Mesmo faltando mais de seis meses para o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Tailândia 2012, que será disputada entre os dias 1º e 18 de novembro nas cidades de Bangcoc e Nakhon Ratchasima, o primeiro recorde do torneio já foi quebrado. Nunca antes tantas seleções buscaram uma vaga no Mundial como neste ano.
"O fato de que 115 das 208 federações filiadas à FIFA estão tentando se classificar para a Copa do Mundo mostra como o futsal é popular em todo o mundo", declarou o responsável pelas competições de futsal e beach soccer da FIFA, Jaime Yarza. "É um novo recorde. Mas essa estatística não é nenhuma surpresa, porque o departamento de desenvolvimento da FIFA fez um grande trabalho no futsal nos últimos anos."
Novatos de quatro confederações
Ao todo, 16 seleções de quatro confederações estão participando neste ano pela primeira vez das eliminatórias para o maior evento de futsal do planeta. Na Ásia, enquanto Mianmar, Palestina, Arábia Saudita e Síria já foram eliminadas, os Emirados Árabes Unidos ainda têm chances na Copa de Futsal da Ásia, que acontecerá entre os dias 25 de maio e 1º de junho.
A Noruega surpreendeu ao chegar às fases decisivas na Europa, mas, em seguida, não conseguiu fazer frente à Itália, perdendo por 5 a 0. Já Suíça e San Marino foram eliminados na fase classificatória.
Na zona da CONCACAF, São Cristóvão e Nevis se beneficiou da desistência de outras nações e ainda tem chances de jogar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Entre os dias 2 e 8 de julho, oito seleções se enfrentarão na Guatemala em busca de uma das quatro vagas na Tailândia.
Também poderá haver alguns estreantes da África no Mundial de Futsal em novembro. Gabão, Guiné, Guiné Bissau e Sudão estão sonhando com uma vaga. Entre os dias 6 e 8 de abril, terá início a primeira fase das eliminatórias na zona da CAF.
Os motivos para o impulso ao futsal em todo o planeta são evidentes na opinião de Yarza. "Atualmente, 57% das federações filiadas à FIFA realizam regularmente torneios masculinos de futsal", explicou. "Metade delas dispõe de um departamento ou um comitê de futsal. Além disso, no ano passado a FIFA organizou 35 cursos para técnicos e árbitros em todo o planeta para impulsionar o futsal."
A evolução das eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA mostra que Yarza está certo em todos os aspectos. Em 1992, apenas 23 países participaram das eliminatórias, mas desde então os números subiram continuamente. Em 1996, 49 nações queriam participar do torneio e, quatro anos depois, foram 64 as interessadas. Em 2004, as eliminatórias atraíram 86 seleções e, há quatro anos, 89 equipes tentaram se classificar para a edição do Brasil.
Além disso, existe uma tendência de continuidade. Dezoito países participaram de todas as eliminatórias até hoje, entre eles, Brasil e Espanha, que já conquistaram títulos mundiais. Aliás, como Yarza apontou, o próprio futebol de campo desses dois países já se beneficiou das façanhas de seu futsal.
"Muitos dos campeões do mundo pela Espanha e vários craques brasileiros, como Ronaldo, Ronaldinho e Juninho Pernambucano, jogaram futsal na juventude", afirmou o dirigente. “Muitos países estão percebendo agora como pode ser importante refinar as habilidades técnicas dos jovens jogadores."
FONTE: FIFA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário