terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MINHA ENTREVISTA NO BLOG DO MARCO BRUNO


José Augusto Leal

1. Por que aceitou o convite para retornar para o Poker/PEC? Qual motivo de sua saída?

José Augusto: Aceitei por vários motivos:

*Voltar a trabalhar em uma equipe de Liga Nacional como uma estrutura excelente, isso dito por  jogadores que já atuaram em grandes equipes do futsal nacional e internacional.

*A minha ligação com o clube, que é muito grande, onde me sinto totalmente à vontade, clube esse que acompanhei seu crescimento, no início como um mero torcedor, depois como estagiário, auxiliar de preparação física e posteriormente auxiliar técnico (isso aconteceu entre 2005 a 2010).

*E o convite do treinador “Cupim”, com o qual trabalhei quando era atleta, e do presidente Norberto Mello.

Minha saída se deu devido a uma mudança pela qual o clube passou no fim do ano de 2010, mudança essa que acho totalmente normal no esporte.

2. Conte-nos um pouco da sua trajetória no futsal.

José Augusto: Iniciei minha trajetória no SC Magnólia por onde passei por todas as categorias do Sub-9 ao adulto, depois Serrano FC (Sub-17), Seleção Petropolitana de Futebol Feminino (Adulto), SC Magnólia (Sub-15), Poker/PEC (Sub-20 e adulto), Imperial Futsal (Sub-13) e agora retornando ao Poker/PEC (adulto).

3. Como foi trabalhar no novato Imperial Futsal?

José Augusto: Foi uma experiência muito interessante e gratificante, voltar a trabalhar com categoria de base. Pena que foi pouco tempo, só disputamos o Carioca. Petrópolis é um celeiro de atletas, tanto para o futsal quanto para o futebol, a cidade é carente de um trabalho profissional e de uma vivência maior para nossos atletas.

4. Que diferença há entre os dois clubes de Petrópolis?

José Augusto: O Poker/PEC é uma equipe que completou 10 anos em dezembro de 2011, com isso por tudo o que já conquistou dentro e fora da quadra é uma equipe solidificada no esporte a nível nacional, mas tem muito a crescer ainda, tenho certeza que esse ano será um marco positivo para o clube, pois foi montada uma equipe muito competitiva, uma fisioterapia que poucos clubes no Brasil possui, uma excelente sala de musculação com equipamento de 1º mundo e a colocação do novo piso.

O Imperial Futsal é um clube que tem menos de 1 ano, e que tenho orgulho de ter trabalhado, tem tudo para crescer e ser referência no esporte. Torço para que isso aconteça, será ótimo para o futsal carioca e para a nossa cidade (Petrópolis).

5. Como está o futsal atualmente em Petrópolis?

José Augusto: O futsal em Petrópolis possui uma Liga (LPD), que promove os campeonatos em quase todas as categorias, que é de suma importância para a difusão do esporte e o surgimento de novos atletas, mas como citei acima a cidade é carente na formação de uma seleção ou algum clube para a disputa de Campeonatos Estaduais de base para dar uma maior rodagem aos futuros jogadores.

6. Qual a sua visão sobre o futsal do Rio de Janeiro?

José Augusto: Hoje (13/01) por coincidência estava em um almoço com o Prep. de Goleiros Marcelo Purific e o meu ex-professor na Faculdade, Marco Avellar, que dispensa apresentações, falando sobre esse tema. Temos que voltar a ser referência do esporte como fomos no passado, temos atletas e técnicos cariocas realizando excelentes trabalhos dentro e fora do Brasil, não podemos deixar que nosso futsal morra, temos que nos unir para o bem do nosso esporte no Rio de Janeiro.

7. E sua experiência como técnico da base?

José Augusto: Tive o privilegio de ter passado por todas as categorias de base, acho de suma importância para a formação do profissional essa experiência.

8. Atualmente muitas entidades promovem campeonatos de base no RJ. Como você vê isso?

José Augusto: Acredito que se os campeonatos forem organizados de forma correta e principalmente preservando as crianças é valido para o crescimento do esporte.

9. O que acha da Super Liga Futsal Rio, que direta ou indiretamente ajuda a melhorar o futsal do Rio de Janeiro?

José Augusto: Marco Bruno está de parabéns pela iniciativa, nosso esporte ainda sobrevive no nosso estado graças a pessoas como ele, que amam e lutam pela causa do futsal. A participação dele no Footecon acho que veio coroar e presentear a sua luta.

10. Quem são os maiores jogadores com quem trabalhou, em qualidade técnica e conduta profissional?

José Augusto: Em qualidade técnica sem dúvida Vander Carioca. É um monstro, estando bem fisicamente e motivado é absurdo.

Falando em conduta profissional cito o Cupim, ele chegou ao PEC em meados de 2007 e sempre mostrou uma conduta profissional exemplar.

Outro que vou trabalhar este ano, mas que todos falam muito bem, é o Lenisio. Esse é, sem dúvida, as duas qualidades juntas (rsrsrs).

11. Você recebeu propostas do exterior. Quais foram e por que não aceitou?

José Augusto: No final de 2010 houve uma sondagem por parte da Seleção da Libia, onde o Preparador de Goleiros Marcelo Purific ainda tem contrato. Faria a função de Preparador Físico, mas a vaga ficou com um profissional espanhol. Ano passado tive o convite de uma equipe do Chipre, mas a questão financeira foi o empecilho. Tenho o objetivo de um dia trabalhar no exterior e tenho certeza que ainda vou alcançar essa meta.

12. Com o elenco atual, quais são as expectativas do Poker/PEC para esta temporada, depois da decepção em 2011?

José Augusto: Acredito que o sucesso de uma equipe se deve a vários fatores, entre eles: trabalho, estrutura, jogadores competitivos e uma comissão técnica capacitada e envolvida. Toda comissão técnica e diretoria vão fazer o máximo para que o clube alcance excelentes resultados.

13. O que o time que conta com os craques Rogério, Chico, Lenísio e Vander Carioca é obrigado a fazer e o que não pode deixar acontecer?

José Augusto: É obrigado a colocar em prática toda a qualidade que eles possuem, que são muitas. O que não pode deixar acontecer esses sabem muito bem também, afinal todos são campeoníssimos e com currículos brilhantes.

14. Como será trabalhar com Cupim, que era seu jogador e agora será o técnico da comissão?

José Augusto: Será um prazer, eu sempre brincava com o Cupim que quando ele parasse de jogar seria técnico, no início ele relutou um pouco, mas no final aconteceu.

Ele tem a facilidade de ter passado por grandes técnicos na Espanha, afinal foram 17 anos jogando e conquistando títulos por lá. Com isso ele absorveu os ensinamentos daquela escola, podendo hoje uni-la com a brasileira.

15. Deixe um recado para todos os torcedores amantes do salonismo, e em especial para os que acompanham o PEC.

José Augusto: Aos amantes do salonismo obrigado pelo apoios dos pais, torcedores, dirigentes, atletas, membros de comissão técnica que fazem esse esporte cada dia que passa mais apaixonante e que lutemos para a manutenção e crescimento no nosso estado em especial. Às pessoas que acompanham o PEC, gostaria de agradecer ao povo petropolitano em especial que apoia demais o clube, queria pedir que continuassem assim, porque com certeza o ano de 2012 será de muita luta, trabalho e, consequentemente, se Deus quiser, de títulos.

UM AGRADECIMENTO EM ESPECIAL AO MARCO BRUNO POR TER ME DADO A OPORTUNIDADE E O PRAZER DESTA ENTREVISTA NO SEU BLOG, AO MEU AMIGO VINICIUS FERNANDES PELO CARINHO E CONVITE DA ENTREVISTA.

UM FORTE ABRAÇO E ÓTIMO 2012 A TODOS OS SALONISTAS.

PROFº JOSÉ AUGUSTO LEAL (Meu Blog: http://joseaugustolealfutsal.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário