torcida para enfrentar o Vasagey Oita, vindo de Kiyushu. Foram 2.569 pagantes que abarrotaram as arquibancadas, na maioria torcedores de Nagoya, na expectativa de conquista de mais um título.

As duas equipes tem jogadores brasileiros experientes no futsal. O time de Nagoya é dirigido pelo português Adil Amarante, e quem comanda o Vasagey é o técnico brasileiro Mario Tateyama.

Desde que a F-League, a Liga japonesa de futsal foi criada em 2006, o Nagoya Oceans reina absoluto nas quadras, campeão pelos últimos cinco anos consecutivos.

E o favoritismo se confirmou logo aos quatro minutos de jogo, quando o artilheiro peruano Kaoru Morioka abriu o placar para o Oceans. Bastante ofensivo o time de Nagoya perdeu outras várias chances de gol até quase o final do primeiro tempo. E como no futebol quem não faz, leva, o Vasagey marcou aos 14 minutos e até que tentou segurar o empate. Durou pouco, exatos trinta segundos, e novamente o artilheiro peruano Kaoru Morioka fez a diferença: 2 a 1 para o Oceans.

No segundo tempo foi a vez do brasileiro Rafael Sakai ampliar o marcador para o time da casa: 3 a 1 e só quase no fim da partida é que o Vasagey diminuiu o placar, e tentou buscar o empate até os últimos segundos. 

GRUPO FORTE

A vitória apertada por 3 a 2 foi suficiente para o início da festa do Nagoya Oceans. Uma festa que se repete por cinco anos consecutivos e que o técnico Adil Amarante garante não ter sido conquista fácil.

Segundo ele, o Oceans teve muitas adversidades na temporada, e chegou a perder quatro partidas em casa. O resultado, segundo ele, é recompensa “a esta equipe maravilhosa”, disse.

O jogador brasileiro Bruno Hatakeyama também vibrou. “É um grupo forte o nosso, e bastante unido, estamos felizes com a vitória da F-League, vamos comemorar e voltar ao trabalho porque temos ainda o Zen Nihon pela frente“, disse.

Rafael Sakai, também do Oceans e o jogador Marquinhos concordam que a conquista antecipada do campeonato revela a seriedade do trabalho coordenado pelo técnico Adil Amarante – que não deixou o time se abater após a derrota por 5 a 2 na semana anterior.
Na volta olímpica dos pentacampeões, o mais requisitado foi o goleador peruano Kaoru Morioka, que até agora marcou 31 gols na temporada e já é o artilheiro absoluto. 

ÍDOLO PERUANO

Faz cinco anos Kaoru foi eleito o melhor jogador da liga japonesa de futsal, e desde então se mantem no topo, requisitado pela mídia e pelos fãs. É a estrela do time e só não está na seleção japonesa de futsal porque ainda não conseguiu se naturalizar.

Casado com japonesa e pai de duas crianças, Mina e Abe, o peruano diz estar satisfeito com o carinho da torcida e se mostra modesto com a artilharia.

Segundo ele, “o principal era ser campeão, vencer o campeonato“. Ficar no topo da artilharia é um detalhe a mais. 

Na coletiva de imprensa depois do jogo, Kaoru e o técnico Adil concordaram que apesar do favoritismo do Nagoya Oceans, os times da liga de futsal estão bastante competitivos o que torna os jogos bem equilibrados. Admitiram que foi uma vitória difícil sobre o time de Kiyushu.

Já o técnico do Vasagey acredita que alguns times da F-League ainda precisam melhorar, inclusive o que ele dirige. Na opinião de Tateyama, a experiência dos jogadores do Nagoya Oceans fizeram a diferença na partida. “Teve jogador da minha equipe que tremeu na partida, diante do estádio lotado, e isso faz parte do aprendizado“, admitiu.

FONTE: 
http://www.ipcdigital.com/br/Esporte-Total/Esportes-Comunidade/Nagoya-Oceans-e-penta-por-anticipacao_07022012

Nenhum comentário:

Postar um comentário