quinta-feira, 29 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
APÓS "CONFUSÃO", VANDER CARIOCA CELEBRA ESTAR COM A FAMÍLIA E SONHA COM SELEÇÃO
Vander Comemorando gol pela Seleção Brasileira de Futsal em 2000
Após nove anos na Europa, o pivô Vander Carioca voltou neste ano para o futsal brasileiro para disputar a Liga pelo Poker/PEC. O jogador acertou com o time de Petrópolis depois de um episódio conturbado com a Malwee Jaraguá.
Ausente da seleção brasileira no Mundial de 2008, Vander Carioca quer disputar a Copa do Mundo de 2012. "Vou chegar no Mundial com 36 anos e acho que disputaria sim se não tiver lesão, pois isso é que dificulta um jogador da nossa idade. Respeito os jogadores que estão na seleção hoje, são jovens e bons, mas se o Pipoca quiser eu estou aí".
“Eu tive um problema de acerto com a Malwee. Nós não chegamos num acordo. Depois de nove anos vi que precisava ficar um pouco em casa, já que Petrópolis fica a 50min do Rio”.
Na entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Vander Carioca falou sobre as expectativas para o retorno às quadras do Brasil, sobre as metas para a Liga Futsal 2010 e do desejo de disputar mais um Mundial pela seleção brasileira, após duas eliminações para a Espanha em 2000 e 2004.
ELOGIOS AO FUTSAL RUSSO
"O futsal russo está muito competitivo e tem uma estrutura muito grande. Os clubes pagam em dia e tem bicho"
O jogador ficou cinco anos na RússiaUOL Esporte: Você que voltou do Brasil depois de tanto tempo, como é que está sendo esse contato com os jogadores da Liga Futsal novamente?
Vander Carioca: Estou feliz, até porque na minha época não era essa festa toda. Estou feliz em voltar, rever antigos amigos e fazer novos depois de nove anos fora. A expectativa é grande, já que nessa liga o nível está muito alto e o Petrópolis também fez um investimento alto. Dos últimos anos eu acho que é o grupo mais forte que ele monta. Quero chegar o mais longe possível e trabalhar bastante para que volte bem ao Brasil.
UOL Esporte: Você ia para a Malwee e acabou não indo. O que aconteceu na verdade?
Vander Carioca: Eu tive um problema de acerto com a Malwee. Nós não chegamos num acordo. Depois de nove anos vi que precisava ficar um pouco em casa, já que Petrópolis fica a 50min do Rio. A Malwee é uma grande, equipe sem dúvida nenhuma. Uma das favoritas a conquistar o título da Liga. Mas eu precisava ficar um pouco em casa, o que pesou um pouco na minha decisão. Não sei o dia de amanhã, daqui a pouco eu posso jogar na Malwee. Não tenho nada contra eles, saí de portas abertas.
UOL Esporte: Você acha que a sua chegada vai servir para dar uma aquecida no futsal do Rio, que andava meio esquecido?
Vander Carioca: Acho que sim. Até porque a Federação Carioca está tentando se reestruturar depois de um longo tempo. O futsal carioca tem bastante tradição e vários títulos importantes, e eu espero que consiga com a minha volta que outras equipes também invistam no futsal. Espero que o esporte no Rio novamente esteja disputando títulos nacionais importantes e botando jogadores na seleção brasileira.
UOL Esporte: Você chega aqui no Brasil com metas? Pensando em artilharia, títulos? Acha que o Petrópolis vem para fazer bonito na Liga?
Vander Carioca: Cara, vou te ser sincero. Nos últimos anos acho que é o elenco mais forte que o Petrópolis monta, mas a Liga é muito forte, o nível é muito alto. Nosso objetivo é ficar entre os quatro. Às vezes as pessoas podem falar que a gente está sonhando alto. Não, nós estamos trabalhando bastante, o time é bom. Meta não, eu quero chegar o mais longe possível com o Petrópolis. Claro que tenho que fazer gols para que o Petrópolis chegue mais longe, mas meta individual não. Eu vou é trabalhar bastante. Quero também retornar para a seleção brasileira. Eu estando mais próximo do Brasil acho que isso facilita a dar continuidade ao meu trabalho. Estou com 33 anos, mas acho que ainda posso jogar mais dois ou três em alto nível. Agora é rezar para que não tenha lesões, porque nessa idade dificulta a recuperação. Estou muito feliz em voltar, o que vai me ajudar bastante. Acho que nesse processo eu preciso só ter tranquilidade para trabalhar porque de resto vai dar tudo certo.
UOL Esporte: O Falcão e o Lenísio chegaram a falar que não jogariam mais na seleção no Mundial de 2012, mas voltaram atrás. E você, cogita a ideia?
Vander Carioca: Vou chegar no Mundial com 36 anos e acho que disputaria sim se não tiver lesão, pois isso é que dificulta um jogador da nossa idade. Respeitando os jogadores que estão na seleção hoje, são jovens e bons, mas se o Pipoca quiser eu estou aí. A minha intenção é parar de jogar só no final de 2012 ou 2013, justamente para tentar pegar uma brecha para esse Mundial. Eu vou sonhar com isso, que vai alimentar um pouco o dia a dia de trabalho.
REVITALIZAR FUTSAL DO RIO
"O futsal carioca tem bastante tradição e vários títulos importantes, e eu espero que consiga com a minha volta que outras equipes também invistam no futsal".
Vander defende as cores do Petrópolis-RJ
UOL Esporte: E o futsal russo, como evoluiu depois da sua chegada?
Vander Carioca: Fiquei nove anos fora do Brasil, sendo cinco na Rússia, três na Itália e um na Espanha. Eu já sabia do potencial da Rússia, até alertei os jogadores brasileiros que seria um jogo muito difícil contra eles tendo em vista que os dois últimos campeões europeus são russos. Naquela época do Mundial eram dois os atletas brasileiros naturalizados, hoje são quatro. Eles cresceram bastante. O futsal russo está muito competitivo e tem uma estrutura muito grande. Os clubes pagam em dia e tem bicho. Sem dúvida nenhuma no Mundial de 2012 a Rússia vai chegar muito mais forte do que em 2008. Acredito até que brigando por titulo.
UOL Esporte: Pelo que você já pode observar, a Liga Futsal fica ainda atrás dos principais campeonatos do mundo?
Vander Carioca: Não fica. Sem dúvida a liga espanhola é muito forte, o marketing deles é muito forte. Mas acho que o Brasil não perde nada para eles por ter uma qualidade impressionante. Sem dúvida nenhuma o país está se estruturando. A liga está hoje muito mais vista por nós com as televisões dando apoio, então não deve nada não. A cada ano estamos melhorando. Hoje em dia a nossa liga é uma das mais fortes do mundo.
FONTE: UOL ESPORTES
terça-feira, 27 de abril de 2010
COPA DA UEFA: RICARDINHO QUER O BENFICA E IDA PARA O JAPÃO ESTÁ EM CAUSA
O jogador era dos mais eufóricos no final da UEFA Futsal Cup e afirmou que quer não pode «deixar um clube tão espectacular».
No final de Janeiro, o Benfica emitiu um comunicado onde dava a conhecer um “princípio de acordo” com os japoneses do Nagoya Oceans, tendo em vista a transferência de Ricardinho.
Os asiáticos pagariam o valor da cláusula de rescisão e o internacional português iria representar a formação orientada pelo ex-treinador do Benfica Adil Amarante.
Mas a recente conquista da UEFA Futsal Cup poderá levar a que Ricardinho fique em solo luso e não viaje para o Japão. “Não vou deixar o Benfica, quero continuar a ganhar títulos e ainda falta o campeonato e a Taça de Portugal. Não posso deixar um clube tão espectacular”, disse o jogador no final do encontro com o Interviu, à RTP.
A verdade é que Ricardinho já tinha afirmado antes que precisava de novos desafios e, portanto, é bem provável que o craque acabe mesmo por ir jogar para a liga japonesa na próxima temporada. No entanto, Adil Amarante, que assistiu à consagração europeia do Benfica, já disse que apenas no dia da apresentação é que fica a conhecer o plantel com que vai contar, embora tenha afirmado que o jogador português esteve no Japão.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
A SOLIDÃO DO TREINADOR
Pavilhão Atlântico de Lisboa, onde foi realizado a final da UEFA Futsal 2010
Uma partida muito importante em sua vida está por começar.Sua equipe treinou muito para este momento.Você estudou tudo sobre o adversário e este é o jogo decisivo que lhe dará a passagem até a vaga, no momento mais importante da competição.Todos os que estão em volta lhe observam,comentam suas decisões sobre o que deveria ser feito sobre a preparação e escalação da equipe.Sua torcida e diretores estão ansiosos por este dia e pelo resultado da partida,Sua mãe ,esposa,filhos,pais e amigos rezam e torcem incondicionalmente por você.O grande dia chegou e a hora da partida também.
Sua equipe já está aquecendo em quadra, a arquibancada do ginásio de esportes está lotada.Todos lhe observam enigmáticos como se quisessem lhe dizer,mudar algo em sua equipe antes do grande momento.Eles acham ,pelos olhares lançados,você inseguro demais ou calmo demais ou nervoso demais ou calado demais,enfim, se perguntam,embora sem emitir uma só palavra, se você é exatamente a pessoa certa no lugar certo,se vai dar conta do recado.
Você no banco e a seu lado, os companheiros de sempre, o médico, o massagista, o supervisor ultimando os detalhes da súmula.Seu diretor nervoso,o auxiliar técnico e o preparador físico voltando de dentro das quatro linhas após encerrar o aquecimento da equipe.A arbitragem se coloca,a mesa zera o cronometro e a partida vai começar.
Você Treinador como se pudesse parar o relógio do tempo, diz:
S T O P !!!!!! Parem tudo !!!!!!.
Todos no ginásio param e lhe observam.Você pergunta a cada uma das pessoas,desde seus companheiros e diretores até o último torcedor,inclusive seus atletas: Quanto você pagaria pelo meu lugar no banco.?????.Esta pessoa sentaria no meu lugar,com plenos poderes para mudar tudo,antes e durante a partida.Bastaria pagar por isto e você Treinador iria para arquibancada ver o jogo como torcedor,diretor,jornalista,curioso,sem nenhum compromisso,só o de se divertir ,xingar,criticar,berrar.
Aí, eu lhe pergunto: Sabe quantos comprariam seu lugar???
N I N G U É M !!!!!
Por ninguém é valente o suficiente para trocar de lugar com você naquele momento. Ainda que nada pagasse.
Moral da história: Seja você mesmo,com suas valentias,seus temores,dúvidas e virtudes.Prove a todo mundo que suas idéias na preparação do jogo eram as mais adequadas, por que você e sua comissão técnica é que estão ali no dia a dia com a equipe.Erre e acerte com sua vontade e sua determinação ,aprendendo cada lição que os jogos lhe ensinam.
Porque naquele momento, que o jogo está por começar, e durante a própria partida é solidão quase total e as pessoas em volta só vão saber algum tempo depois o que você já sabia alguns segundos,minutos antes.Só conseguirão reagir a sua reação, tomada instantes antes.Pense nisso.
COPA DA UEFA: BENFICA FAZ HISTÓRIA
Interviú Madrid 2-3 Benfica (após prolongamento)
Davi marcou o golo da vitória "encarnada" no tempo extra ante o detentor do troféu e deu o primeiro título à sua equipa, perante 9400 espectadores.
O Benfica venceu pela primeira vez a Taça UEFA de Futsal ao derrotar o Interviú Madrid, detentor do troféu, por 3-2, após prolongamento, depois do empate a dois tentos verificado no final do período regulamentar. O encontro realizado no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, entrou na história do futsal europeu pois registou o recorde de espectadores presentes numa partida das fases finais, 9400, registo que bateu os 6500 de 2005.
Numa repetição da final de 2004, ganha pelo Interviú, o primeiro aviso veio dos espanhóis, quando Betão rematou cruzado ao poste, antes de Marquinho inaugurar a contenda. O espanhol nascido no Brasil ganhou o duelo a Arnaldo, embalou rápido para o ataque, tirou Pedro Costa do caminho e rematou por entre as pernas do guarda-redes e Bebé à saída deste.
Amado negou bons ensejos a Arnaldo e César Paulo, antes de Joel Queirós ter sido travado em falta muito perto do limite da área, descaído para o lado direito, quando estava em boa posição de marcar. No livre correspondente, Ricardinho deu um pequeno toque para o lado e o pontapé fulminante de Joel, o seu 12º tento na presente edição da prova, que o tornou líder dos goleadores, só parou no fundo das redes de Amado.
O Interviú testou depois por várias ocasiões a atenção do guarda-redes do Benfica, embora César Paulo também tenha estado perto do golo quando fez mais um movimento de rotação antes de rematar fortíssimo para excelente desvio de Amado. A defesa “encarnada” quase pagava cara a desatenção, mas Borja errou o alvo na sequência de um lançamento longo.
Aos dois minutos e meio da segunda parte, os adeptos “encarnados” foram ao rubro quando o Benfica operou a reviravolta no resultado. Após receber um passe de Ricardinho, César Paulo aguentou a pressão e deixou a bola para trás à mercê do remate de Arnaldo ao ângulo superior esquerdo da baliza espanhola. Mas a resposta do detentor do troféu não demorou a chegar. Uma falha de marcação obrigou Bebé a sair até ao limite no lado direito da sua área, local onde Torras assistiu Betão que, com um precioso desvio de calcanhar, restabeleceu a igualdade. Esta podia ter ficado desfeita quando o remate de Schumacher, campeão mundial pelo Brasil em 2008, passou ao lado do alvo, embora tenha ainda batido na trave.
Com cinco minutos e meio por jogar, César Paulo surgiu diante de Amado e tentou fazer-lhe um chapéu, mas a bola bateu na barra e ninguém da formação da casa conseguiu a emenda. A poucos segundos do fim, Bebé defendeu os remates de Gabriel e Schumacher, obrigado a prolongamento de dez minutos.
Na primeira parte do período extra, Amado repôs a bola em jogo para a zona central mas Davi, exemplar durante todo o encontro na marcação a Betão, antecipou-se a toda a gente, embalou direito à baliza e rematou rasteiro para o 3-2. A trituradora “máquina verde” não se mostrou tão oleada como noutras ocasiões e pareceu ter acusado o tento, tendo visto ainda Pedro Costa e Ricardinho atirarem ao poste. Após o recomeço do prolongamento, Neto surgiu sempre como guarda-redes avançado nas jogadas de ataque da sua equipa, mas o espírito de entreajuda do "cinco" benfiquista revelou-se inexcedível e proporcionou a Portugal um feito inédito.
domingo, 25 de abril de 2010
NO SUFOCO, CORTIANA SUPERA O PEC
Em jogo realizado na noite deste sábado (24/4), em Farroupilha (RS), a Cortiana/AFF derrotou o Poker/PEC, de Petrópolis (RJ), por 3 a 2. A partida, que contou com um público pequeno na Associação de Desportos Saturno, foi válida pela Liga Futsal 2010 – principal competição do salonismo nacional.
O primeiro tempo no interior do Rio Grande do Sul foi equilibrado. Mesmo atuando fora de casa, o PEC não se intimidou e partiu pra cima do adversário gaúcho. Do outro lado, mesmo precisando da vitória para embalar no campeonato, a Cortiana começou apática em quadra.
Apesar do começo ruim, os comandados do técnico Tuca abriram o marcador com um belo gol do jovem pivô Ferrão, que iniciou o duelo no banco de reservas. Menos de um minuto depois, o time da casa vacilou na marcação e sofreu empate – gol do experiente pivô Vander Carioca.
Antes do intervalo, Vander, novamente ele, calou a torcida local ao estufar a rede do goleiro Danilo pela segunda vez na noite, virada do Poker/PEC em Farroupilha – 2 a 1, resultado do primeiro período.
No segundo tempo, a agremiação fluminense se fechou em sua quadra defensiva, mas não suportou a pressão da Cortiana, que chegou ao empate com o fixo Goda, e, ao terceiro gol, com Índião, aos 38min46, que fez sua estreia na Liga 2010 – 3 a 2, placar final.
Para o técnico da Cortiana/AFF, o time foi guerreiro. “Estamos trabalhando sob uma forte pressão, ocasionada por nós mesmos. Contamos com o retorno de alguns atletas que estavam lesionados e suspensos, mas faltou um pouco mais de tranquilidade a nós hoje. Felizmente melhoramos no segundo tempo e conquistamos a vitória”, declarou Tuca.
Esta foi a primeira vitória da Cortiana na décima quinta edição da Liga Futsal. Em quatro jogos, o time somou quatro pontos. Já o PEC, soma cinco pontos em quatro partidas.
FONTE: CBFS
sexta-feira, 23 de abril de 2010
COPA DA UEFA: REENCONTRO DE VELHOS CONHECIDOS
Benfica 8-4 Luparense C/5
A equipa da casa deliciou os adeptos presentes no Pavilhão Atlântico ao garantir o reencontro com o Interviú numa repetição da final de 2004.
O Benfica está de volta à final da Taça UEFA Futsal
O Benfica chegou pela segunda vez à final da Taça UEFA de Futsal ao bater o Luparense C/5 por 8-4 na segunda meia-final da prova, realizada esta sexta-feira, em Lisboa, num encontro em que Ricardinho e Joel Queirós, os melhores elementos em campo, marcaram três e quatro gols, respectivamente. Depois de ter perdido a decisão de 2004, disputada a duas mãos, diante do então denominado Boomerang Interviú, a formação da casa volta a defrontar os espanhóis na final de domingo, enquanto os italianos irão lutar pelo terceiro lugar com o Araz Naxçivan.
Os “encarnados” entraram bem no encontro e Arnaldo quase marcou em frente ao guarda-redes Miguel Weber, após lançamento lateral de Pedro Costa, mas ao terceiro minuto uma má reposição de Weber permitiu a intercepção de Joel Queirós. O pivo colocou rapidamente o esférico em Arnaldo, este devolveu-o a Joel antes de marcar dentro na área, isto depois da a partida ter estado interrompida durante cerca sete minutos por falha no marcador do tempo de jogo.
A resposta do Luparense surgiu célere e, praticamente de seguida, os italianos empataram quando na conclusão de uma boa troca de bola quando Carlos Chilavert assistiu Humberto Honorio, momentos antes de nova intercepção do Benfica, desta feita por parte de Ricardinho, terminar com o camisola 10 a dar vantagem à formação da casa após passe de Joel. Vampeta, melhor marcador da presente edição da prova com dez golos e recordista de golos num só jogo, oito, deixou para trás o marcador directo no corredor esquerdo mas o seu desvio à saída de Bebé saiu a rasar poste.
Aos dez minutos, o brasileiro Davi negou o golo ao compatriota Nuno, após defesa incompleta do guardião “encarnado, numa jogada de contra-ataque de dois para um por parte do Luparense. Pouco depois, o treinador do Benfica, André Lima, pediu o primeiro desconto da partida e, antes de Bebé lançar-se autenticamente ao chão para tirar a bola aos pés de Danieli, Joel deu expressão ao maior domínio benfiquista, ao não desaproveitar novo roubo de bola, desta feita por César Paulo a Honorio, num remate cruzado da esquerda ao poste mais distante.
Após desconto de tempo para o Luparense, a equipa de Sito Rivera reentrou a pressionar agressivamente mais à frente e como corolário reduziu a diferença, por Vampeta. Nuno cruzou rasteiro da direita, à segunda, e o brasileiro naturalizado italiano aproveitou a desatenção defensiva e empurrou sem problemas à boca da baliza. No final da etapa inicial, numa altura em que os ânimos aqueceram no rectângulo de jogo entre os jogadores, César Paulo podia ter levado o Benfica mais descansado para o intervalo após excelente troca de bola, mas permitiu a defesa de Weber, que esteve novamente em destaque do canto subsequente, a remate de Ricardinho.
A segunda metade não podia ter começado melhor para o Benfica. Decorridos pouco mais de 30 segundos, uma diagonal de Joel para a direita provocou desequilíbrio na defesa do Luparense, embora para o golo, na sequência do pontapé do pivot português, tenha contribuído sobremaneira o desvio nas pernas de Arnaldo. E foi então que chegou a magia de Ricardinho. Após ultrapassar Calvo como quis e ver Weber sair até ao limite da área, o ala fez um chapéu sobre o guardião que levou a bola a bater na trave e ressaltar para os pés de Davi, que, à boca da baliza, levou ao delírio a imensa massa adepta “encarnada” presente no Pavilhão Atlântico.
A vantagem de três tentos fez o Benfica desacelerar o ritmo e permitiu ao Luparense criar perigo, embora Bebé tivesse respondido sempre à altura. Joel podia até ter feito o sexto do Benfica e o seu terceiro numa noite acertada do jogador “encarnado”, antes de Nuno e Baptistella acertarem nos dois postes da baliza de Bebé, numa altura em que o treinador do Luparense arriscou e colocou Calvo já jogava como guarda-redes avançado sempre que os italianos atacavam.
A sorte voltou a bafejar o Benfica num remate de Honorio que bateu na trave e depois no poste. Com cinco minutos por jogar, Nuno fugiu à marcação e rematou para o desvio de Baptistella em cima da linha de golo. Mas qualquer ensejo de recuperação foi negado logo depois, quando Joel, sempre ele, passou entre os oponentes e viu o seu remate parar em Ricardinho que, calmamente, fez o seu quarto da noite, momentos antes de um erro defensivo de Honorio permitir a Arnaldo mais uma explosão de alegria no bem composto pavilhão da capital ao empurrar para a baliza deserta. César Paulo ainda fez o oitavo com um belo golo à saída do guarda-redes adversário, antes de um pontapé de Calvo bater em Zé Maria e entrar nas redes benfiquistas.
FONTE: UEFA
COPA DA UEFA: INTERVIÚ QUEBRA RESITÊNCIA DO ARAZ
Araz Naxçivan 2-5 Interviú Madrid
O Araz aguentou até perto do fim, mas três gols nos derradeiros minutos colocaram os espanhóis na final.
Luís Amado marcou um dos gols do Interviú
O Interviú Madrid, detentor do troféu, apurou-se para a final da Taça UEFA de Futsal, ao derrotar o Araz Naxçivan por 5-2 na primeira partida das meias-finais, disputada esta sexta-feira em Lisboa, realizada antes de o Benfica receber o Luparense Calcio C/5. O Araz correu sempre atrás do prejuízo e apenas dois gols na parte final da partida, de Betão, do guarda-redes Luís Amado e de Daniel quebraram a resistência dos estreantes. Nota para Serjão, do Araz, que viu um cartão amarelo perto do final, falhando assim o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, no domingo.
A equipe espanhola assumiu as despesas iniciais da partida frente a uma formação inicial composta por cinco internacionais da selecção do Azerbaijão que chegou às meias-finais do Europeu de Futsal realizado este ano, também treinada pelo brasileiro Alesio. Após Betão tentar surpreender o experiente guarda-redes do Araz, Andrey Tveryankin, num remate de calcanhar e de costas para a baliza, Serjão fugiu bem ao marcador directo e desferiu um violento pontapé já dentro da área, mas viu Luís Amado negar-lhe o gol.
Sempre a fazer valer o seu poder físico, apesar de evidenciar pouca velocidade, Serjão voltou a criar perigo pouco depois, antes de Amado, um dos três jogadores do Interviú vencedores da Taça UEFA de Futsal por três vezes (Schumacher e Daniel são os outros), anular um rápido contra-ataque de Felipe.
Betão, e novamente Felipe, viram o guardião espanhol defender as respectivas tentativas, mas a resistência dos homens do Azerbaijão quebrou aos dez minutos, quando Jordi Torras colocou a formação de Jesús Candelas a vencer. Borja simulou o remate à baliza num livre direto, mas colocou a bola no lado direito para o remate de primeira com o pé esquerdo de Torras, sem hipótese para Tveryankin, de 43 anos.
Pouco depois, o empate esteve perto quando Biro Jade ganhou nas alturas, enquadrou-se com a baliza mas rematou por cima. Alesio pediu o primeiro desconto de tempo do encontro aos 15 minutos e, logo a seguir, viu a sua equipa desperdiçar excelente ensejo para chegar à igualdade, quando Serjão não aproveitou uma bola de ressalto que caiu a meia altura na zona frontal e rematou torto.
A “máquina verde” espanhola ia fazendo valer a experiência, mas o Araz, presente pela primeira vez na “final four” da prova, empatou a contenda a dois minutos do intervalo. Felipe marcou um canto rasteiro ao segundo poste e Biro Jade, mesmo perante a oposição contrária, atirou cruzado e bateu Amado.
O lance de perigo inicial da segunda metade pertenceu a Biro Jare, mas não demorou muito até o Interviú voltar a faturar numa jogada de insistência. O pontapé de Schumacher, campeão mundial pelo Brasil em 2008, bateu na muralha defensiva do Araz mas ficou à mercê de Gabriel e este não perdoou. No entanto, o Araz aproveitou uma clara desatenção da defesa espanhola para voltar a igualar.
Felipe marcou um canto rapidamente e Serjão, sem marcação, rematou com êxito. O conjunto de Alesio acreditou Biro Jade surgiu sozinho perante Amado mas o guarda-redes voltou a provar por que é considerado um dos melhores jogadores mundiais na sua posição. Aos dez minutos, Borja apareceu isolado perante Tveryankin mas o guardião defendeu e, logo a seguir, o mesmo Borja falhou a emenda à boca da baliza.
O Interviú pressionou mais, mas uma perda de bola no seu ataque proporcionou um contra-ataque rápido que Serjão desperdiçou sozinho frente a Amado. Mas a seis minutos do final, o campeão europeu voltou novamente para a frente, num lance começado num canto e levou a bola a passar pelos quatro jogadores de campo antes de Betão, assistido por Gabriel, rodopiar e bater Tveryankin fazendo o esférico bater ainda na parte de dentro do poste direito.
Amado negou à segunda o pontapé à queima-roupa de Biro Jade e o Araz acreditou e depois do segundo desconto de tempo pedido por Alesio, Biro Jade passou a atuar como guarda-redes avançado, mas o guarda-redes do Interviú, Amado, recolheu um mau passe contrário aumentou a vantagem com um remate desde a área espanhola, antes de Daniel fechar a contagem a passe de Betão no derradeiro minuto.
FONTE: UEFA
quinta-feira, 22 de abril de 2010
COPA DA UEFA: ARAZ DESAFIA O INTERVIU
Alesio acredita que o Araz Naxçivan pode derrotar o Interviú Madrid, detentor da Taça UEFA de Futsal, lembrando aos seus jogadores que "os favoritos nem sempre ganham", na véspera da meia-final.
Alesio treinador do Araz Naxçivan
Em plena contagem decrescente para a meia-final da Taça UEFA de Futsal com o Interviú Madrid, detentor do troféu, o treinador do Araz Naxçivan acredita que a sua equipa pode explorar os pontos fracos do adversário.
Os líderes do campeonato do Azerbaijão têm dominado a modalidade no seu país nos últimos anos, mas Alesio disse ao UEFA.com que está à espera de muito mais dificuldades quando o Araz defrontar a forte equipa espanhola no Pavilhão Atlântico. "Claro que será um jogo extremamente duro, mas temos um plano para surpreender aqueles que pensam que o vencedor já está encontrado", afirmou. "Dito isto, esperamos que o nosso adversário imponha o ritmo do jogo, e isso irá criar-nos problemas".
Estrela do passado do futsal brasileiro, Alesio tem ganho reputação enquanto treinador e, aos 41 anos, espera causar uma grande surpresa em Lisboa, tal como fez no Campeonato da Europa, na Hungria, em Janeiro, quando levou o Azerbaijão às meias-finais. "As pessoas podem pensar que já ficamos felizes por estarmos aqui, mas eu não me sinto assim", explicou. "Vamos defrontar as melhores equipas nesta prova, incluindo os campeões europeus, mas sabem que mais? Os favoritos nem sempre ganham e é isso que digo todos os dias aos meus jogadores".
Apesar de estar a conseguir resultados inconstantes em Espanha, o Interviú chega à capital portuguesa como grande favorito a levantar o troféu pela quarta vez, mas primeiro terá de bater uma equipa do Araz capaz de provocar uma surpresa. "Temos visto com atenção os jogos que eles perderam no campeonato espanhol. Claro que jogarão aqui com uma mentalidade diferente, mas temos reparado em alguns pontos fracos", acrescentou Alesio. "Agora, vamos jogar e ver o que acontece".
Entretanto, Jesús Candelas, treinador do Interviú, comentou com muita calma as incidências da prova que vai decorrer em Lisboa.
Em declarações ao UEFA.com, o técnico admitiu que só vai conhecer o seu primeiro adversário quando começar o jogo. "Podem ver-se todos os vídeos do Mundo de uma determinada equipa e obter-se todas as estatísticas necessárias, mas até que se comece a jogar não se sabe o que se vai encontrar", referiu.
Candelas descreveu o ambiente que se vive na equipa espanhola como "o que tem de ser antes de um torneio desta importância" e acrescentou que a experiência de vitórias será um factor importante na meia-final. "Temos de manter a concentração porque este é um jogo de vencer ou morrer, mas os nossos jogadores têm consciência de que estão a fazer história no clube, pelo que isso não será um problema."
FONTE: UEFA
EM JOGO EMOCIONANTE, PEC E ACBF FICAM NO EMPATE
Vander foi autor de 2 gols
Mesmo atuando fora de casa, o Carlos Barbosa (RS) fez uma excelente apresentação no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ), e empatou com o Poker/PEC (RJ) nesta terça-feira (20/4), em 4 a 4. O jogo foi válido pela Liga Futsal 2010.
Apesar da vantagem no primeiro tempo, o time gaúcho foi surpreendido pela postura ofensiva do PEC no segundo tempo e deixou escapar os três pontos na casa do adversário. A ACBF segue sem vencer na décima quinta edição da competição nacional.
Com uma postura bastante ofensiva, a agremiação gaúcha de Carlos Barbosa foi superior durante quase todo primeiro período, quando praticamente não deu espaço em quadra para o time da serra fluminense.
Acuado, o PEC sentiu a força do atual campeão da Liga Futsal e sofreu dois gols antes mesmo do intervalo. Em dois erros seguidos do adversário, Leandrinho e Jé colocaram a ACBF em vantagem no marcador.
Nos instantes finais da etapa, os comandados do técnico Paulo Mussalem continuaram no ataque e fizeram 4 a 0 no placar, com um gol contra do ala Alvim e outro do pivô Sinoê. Vander Carioca, que iniciou o duelo no banco de reservas, diminuiu para o time da casa.
Sem se abater com o resultado momentâneo, o Poker/PEC acertou a marcação no intervalo e partiu pra cima do time laranja no segundo tempo. Aos 28min48, o ala Silva, de 23 anos, concluiu com precisão para anotar o segundo tento da equipe da casa.
Vander Carioca, em noite iluminada, marcou seu segundo gol na partida, o terceiro do PEC. O gol animou a torcida local, que tentou empurrar o time rumo ao empate, o que de fato ocorreu, já que Silva também anotou seu segundo tento na noite e igualou o placar em Petrópolis – 4 a 4, fim de partida.
Esta foi a primeira vez que o filho de Vander, Sandro, de 10 anos, viu o pai jogar pessoalmente, já que o pivô estava atuando há nove anos fora do Brasil e o filho só o acompanhava pela TV. O jogador era só alegria após a partida.
"Estes gols foram para ele, que é pé-quente. O time mostrou um espírito de reação que é importantíssimo na Liga, diante de um time muito forte. Ganhamos um ponto na raça e na qualidade", disse o craque, destaque do PEC na partida
segunda-feira, 19 de abril de 2010
INVICTOS, PEC E ACBF SE ENFRENTAM NESTA TERÇA - FEIRA
Poker/PEC (RJ) e Carlos Barbosa (RS) se enfrentam nesta terça-feira (20/4) pela Liga Futsal 2010. O confronto, marcado para as 19h15, será disputado no ginásio da UCP, em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Invictos na décima quinta edição da Liga Futsal, fluminenses e gaúchos prometem fazer um confronto equilibrado nesta terça, sem favorito. Jogando em casa pela segunda vez na competição nacional, o PEC busca sua segunda vitória, já que venceu o Macaé Sports (RJ) por 2 a 1 e empatou com a Zaeli, de Umuarama (PR), em 1 a 1.
De acordo com o técnico Faisal Saab, o elenco tem evoluído e mostrado sua qualidade. “É o segundo jogo do time e já senti que o entrosamento melhorou muito. É com a bola rolando que a gente vê a qualidade da equipe. Faltou muito pouco para que conseguíssemos a vitória no último jogo, em Umuarama”, destacou o comandante do Poker/PEC.
Atual campeão da Liga, o Carlos Barbosa disputou apenas uma partida no campeonato deste ano. Nessa, a equipe do técnico Paulo Mussalem ficou no empate (0 a 0) contra o Atlântico Uri Erechim (RS). A partida foi realizada na casa da ACBF.
Enquanto a agremiação gaúcha ocupa a décima quinta posição na tábua de classificação com um ponto ganho, o Poker/PEC soma quatro pontos e está na quinta colocação geral do campeonato nacional.
FONTE:CBFS
domingo, 18 de abril de 2010
UMUARAMA E PEC FICAM NO EMPATE
Zaeli/Gazin/Penalty e Poker/PEC ficaram no empate por 1 a 1, em duelo realizado na noite deste sábado (17/4), em Maria Helena (PR), no ginásio Emir José Trentini. A partida, válida pela segunda rodada da Liga Futsal, marcou o primeiro empate das duas equipes nesta edição da Liga Futsal.
As duas equipes chegaram aos quatro pontos e seguem na ponta de cima do campeonato. Os doze primeiros colocados avançam para a segunda fase da Liga Futsal, após as equipes se enfrentarem em turno único, todos contra todos, na primeira etapa do campeonato.
No jogo desta noite no interior paranaense, os fluminenses abriram o marcador aos 4min13, quando Juninho mandou para as redes. Os mandantes empataram com Jorge Alex, cobrando pênalti, aos 14min31. No restante do confronto prevaleceu o equilíbrio. As duas agremiações criaram chances de balançar as redes, mas o placar permaneceu inalterado.
“Na Liga Futsal, independente de jogar dentro ou fora de casa, sempre enfrentaremos grandes equipes. Por isso, quanto mais pontos nós somarmos é importante para uma futura classificação”, comentou Boni, capitão da equipe de Umuarama.
Pelos lados do Poker, o pivô Juninho considerou justa a igualdade. “O Umuarama cresceu muito. Sofremos uma pressão muito forte na segunda etapa. Estão de parabéns as duas equipes e o empate ficou de bom tamanho para o que foi o confronto”, decretou o autor do único tento da equipe da serra fluminense.
O Zaeli/Gazin/Penalty protagonizará o duelo de abertura da terceira rodada, na segunda-feira (19/4). Os paranaenses enfrentam a Malwee/Cimed, às 19h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), com transmissão ao vivo do SporTV. Os petropolitanos jogam em casa, no ginásio da UCP, diante da Intelli/Orlândia, na terça-feira (20/4), às 19h15.
FONTE: CBFS
sexta-feira, 16 de abril de 2010
RICARDO LUCENA: O TREINADOR GENIAL E GENIOSO
Foram apenas pouco mais de três meses de convívio com este treinador que possuía duas facetas bem marcantes: o seu temperamento forte e explosivo e o seu intelecto acima da média.
Ahhh... não poderia deixar de citar que o Lucena era o rei das frases de efeito. Impressionte como o cara tinha a habilidade de se expressar tão bem, ora usando uma linguagem didática e ao mesmo tempo científica (muitas vezes fundindo a cuca de alguns jogadores...rsrs !), ora tirando da cartola frases hilárias, recheadas de gírias, mas que cabiam para aquele determinado momento.
Uma das mais famosas dizia que "barata esperta não atravessa o galinheiro." Ou seja, não atravesse a bola pelo meio da quadra.
Vou citar outras famosas:
"Passarinho que acompanha morcego, dorme de cabeça pra baixo."
"quer virar super-herói? coloca a capa do Batman !"
Por várias vezes eu tinha que me segurar no vestiário para não dar gargalhadas. O problema que o homem ficava bravo com a equipe e danava a soltar suas pérolas. O Carlão, nosso massagista, um negão de quase dois metros, me olhava e abaixava a cabeça para não rir também. Eu morria de medo pois o treinador lógico que pensaria que estávamos faltando com o respeito. Mas não era isso. Era engraçado mesmo.
O Ricardo Lucena era um estudioso ferrenho do Futsal. Era de seu costume ficar até de madrugada assistindo vídeos ou montando treinos para o dia seguinte. Aliás, seus treinos eram de altíssimo nível, sempre exigindo não só a parte física do atleta como o raciocínio rápido também.
Seu temperamento era difícil. Quem o conhecia há mais tempo tinha maior facilidade e aceitava melhor algumas situações. Eu confesso que no início fiquei um pouco assustado com suas mudanças de humor. Mas no fundo o Lucena era um cara de bom coração e um treinador muito competente e vitorioso.
Infelizmente o Lucena faleceu vítima de câncer. O Futsal perdeu um dos seus maiores estudiosos e um dos seus grandes treinadores. Na minha opinião perdeu um pouco do seu lado folclórico e alegre também.
Espero que esteja descansando em paz.
EL POZO MURCIA SE PROCLAMA CAMPEÃO DA LIGA REGULAR DEPOIS DA VITÓTIA SOBRE MARFIL SANTA COLOMA
O Brasileiro Vinicius em ação pelo El Pozo
O El Pozo Murcia Turística se coroou de forma matemática, campeão da Liga regular sobre o Marfil Santa Coloma (3-1), em uma partida muito complicada.
A ÚLTIMA CONVERSA (BLOG DO ZEGO)
Vendo uma foto em alguns sites da modalidade onde os senhores Aécio Borba e Álvaro Melo (este dirigente de beach soccer também ??) posavam sorridentes ao lado dos senhores João Havelange e Ricardo Teixeira, fez-me refrescar a memória e retornar no tempo precisamente 21 anos atrás.
Estava eu sentado observando uma partida de futebol de salão em São Paulo quando vi surpreso adentrar ao ginásio o senhor Havelange na frente, sendo seguido por Januario D"alessio, Aécio Borba, Vicente Piazza e Ciro Fontao de Souza. Confesso aquilo me provocou um sentimento de profundo mal estar mesclado inclusive com uma certa dose de indignação. Afinal, atirar á sarjeta anos de sacrifício e colocar cegamente o futuro desta modalidade nas mãos do senhor Havelange era, no mínimo, um passo de total insensatez e algo impensável um ano atrás onde tínhamos consciência da necessidade da modalidade ser livre. Era o ano de 1990 e a justificativa (oficial) para essa mudança absurda de rumo foi a de sermos olímpicos 1992, nas olimpíadas de Barcelona.
O jogo então passou a ser secundário e as quase 100 pessoas presentes ao ginásio apenas tinham olhos naqueles senhores, dirigentes, os quais conversavam alegremente como se fossem velhos e "confiáveis" amigos. Em um dado momento, deteve-se adiante de mim o Sr. Aecio Borba e fixou em minha direção um olhar de quem buscava um dialogo. Minha atitude não foi cortez, confesso hoje arrependido, pois simplesmente virei de lado inconformado. Deveria, hoje digo arrependido, haver colocado minha revolta de forma educada, mas colocado com firmeza, não tendo aquela reação de pouca educação.
Alguns anos mais se passaram quando tive conhecimento que o senhor Januario D"alessio padecia de grave enfermidade e assim sendo decidi-me por ligar-lhe e dar uma palavra de animo, apesar de nossas divergências esportivas. Havia ainda entre nós, laços de amizades ainda que com alguns traumas latentes e presentes. Surpreendeu-me a forma carinhosa como tratou-me e senti um tremor de alma quando me disse, ao finalizar nossa ultima conversa, "Não esmoreça jamais, que o futsal um dia vai ser grande outra vez". Dias mais tarde, faleceu solitário. Hoje em dia a FIFA, com argumentos vários, impede a disseminação da modalidade entre a juventude e apenas algunas pouquíssimos países, com certa autonomia, promove competições de base os quais existiam em abundancia na FIFUSA. Um esporte sem crianças sobrevive, caros amigos, mas vegetando sem razões, sem finalidade social.
Portanto, senhores Aécio Borba e Sr. Lozano, presidente da Liga nacional de futbol sala, os senhores sabem sobejamente que nem o senhor Villar, nem Havelange, podem fazer algo por nós e dessa forma, seja porque eles não desejam ou não o deixam, nada farão. Ninguem é imortal, todos nos um dia teremos de estar adiante de Deus, com nossos erros e acertos. Pergunto diretamente olhando fixamente nos olhos do Sr Lozano e Sr Aécio: È essa a herança que vão deixar aos que aqui ficarem???? Um esporte sem meninos e meninas e vivendo de "promessas eternas impossíveis de se cumprirem"....?? Pouco importa a Deus essas fotos senhores, alias em nada lhe agradara, não se orgulhem delas...
FONTE: BLOG DO ZEGO
UMUARAMA SE PREPARA PARA ENFRENTAR O PEC
O Zaeli/Gazin/Penalty busca mais uma vitória na sequência da Liga Futsal 2010 na noite deste sábado (17/4), quando irá enfrentar o time do Poker/PEC, em confronto marcado para as 20h15, no ginásio Emir José Trentini, em Maria Helena, cidade próxima de Umuarama, no interior paranaense.
A partida será uma possibilidade para que o Umuarama retome seu rumo, já que a equipe vem de um tropeço na disputa do Campeonato Paranaense de Futsal. Jogando em Maria Helena, o time foi derrotado pelo Ciagym/Maringá pelo placar de 5 a 3, um revés difícil de se engolir, de acordo com o técnico Jarico.
Nesta sexta-feira o grupo realizou trabalho tático pela manhã e à tarde no ginásio Emir Trentini, em parte da preparação para encarar o Poker. Jarico quer uma postura diferente da apresentada contra o Cyagim. “Temos que buscar o resultado sem facilitar tanto a vida do adversário, que foi o que ocorreu contra o Maringá. E isso não pode mais acontecer", disse.
O time fluminense, por sua vez, vem de vitória diante do Macaé na estreia por 2 a 1 e agora pensa somente na partida contra o Zaeli. A delegação sabe que o jogo será difícil, com avalia um dos destaques do time, Rodriguinho.
“O adversário é perigoso, tem tradição em Liga e o jogo é na casa deles. Mas a nossa preparação tem sido intensa e o pensamento é só de vitória. Temos de repetir a atuação da estreia, contra o Macaé. Tivemos paciência para esperar e executar as jogadas. Atenção é fundamental”, destaca o ala. O Poker deverá entrar em quadra com Rennan; Cupim, Rodriguinho, Alvim e Vander Carioca.
FONTE: CBFS
quinta-feira, 15 de abril de 2010
EQUIPE DE FUTSAL BRASILEIRA É ASSALTADA E MALTRATADA NA ARGENTINA
Único representante brasileiro no Pan-americano de Clubes, o Ford Club, de São Bernardo do Campo, passou por maus momentos na cidade Argentina de Mendoza, sede da edição de 2010, segundo fontes
Após ser hospedada em um hotel inicial, a delegação teve que se descolar a outro, pois as instalações não correspondiam a, no mínimo, três estrelas, o que estava acordado no regulamento.
No entanto, ao tirar a primeira impressão do novo local, os jogadores avistaram um rato no local. Apesar da falta de higiene, a delegação optou por ficar no estabelecimento pelo horário avançado e por ser melhor do que o anterior. O episódio foi o primeiro da série de crueldades que viriam durante a semana.
No dia seguinte, depois de tomar o café da manhã com uma hora de atraso, a equipe foi treinar em um ginásio próximo e, ao voltar, foi surpreendida com o sumiço de parte dos pertences dos atletas.
Iniciou-se então um processo lento de investigação com a presença da polícia portenha. No decorrer da apuração dos fatos, os brasileiros fizeram contato com o consulado brasileiro em Mendoza e solicitaram a presença de um representante que pudesse auxiliar durante este lamentável processo. A vice-cônsul Cláudia Maria de Liz Koche prontamente se dispôs a comparecer.
Com o conflito armado, o Ford Club passou a ser maltratado, principalmente, com a distribuição de refeições escassas, como uma coxa de frango no almoço, um alfajor e um copo de leite no café da manhã e poucas panquecas no jantar.
Apesar dos obstáculos, a equipe venceu a partida de estreia ante o clube chileno Futsi por 8 a 2. No segundo embate, para enfrentar a equipe anfitriã, o Regatas de Mendoza, o time verde-amarelo recebeu mais um "presentinho": o fim do fornecimento de água para os vestiários. Cansados física e emocionalmente, os brasileiros perderam por 7 a 1 e, ficaram distantes da classificação, já que que terão que vencer o próximo duelo por uma vantagem de sete gols.
Humilhado, o clube de São Bernardo do Campo pretende ir à Justiça contra a organização do torneio, que em nenhum momento ofereceu qualquer suporte, e ao hotel. Para isso, almeja a ajuda de órgãos diplomáticos nacionais.
FONTE: Gazeta Press
sábado, 10 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
VANDER MARCA E POKER/PEC GARANTE VITÓRIA SOBRE O MACAÉ
Vander novamente em ação no Brasil
Na estreia de Vander Carioca em jogos oficiais pelo Poker/PEC, o time não decepcionou e venceu o Macaé por 2 a 1, nesta terça-feira (6/4), no ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis, em jogo válido pela primeira rodada da Liga Futsal 2010. Vander Carioca marcou o primeiro gol da equipe serrana, com Bruno ampliando no segundo tempo. Bartolo fez o gol dos visitantes.
Depois de nove anos sem jogar em competições nacionais, havia uma grande expectativa em torno da participação do pivô Vander. E ele não decepcionou. Logo aos quatro minutos, o atleta deixou sua marca, em uma bola que Alvim entrou pela diagonal e deu o passe preciso para que o pivô marcasse, na saída do goleiro Diogo.
Apesar do gol do time da casa, a partida continuou equilibrada. O Macaé, que foi dominado no início, cresceu a partir da metade do primeiro tempo e conseguiu o empate, com Bartolo, após jogada trabalhada.
No segundo tempo, o Poker/PEC voltou pressionando o adversário e conseguiu o segundo gol, com Bruno. O Macaé ainda apelou para a tática do goleiro-linha, com Jorginho atuando como o quinto homem de linha. No fim, o time da casa comemorou a vitória na estreia pelo placar de 2 a 1.
Vander Carioca, autor do primeiro gol da partida, comentou o resultado. “Em uma estreia, é sempre muito importante vencer. Mais importante ainda é vencer jogando bem. O grande segredo do Poker/PEC é a força do grupo, uma mistura valiosa de jogadores novos com os mais rodados”, disse o experiente pivô, logo após o jogo.
FONTE: http://www.cbfs.com.br/
POKER/PEC ESTREIA COM VITÓRIA NA LIGA 2010
A equipe do Poker/PEC, enfrentou nesta noite chuvosa a equipe do Macaé, o jogo foi muito disputado, a equipe da casa abriu o placar com o estreante Vander Carioca aos 04:53, a equipe da Região dos Lagos descontou com Bartolo de pênalti aos 13:10, no segundo tempo Bruno fechou o placar a favor da equipe Petropolitana aos 33:13.
O próximo adversário do Poker/PEC é a equipe do Zaeli/Umuarama no Paraná, no próximo dia 17, enquanto o Macaé enfrenta o Diplomata/Cascavel em Cascavel no dia 17.
QUADRA DA CASA DE ESPAÑA(RJ) É PARCIALMENTE DESTRUÍDA POR CAUSA DAS CHUVAS
Local receberia jogos da Superliga no próximo dia 13; jogos serão adiados
A quadra de futsal da Casa de España, no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, foi atingida por um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas durante a madrugada.
O local, que receberia o jogo Botafogo/Casa de España x Ifran/Magnólia no dia 13 pela Super Liga Futsal Rio, terá seus jogos tansferidos.
- Ainda não nos reunimos para determinar o novo local dos jogos, mas a quadra está interditada. Aconteceu durante a noite e o fundo da quadra precisará passar por reforma no telhado - afirmou Roberto Ponte, coordenador geral de futsal da Casa de España.
A diretoria da Super Liga de Futsal ainda não decidiu se vai adiar o início da competição, marcada para quinta-feira.
PEC ENCARA O MACAÉ EM JOGO CERCADO DE EXPECTATIVAS
Vander Carioca
Poker/PEC e Macaé Sports se enfrentam nesta terça-feira (6/4), às 19h15, no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ). O jogo marca o retorno do pivô Vander Carioca, depois de nove anos afastado da principal competição do futsal brasileiro, eleo volta a jogar a Liga Futsal atuando pelo time petropolitano.
Nesta competição, Vander sempre teve ótimo desempenho. Foi campeão em 1997, com o Atlético/Pax de Minas; terceiro colocado em 1998, com o Iate/Kaiser; e vice-campeão em 1999, com o Rio/Miécimo. Além disso, foi o artilheiro em 1997, com 36 gols, sendo o terceiro jogador que mais gols marcou em uma única edição da Liga, superado apenas por Manoel Tobias, em 1999 (52 gols), e Lenísio, em 2000 (50 gols). A última Liga em que atuou foi a de 2001, pelo Vasco.
Se todos querem ver Vander em ação novamente no futsal brasileiro, o próprio jogador não se mostra menos ansioso. Ele também parece com fome de gols e quer que a hora do confronto chegue logo. “A expectativa é muito grande. Estava contando os minutos para que chegasse logo o primeiro jogo. É uma expectativa positiva, a adrenalina é sempre muito grande na estreia. Espero ver a casa cheia, com a torcida comparecendo, sentindo mais de perto o carinho que tenho recebido aqui em Petrópolis”, revela.
Mas, apesar de toda a expectativa sobre Vander Carioca, o Poker/PEC tem um adversário duríssimo pela frente. O Macaé estava afastado das competições oficiais, mas montou uma grande equipe e promete dificultar as ações do time de Petrópolis. Vander garante que a equipe está atenta. “Macaé é um bom time, bem treinado. É uma rivalidade que já existe há algum tempo e que agora aumenta naturalmente. Afinal, são os dois representantes do Rio na Liga”, explica.
Outro estreante em jogos oficiais, o técnico Faisal Saab mostra confiança para este primeiro jogo comandando o Poker/PEC. “A energia do grupo está muito boa para a estreia. Estamos nos preparando há algum tempo e chegou a hora de ver isso na prática. É um jogo em casa, contra um adversário difícil e de qualidade.”
domingo, 4 de abril de 2010
SP É BICAMPEÃO DO BRASILEIRO DE SELEÇÕES SUB 20
Contagem (MG) - A seleção de São Paulo se sagrou bicampeã do Campeonato Brasileiro Masculino de Seleções, categoria sub-20. Os paulistas chegaram ao feito depois de vencer Santa Catarina na decisão por pênaltis no torneio, pelo placar de 4 a 2, após empate em 4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, em confronto realizado na manhã deste domingo (4/4), em Contagem (MG).
A partida foi muito disputada e somente decidida nos pênaltis quando São Paulo converteu todas as suas quatro penalidades, enquanto Santa Catarina perdeu duas cobranças. O destaque ficou por conta de Franklin, que marcou três gols a favor de São Paulo na decisão.
Com menos de dois minutos de partida os goleiros Tanque e Deivid, de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente, já haviam realizado duas difíceis defesas em finalizações adversárias. Isso mostrou que a partida final seria movimentada e cheia de opções ofensivas.
E assim o foi desde o princípio. Quem acabou marcando primeiro foram os paulistas, em grande jogada de Arthur pelo meio de quadra. Ele se livrou de dois marcadores e deu um passe milimétrico para Franklin, que ficou cara a cara com o goleiro Deivid. Com um leve toque ele deslocou o arqueiro catarinense e abriu o placar.
Santa Catarina respondeu em jogada de Jamur pela esquerda de ataque. Ele recebeu perto da linha lateral e bateu cruzado para o gol. A bola explodiu no travessão da meta paulista e saiu para lateral. No ataque seguinte, por parte de São Paulo, Vitinho recebeu no meio e mandou uma bomba, para grande defesa de Deivid.
O goleiro catarinense, porém, não conseguiu a defesa depois que Franklin chegou livre pela direita e chutou forte, marcando o segundo gol paulista na decisão. Depois de algumas tentativas de reação, os catarinenses descontaram. Em cobrança de falta pelo meio, a bola foi rolada até Diego que bateu cruzado, marcando o primeiro gol catarinense.
Mas a reação catarinense foi ofuscada pelo terceiro gol paulista. Em jogada ensaiada na cobrança de falta, a bola passou pelos pés de dois atletas até chegar a Franklin, que marcou seu terceiro gol na decisão, terceiro de sua equipe. Santa Catarina não desistiu e chegou ao seu segundo gol. Moreno recebeu na esquerda, se livrou da marcação e bateu forte, diminuindo a contagem.
Na segunda etapa de jogo a partida foi mais estudada, com as duas equipes buscando espaço para chegar ao gol, mas sem se descuidar da defesa. E quando o gol parecia não querer sair, em um lance fortuito, os paulistas chegara ao quarto gol. Em lançamento pelo alto a bola chegou até Ximbinha que desviou de cabeça e ampliou a vantagem de sua equipe.
Santa Catarina continuou bem e logo descontou novamente. Em grande jogada pela direita de ataque, Dian Luka passou por dois marcadores e cruzou para Rafa que bateu bem para o gol e marcou o terceiro gol catarinense. No final, faltando três minutos, Santa Catarina passou a usar o goleiro-linha para atacar. A tática deu certo, pois faltando um minuto para o fim Jamur empatou o jogo.
Tempo extra
Na prorrogação Santa Catarina foi melhor nos primeiros minutos e por pouco não marca o gol em duas oportunidades. A pressão se seguiu, mas o goleiro Tanque estava bem e evitou o gol uma vez mais no primeiro tempo. Na segunda etapa o jogo permaneceu o mesmo e a decisão foi para os pênaltis, onde São Paulo venceu por 4 a 2.
FONTE: CBFS
FONTE: CBFS
BANHO DE IMERSÃO REALIZADO EM ATLETAS (CRIOTERAPIA)
A técnica de banho de gelo, ou o de imersão, vem sendo muito usada no desporto.
A palavra Crioterapia deriva do grego (Krios) que significa Frio e Terapia (tratamento). Ou seja, refere-se ao tratamento através do frio.
O uso da crioterapia (através de banho de gelo) produz anestesia, analgesia, diminui o espasmo muscular, induz ao relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e diminui o metabolismo.
A temperatura da água utilizada nos banhos de imersão varia de -1º C a +5º C. Utilizamos sempre esta técnica após a atividade física, durante um período de cinco a sete minutos.
O banho de imersão em água com gelo é muito utilizado em provas de Fast Triathlon, onde ao término de cada bateria, o atleta se dirige à uma banheira e fica imerso em água com gelo. Esta é uma óptima técnica para recuperação muscular e prevenção de algum tipo de dor, através dos efeitos causados pelo gelo.
É muito importante levar em conta que, quando aplicada a imersão nos pés, é possível que haja uma isquemia na ponta dos dedos e que não se sinta a ponta dos mesmos, além de também diminuir a circulação de sangue local. Isso ocorre porque temos poucas terminações nervosas nessas partes do corpo. Por isso, uma boa solução para esse problema é colocar uma luva cirúrgica na ponta dos dedos.
De entre os resultados possíveis, podemos citar:
- Benefícios como o aumento da amplitude de movimento.
- Diminuição da tensão muscular.
- Relaxamento.
- Analgesia (Ausência de sensibilidade a dor)
- Melhoria na circulação.
- Absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões
- Incremento na força e resistência muscular.
- Equilíbrio e propriocepção na redução do tônus muscular.
- Diminuição do espasmo muscular.
- Reduz o edema e hematoma.
Em que situações podemos utilizar a Crioterapia?
- Traumatismos mecânicos;
- Dores cervicodorsolombares;
- Processos infecciosos;
- Edemas pós-traumáticos.
- Espasmos musculares;
- Artroses;
- Lesões periarticulares: tendinites, bursites;
- Alguns pós operatórios (ex: artroplastia total do joelho).
Assinar:
Postagens (Atom)