sábado, 31 de março de 2012

FUTSAL PELO MUNDO: MFK DÍNAMO MOSKVA

Vencedor da primeira edição da Taça UEFA Futsal disputada no actual formato, em 2007, o Dínamo Moscovo ostenta um invejável registo na prova.

O Dínamo está de regresso à fase final da Taça UEFA Futsal após dois anos de ausência.

Fundação: 2002
Alcunha: Dínamo
Melhor desempenho na Taça UEFA Futsal: vencedor em 2007

Títulos nacionais (mais recente entre parêntesis)
• Liga russa: 7 (2011)
• Taça da Rússia: 6 (2010)

Fase principal: Club Futsal Eindhoven (derrota 0-5 por falta de comparência), Athina '90 Athens 9-1, KMN Svea Lesna Litija 4-1 (Segundo classificado do Grupo 1) 
Ronda de elite: KMF Ekonomac Kragujevac 9-1, Châtelineau 5-2, Kairat Almaty 2-2 (Vencedor do Grupo A)

Depois de ter estado dois anos ausente das competições europeias, ao ver-se superado pelo MFK Sinara Ekaterinburg na corrida ao título de campeão russo, o MFK Dinamo Moskva recuperou o ceptro na temporada passada e vai tornar-se na primeira equipa a marcar presença em quatro fases finais da Taça UEFA Futsal desde a introdução do actual formato da prova, em 2007. Foi precisamente nesse ano que o Dínamo conquistou o troféu, em Múrcia, após ter perdido as finais de 2005 e de 2006, então disputada a duas mãos. Em 2008, como anfitrião, acabou por se quedar pelo terceiro lugar e, na campanha seguinte, foi quarto classificado. Mas muita coisa mudou desde então. Konstantin Eremenko, goleador russo que quebrou vários recordes e que, depois de se retirar, assumiu a presidência do Dínamo e garantiu a conquista de seis títulos de campeão consecutivos, faleceu em Março de 2010 e foi substituído por Andrei Gubernski. E Yuri Rudnev, treinador do clube durante largos anos, viu-se substituído por Faustino Pérez, técnico espanhol com palmarés brilhante.

Desde a última campanha europeia do Dínamo, jogadores como Pavel Kobzar, Cirilo, Pula (castigado para o encontro das meias-finais), Tatù, Aleksandr Fukin e Vladislav Shayakhmetov (de regresso após grave lesão) viram a equipa fortalecida com a chegada de jogadores talentosos de ataque como Vinicius e Fernandinho. Um golo de Cirilo ao cair do pano garantiu diante da equipa que lhes negara a medalha de bronze em 2009, o Kairat Almaty, permitiu ao Dínamo empatar e apurar-se. O jogador afirmou: "O nosso principal ponto forte é o jogo colectivo. Todos os 14 jogadores estão prontos para lutar uns pelos outros. Temos jogadores de classe mundial, todos eles grandes profissionais. E isso permite-nos uma grande rotação da equipa. Se, por acaso, um jogador se lesiona, pode ser facilmente substituído."

Jogadores-chave
Fernandinho, Cirilo, Tatù, Aleksandr Fukin, Vladislav Shayakhmetov

Treinador: Faustino Pérez

Data de nascimento: 25 de Abril de 1969
Carreira como treinador: Talavera FS, Playas de Castellón FS, Azkar Lugo FS, Futsal Cartegena, Valencia FS, Brasov, MFK Dinamo Moskva

Pérez é um dos mais bem-sucedidos treinadores da história do futsal de clubes e já começou a fazer magia no Dínamo. Depois de ter começado como técnico dos escalões de formação, no início da década de 1990, vencendo dois títulos regionais de Sub-18, assumiu pela primeira vez o comando de uma equipa sénior ao leme do Talavera, pelo qual conquistou o título de campeão espanhol em 1996/97 e o título não oficial de campeão europeu no ano seguinte, bem como a Taça de Espanha.

Pérez mudou-se depois, 2000, para o Castellón, que acabara de bater o Talavera na final do "play-off" de atribuição do título de campeão espanhol desse ano. Conquistou de imediato novo título e, uma vez mais, o troféu não oficial de campeão europeu. Em 2001/02 e 2002/03 levou mesmo o Playas à vitória nas duas primeiras edições da Taça UEFA Futsal. Após passagens pelo comando técnico do Lugo, do Cartegena e do Valência, mudou-se para os romenos do Brasov e, de seguida, em 2010, para o Dínamo, onde conquistou de imediato a “dobradinha” na sua primeira temporada à frente da formação de Moscovo e pôs ponto final na espera do clube pela conquista de novo título de campeão russo, que durava há já três anos.

FONTE: UEFA.COM



Nenhum comentário:

Postar um comentário