sexta-feira, 23 de abril de 2010

COPA DA UEFA: INTERVIÚ QUEBRA RESITÊNCIA DO ARAZ

Araz Naxçivan 2-5 Interviú Madrid
O Araz aguentou até perto do fim, mas três gols nos derradeiros minutos colocaram os espanhóis na final. 
Luís Amado marcou um dos gols do Interviú

O Interviú Madrid, detentor do troféu, apurou-se para a final da Taça UEFA de Futsal, ao derrotar o Araz Naxçivan por 5-2 na primeira partida das meias-finais, disputada esta sexta-feira em Lisboa, realizada antes de o Benfica receber o Luparense Calcio C/5. O Araz correu sempre atrás do prejuízo e apenas dois gols na parte final da partida, de Betão, do guarda-redes Luís Amado e de Daniel quebraram a resistência dos estreantes. Nota para Serjão, do Araz, que viu um cartão amarelo perto do final, falhando assim o jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, no domingo.

A equipe espanhola assumiu as despesas iniciais da partida frente a uma formação inicial composta por cinco internacionais da selecção do Azerbaijão que chegou às meias-finais do Europeu de Futsal realizado este ano, também treinada pelo brasileiro Alesio. Após Betão tentar surpreender o experiente guarda-redes do Araz, Andrey Tveryankin, num remate de calcanhar e de costas para a baliza, Serjão fugiu bem ao marcador directo e desferiu um violento pontapé já dentro da área, mas viu Luís Amado negar-lhe o gol.

Sempre a fazer valer o seu poder físico, apesar de evidenciar pouca velocidade, Serjão voltou a criar perigo pouco depois, antes de Amado, um dos três jogadores do Interviú vencedores da Taça UEFA de Futsal por três vezes (Schumacher e Daniel são os outros), anular um rápido contra-ataque de Felipe.

Betão, e novamente Felipe, viram o guardião espanhol defender as respectivas tentativas, mas a resistência dos homens do Azerbaijão quebrou aos dez minutos, quando Jordi Torras colocou a formação de Jesús Candelas a vencer. Borja simulou o remate à baliza num livre direto, mas colocou a bola no lado direito para o remate de primeira com o pé esquerdo de Torras, sem hipótese para Tveryankin, de 43 anos.

Pouco depois, o empate esteve perto quando Biro Jade ganhou nas alturas, enquadrou-se com a baliza mas rematou por cima. Alesio pediu o primeiro desconto de tempo do encontro aos 15 minutos e, logo a seguir, viu a sua equipa desperdiçar excelente ensejo para chegar à igualdade, quando Serjão não aproveitou uma bola de ressalto que caiu a meia altura na zona frontal e rematou torto.

A “máquina verde” espanhola ia fazendo valer a experiência, mas o Araz, presente pela primeira vez na “final four” da prova, empatou a contenda a dois minutos do intervalo. Felipe marcou um canto rasteiro ao segundo poste e Biro Jade, mesmo perante a oposição contrária, atirou cruzado e bateu Amado.

O lance de perigo inicial da segunda metade pertenceu a Biro Jare, mas não demorou muito até o Interviú voltar a faturar numa jogada de insistência. O pontapé de Schumacher, campeão mundial pelo Brasil em 2008, bateu na muralha defensiva do Araz mas ficou à mercê de Gabriel e este não perdoou. No entanto, o Araz aproveitou uma clara desatenção da defesa espanhola para voltar a igualar.

Felipe marcou um canto rapidamente e Serjão, sem marcação, rematou com êxito. O conjunto de Alesio acreditou Biro Jade surgiu sozinho perante Amado mas o guarda-redes voltou a provar por que é considerado um dos melhores jogadores mundiais na sua posição. Aos dez minutos, Borja apareceu isolado perante Tveryankin mas o guardião defendeu e, logo a seguir, o mesmo Borja falhou a emenda à boca da baliza.

O Interviú pressionou mais, mas uma perda de bola no seu ataque proporcionou um contra-ataque rápido que Serjão desperdiçou sozinho frente a Amado. Mas a seis minutos do final, o campeão europeu voltou novamente para a frente, num lance começado num canto e levou a bola a passar pelos quatro jogadores de campo antes de Betão, assistido por Gabriel, rodopiar e bater Tveryankin fazendo o esférico bater ainda na parte de dentro do poste direito.

Amado negou à segunda o pontapé à queima-roupa de Biro Jade e o Araz acreditou e depois do segundo desconto de tempo pedido por Alesio, Biro Jade passou a atuar como guarda-redes avançado, mas o guarda-redes do Interviú, Amado, recolheu um mau passe contrário aumentou a vantagem com um remate desde a área espanhola, antes de Daniel fechar a contagem a passe de Betão no derradeiro minuto.
FONTE: UEFA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário