sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MUNDIAL 2012: UMA HISTÓRIA DOMINADA PELO BRASIL



A Copa do Mundo de Futsal da FIFA teve apenas seis edições até hoje, mas, em todas elas, a paixão e a emoção estiveram presentes do início ao fim, com o Brasil consolidando uma supremacia ao longo dos anos.

Desde a primeira edição, na Holanda 1989, 37 países já participaram do torneio, mas a seleção brasileira praticamente não deu chances aos adversários, conquistando o título quatro vezes, a última delas como anfitriã, em 2008.

Início arrasador
A primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA reuniu 16 seleções dos seis continentes em quadras holandesas e terminou com a vitória do Brasil sobre os donos da casa.

Três anos depois, em Hong Kong, os brasileiros bateram os Estados Unidos na grande final e conquistaram o bicampeonato, mas o nível da competição já havia crescido. Apesar da presença de sete países estreantes, a disputa revelou-se muito mais acirrada do que na edição inaugural.

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Espanha 1996 apenas confirmou a supremacia verde-amarela nas quadras, mas dessa vez os anfitriões venderam muito caro a vitória. Os campeões sul-americanos tiveram de suar até o último minuto para vencerem a Fúria por 6 a 4 e faturarem o tricampeonato consecutivo. Era um sinal do que estava por vir.

Um novo campeão
A hegemonia absoluta do Brasil chegou ao fim quatro anos depois, na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Guatemala 2000, quando a Espanha foi à forra pela derrota de 1996 e ergueu a taça com a sua primeira vitória sobre a Seleção.

A edição organizada na América Central teve a melhor média de torcedores da história da competição, com 5.601 espectadores por partida. O público total chegou à incrível cifra de 224.038 pessoas, um recorde que só viria a ser batido em 2008, no Brasil.

Em 2004, a Ásia recebeu pela primeira vez a grande festa mundial do futsal, com a realização do torneio em Taipei. Outra novidade foi a inédita ausência do Brasil na final, disputada por duas seleções europeias. A Espanha derrotou a surpreendente formação italiana e faturou o bicampeonato, enquanto o Brasil terminou em terceiro lugar, à frente da Argentina.

Brasil recupera o brilho
Os torcedores brasileiros encheram as arquibancadas em 2008 para comemorarem o quarto título verde-amarelo. Foi a vez de Falcão e Cia. se vingarem dos espanhóis em uma final emocionante, decidida apenas na disputa de pênaltis.

A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008 também bateu o recorde de público, com um total de 292.161 espectadores presentes. Os torcedores tiveram a oportunidade de assistir a 387 gols ao longo de toda a competição, nada menos que 80 a mais em relação ao recorde anterior, estabelecido em Hong Kong.

Olhos atentos na Tailândia
Quatro anos após o Mundial do Brasil, os amantes do futsal voltarão os olhos para as quadras da Tailândia a partir de novembro. Nesta sétima edição, o número de seleções participantes passará a 24, quatro a mais do que em 2008.

A popularidade do futsal na Tailândia, que realiza o seu próprio campeonato nacional, certamente contribuirá para o sucesso do torneio, e os organizadores esperam alcançar um novo recorde de público. A expectativa é de que os torcedores tailandeses lotem as arquibancadas para verem de perto os astros internacionais da disciplina.

Depois da consagração espanhola, resta saber se este ano veremos um novo campeão fazer a festa. Ou será que o Brasil conseguirá conquistar o pentacampeonato da Copa do Mundo de Futsal da FIFA?

FONTE: FIFA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário