quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

LIGA FUTSAL 2012: EQUIPE DE JARAGUÁ COMEÇA A TOMAR FORMA PARA A LIGA FUTSAL 2012




GIAN FOI CONTRATADO DO UMUARAMA (PR)

Pouco a pouco vai ganhando forma o elenco que irá representar a Associação Desportiva Jaraguá na Liga Futsal de 2012. Do grupo atual, Xoxo, Felipe, Jedson, Dian, Jonas e Erick devem renovar. Alguns atletas serão aproveitados no elenco sub20 e os demais negociam suas situações.


O técnico será Renato Vieira, valorizado e credenciado pela boa campanha da equipe na temporada. Ele será auxiliado por Augustinho Ferrari e pelos demais integrantes da atual comissão técnica. De momento, a ADJ busca um preparador físico.
Entre as contratações já anunciadas estão o goleiro Gian (26, ex-Umuarama); os pivôs Elisandro (25, ex-São Paulo), Genário (25, ex-Intelli) e Willian (24, ex-Intelli); o fixo Lucas (25, ex-Copagril) e o ala Mello (22, ex-São Paulo).
“Será um time jovem, guerreiro, que dificilmente perderá jogos em casa”, adianta o dirigente Carione Pavanello. “Nosso objetivo inicial é ficar entre os 16 melhores e classificar para a segunda fase. A partir daí, vamos ver no que dá”, analisa. Os atletas se apresentam para a pré-temporada em fevereiro.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MERCADO DA BOLA: PENTA NACIONAL, FERRETTI DEIXA SANTOS E ACERTA COM JOINVILLE


Ferretti decidiu voltar ao Sul para dedicar mais tempo para a família
Apesar de ter sido campeão da Liga Futsal 2011 pelo Santos, o técnico Fernando Ferretti não permanecerá na Baixada. O pentacampeão nacional acertou, nesta terça-feira, seu retorno ao Estado de Santa Catarina, onde ficará à frente da Joinville. A apresentação será na quarta.
Ferretti, que trabalha simultaneamente na seleção do Paraguai, cansou de levantar troféus quando treinava o extinto Malwee, de Jaraguá do Sul (SC). Em 2011, aceitou conduzir o time paulista em sua temporada de estreia e, depois de outro triunfo na carreira, decidiu voltar ao Sul do País para dedicar mais tempo à família.
"Fiquei contente com o convite e o projeto da Krona. É uma equipe de investimento que pode se desenvolver ainda mais. Nesses 35 anos atuando como treinador, nem sempre fiquei com a família. Agora chegou a hora de voltar para casa", explicou.
Até o momento, a equipe catarinense trouxe dois nomes importantes para fortalecer o elenco: o goleiro Tiago, da Seleção Brasileira, e o pivô Keke, artilheiro da última Liga Futsal. Ambos estavam no São José dos Campos.
Além do fato de voltar a Santa Catarina, a situação favorável da Krona também contribuiu para a escolha de Ferretti. O time acaba de conquistar a Taça Brasil, torneio mais tradicional do Brasil, e, por consequência, ganhou o direito de disputar o Sul-Americano de Clubes em 2012.
"O título recente da Taça Brasil vai ajudar no trabalho para 2012. Acompanhei os jogos da equipe na competição e fiquei muito feliz com o resultado, que só veio a confirmar a seriedade do projeto", disse

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MERCADO DA BOLA: JÉ ACERTA TRANSFERÊNCIA PARA O FUTSAL IRANIANO

Jé atuou em 49 jogos e marcou 27 gols pelo Santos

Peça fundamental do Santos nas conquistas da Liga Nacional e da Copa Gramado, além do vice-campeonato do Paulista, o pivô Jé está de malas prontas para o exterior. O santista acertou sua transferência para o Foolad Mahan, do Irã.

Em sua passagem pelo Santos FC, o jogador marcou 27 em 49 jogos. Além disso, Jé foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez atuando com a camisa do Peixe. Com o time verde-amarelo, o pivô levantou as taças da Copa América e do Torneio da China.

“Estou indo por causa de uma oportunidade única, mas quero voltar em breve. Fiz muitos amigos aqui e tenho um carinho imenso por todos. Foi, sem dúvida, um grande ano”, disse o atleta, que assinou contrato com os iranianos até o fim de março do próximo ano

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MERCADO DA BOLA: CONFIRMADO TRÊS SAÍDAS EM CARLOS BARBOSA

Tostão não deve renovar seu contrato para a temporada 2012


Além do ala Leandrinho, que nesta quarta-feira foi anunciado como novo reforço da equipe do Krona/Joinville para a temporada 2012, outros dois jogadores já estão confirmados na lista de saída do vice-campeão da Liga Futsal 2011.

O Carlos Barbosa ainda não se pronunciou a respeito, mas o clube não deve renovar o contrato de Tostão, multi campeão com a equipe laranja. Outro saída, esta já confirmada é a do fixo Carlinhos, que já divulgou que irá atuar no futsal russo.

MERCADO DA BOLA: COPAGRIL ACERTA COM ALA AMADEU

Ala Amadeu (à direita) é mais um que vai integrar a equipe em 2012


Dando sequência à formação da equipe para a temporada 2012, o Supervisor Técnico da Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal, Eduardo Santana anunciou na manhã desta quinta-feira (01/12) mais uma contratação. Trata-se do ala canhoto, Amadeu que atuou na temporada 2011 pelo Poker/Pec de Petrópolis do Rio de Janeiro.

Amadeu Fernandes da Silva Sobrinho tem 21 anos, é natural do Recife (PE), além de artilheiro do Campeonato Sergipano de 2009 pela equipe do Moita Bonita Futsal (SE), o atleta tem em seu currículo também o campeonato pernambucano Sub 20, campeonato sergipano, Circuito Sergipe, além título Sul-Americano conquistado com a Seleção Brasileira de Futsal Sub 20 em 2010.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MERCADO DA BOLA: QUINZINHO ACERTA COM COPAGRIL NO LUGAR DE LÉO OLIVEIRA

O Goleiro Quinzinho se apresenta nesta quarta-feira (30)


No início da tarde desta terça-feira (29/11), o supervisor da Copagril/Faville/Dalponte MCR Futsal, Eduardo Santana, confirmou a contratação do goleiro Quinzinho para a temporada 2012. José Joaquim Dutra Junior, o Quinzinho, é natural de Florianópolis (SC) tem 27 anos e atuou na temporada 2011 defendendo as cores do SPFC/Marília/Construban.

Bi Campeão Catarinense em 2009 e 2010 pelo Krona Futsal de Joinville, Quinzinho acumula títulos nacionais e internacionais, como o Sul-Americano conquistado em 2002 e 2004 com a Seleção Brasileira Sub-20 e o Torneio do Egito conquistado em 2003 com a Seleção principal.

O goleiro chega com muita vontade ao time paranaense:

_“Gosto de novos desafios e procuro estabelecer metas para minha vida. Jogar em uma grande equipe, que vem ganhando espaço no cenário nacional assim como é a Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal é um grande desafio e uma honra para mim, agora só penso em ajudar essa equipe a alcançar as metas estabelecidas para 2012”, comentou.

O atleta também exaltou a oportunidade de jogar junto com jogadores que são destaque no futsal nacional e que atuam na seleção brasileira, como Gadeia e Dyego. Quinzinho chega a Marechal Cândido Rondon na manhã de quarta-feira (30/11) para assinar contrato e conhecer a cidade, e deverá ser apresentado a diretoria da Copagril e da AACC

terça-feira, 29 de novembro de 2011

LIGA FUTSAL 2012: UMA GRANDE INTERROGAÇÃO PAIRA SOBRE O FUTURO DA EQUIPE DE UMUARAMA


Umuarama – A equipe de melhor campanha na competição está fora da briga pelo título da Série Ouro. E a derrota do Gazin/Umuarama para o São Lucas/Paranavaí no sábado, pode trazer consequências ainda mais graves do que a dolorida eliminação, que protelou mais uma vez o sonho do tricampeonato.

Uma série de reuniões ao longo da semana irão definir o futuro da equipe, e não está descartada a hipótese de Umuarama ficar de fora da Liga Futsal em 2012, optando por um time “caseiro” para disputar o Estadual sem maiores pretensões.

Sem garantias de um suporte de patrocínio para a próxima temporada, a diretoria da Associação de Futsal de Umuarama (Afsu), que se reuniu ontem à noite, se reúne hoje com os jogadores e começa a definir a situação de quem deixa a cidade. A operação “desmonte” parece iminente.

O retrospecto da temporada não é de todo ruim. Afinal a equipe conquistou o terceiro lugar da Copa Sul Americana de Futsal, que disputou pela primeira vez em 2010, ficou em 10º lugar na Liga Futsal, que reúne as melhores equipes nacionais, e foi campeã da fase final dos Jogos Abertos do Paraná, subindo para a divisão A no próximo ano.

Mas o baque da derrota para o Paranavaí foi grande. Ninguém na cidade imaginava que o time ficaria de fora da final, antevendo-se dois jogos históricos contra o Cascavel, com a possibilidade de conquistar o tri em cima do tricampeão Cascavel, que agora é considerado favorito contra o Paranavaí e pode chegar ao tetra, isolando-se no quadro dos campeões da elite do futsal do Paraná.

Pesa também o fato da equipe ter fracassado na temporada passada, quando deixou a Liga precocemente e acabou fora da final do Estadual, quando perdeu para o Guarapuava jogando em casa na semifinal.

"Incompetência"

Contra o São Lucas no sábado, com o ginásio lotado e a torcida empurrando o tempo todo, o Gazin/Umuarama fez uma de suas piores partidas na temporada. Mostrou um futsal apático, sendo suplantado por um adversário que "mordeu" o tempo todo, que teve mais vontade e competência para matar o jogo, chegando de forma inédita e merecida à final.

O próprio técnico Fernando Malafaia reconheceu ao final da partida que faltou competência à sua equipe. Mas não se deve retirar os méritos do São Lucas/Metais Pevilon, que ganhou por 3 a 2 com méritos.

O final de temporada que ninguém esperava deixa tudo agora em compasso de espera. O presidente Nil Romeiro, que prefere não falar neste primeiro momento, reclama de um passivo na casa dos R$ 200 mil e da indefinição de apoio para 2012.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MERCADO DA BOLA: TIAGO ACERTA COM JOINVILLE



Após uma campanha vitoriosa na extinta Malwee/Jaraguá do Sul, o goleiro Tiago, eleito melhor do mundo da posição em 2008, retornará ao Estado de Santa Catarina na temporada 2012. O atleta, atualmente no São José, acertou, nesta quinta-feira, com a Krona/Joinville/Dal Ponte.

A apresentação oficial será apenas em janeiro do ano que vem. Do time do Vale do Paraíba virá também o pivô Keké, vice-artilheiro da Liga Futsal 2011.

Tiago admitiu que a questão geográfica pesou em sua escolha. "Já conheço a região e minha família está adaptada. A cidade de Joinville foi um dos motivos pela transferência", afirmou. Em 2011, o goleiro, que é tetracampeão nacional, vestiu as camisas do Gazpron, da Rússia, e do São José, onde permanecerá até o final do ano. No interior de São Paulo, levou a equipe da cidade até as quartas de final da Liga, quando parou no São Caetano/Corinthians/Unip.

O arqueiro - que foi hexacampeão do Grand Prix no mês de outubro, com a Seleção Brasileira - foi convocado, junto do santista Djony, para disputar dois amistosos contra a Costa Rica em dezembro.

Por falar nisso, ele almeja um bom trabalho no time catarinense para garantir presença no grupo que representará o País na Copa do Mundo do ano que vem, na Tailândia. "O elenco da Krona é qualificado e vai ficar ainda mais forte. Dentro da seriedade do projeto, resolvi acertar para tentar crescer junto com a equipe. O planejamento é pensando também na preparação para o Mundial", disse.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LIGA FUTSAL 2012 : VANDRÉ SERÁ O TREINADOR DA HIPPER FREIOS/UNISUL


Após um período de trabalho muito proveitoso na equipe da Acesc/Capivari, e de chegar na semifinal do Catarinense de Futsal pela equipe, Vandré acerta com a Hipper Freios/Unisul e comandará a agremiação tubaronense em 2012.

Como jogador sua carreira é incontestável, foi multicampeão e jogou em grandes equipes do cenário mundial no futsal, além de vestir a camisa da Seleção Brasileira em algumas oportunidades. O treinador já teve uma boa passagem pela Unisul como jogador e agora retorna para buscar o mesmo sucesso que obteve atuando em quadra, agora fora das quatro linhas, comandando um plantel.

No primeiro ano como treinador, assumindo a equipe de Capivari de Baixo, Vandré não titubeou, e com a ajuda de um bom grupo de jogadores, conseguiu chegar na semifinal da Divisão Especial, sendo eliminado numa partida emocionante nos penaltis. Agora o treinador quer dar seguimento em seu trabalho e buscar bons resultados também na equipe de Tubarão.

"A minha expectativa em assumir a equipe da Hipper Freios/Unisul é a melhor possível e quero retribuir a confiança que a direção está tendo em mim com bons resultados. Vou trabalhar muito para que a ADU (Associação Desportiva Universitária), tenha um ano de 2012 de conquistas", comentou o treinador.

FONTE: http://www.unisulfutsal.com/2011/11/vandre-sera-o-treinador-da-hipper.html?spref=fb

LIGA FUTSAL 2012: INTERNACIONAL ESTA DE VOLTA, COM PROMESSA DE TIME FORTE PARA A LIGA



Campeão mundial, sul-americano, brasileiro e com oito taças da Série Ouro gaúcha, o futsal do Inter está de volta. Desta vez, porém, terceirizado, sem custos para o clube. A convite da Federação Gaúcha de Futsal, o Inter voltou à Série Ouro - e, em abril, deverá disputar a Liga Futsal. Uma empresa bancará o time que, conforme o contrato a ser assinado em uma semana, terá folha salarial de até R$ 120 mil (no mesmo nível dos principais times da Liga). Jarico, multicampeão com a ACBF, deverá ser o treinador. O vice de assuntos especializados do Inter, Luciano Davi, e o coordenador do Projeto Aprimorar, Ortiz, ex-craque do futsal colorado e da Seleção Brasileira, indicarão os principais reforços.

- Será um time de primeira linha. Não correríamos o risco de expor a marca Inter com uma equipe fraca - comentou Davi.

Em 2004, o futsal do Inter foi fechado porque dava um prejuízo mensal de R$ 50 mil. Agora, há a previsão de lucro. O clube terá percentuais sobre os novos patrocínios na camisa (limpa, sem os anúncios do time de campo), além de buscar novos sócios no Interior, onde o futsal é forte.

- A partir de uma grande equipe de futsal poderemos aumentar o quadro social. Estamos de olho nisso - disse Davi.

O Inter deverá mandar os seus jogos no Tesourinha. O Gigantinho, cuja quadra será reformada, será utilizado apenas em grandes finais

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MERCADO DA BOLA: PROPOSTA SUPERIOR TIRA LÉO OLIVEIRA DA COPAGRIL


Léo Oliveira,um dos principais jogadores da Copagril, vai jogar na Unisul na próxima temporada


O presidente da Associação Atlética Cultural Copagril, Jaime Vilani, divulgou nesta terça-feira (22) que o goleiro Léo Oliveira não é mais atleta da equipe paranaense. Considerado um dos principais nomes da equipe e com boas atuações pela Seleção Brasileira nesta temporada, o goleiro recebeu uma proposta irrecusável da Unisul e no ano que vem vai atuar em Tubarão (SC).

_ “O Léo Oliveira recebeu uma proposta muito boa da equipe de Santa Catarina e não temos como cobri-la. Ele foi liberado e vamos buscar outros nomes para substituí-lo. Já listamos algumas opções de grandes goleiros e algum deles pode ser contratado”, revelou.

O ala Gadeia, outra das estrelas do time, não terá o mesmo problema, já que de acordo com Vilani, sua permanência na Copagril Futsal já está definida, além do ala, outros jogadores do elenco do técnico Marquinhos Xavier devem renovar seus contratos ainda nesta semana, mas alguns podem seguir o exemplo de Léo Oliveira:

_ “Nesta semana estamos conversando com todos os jogadores. Alguns têm propostas de outros clubes, outros serão liberados, enfim, mas nosso objetivo é manter a base”, ressalta.

Sobre contratações, o presidente preferiu não adiantar nomes, tendo em vista que ainda existem competições em andamento:

_“É difícil contatar algum atleta e divulgar nomes com competições em andamento. Precisamos ter este cuidado e é preciso primeiro deixar os campeonatos terminarem”, concluiu

MERCADO DA BOLA: DEPOIS DE CINCO ANOS, ARIEL DEIXA A UNISUL



Após cinco anos defendendo a equipe da Hipper Freios/Unisul, de Tubarão (SC), o fixo Ariel anunciou neste início de semana que irá deixar o clube catarinense, porém, ainda não revelou sua nova equipe, o que acontece em breve, de acordo com o blog do jogador (http://www.arielfutsal.com/).

O atleta vindo de Agrolândia (SC) realizou 212 partidas com a camisa da Unisul e marcou mais de 100 gols. Pela agremiação de Tubarão disputou competições importantes, como a Liga Futsal e Campeonato Catarinense

O jogador encerrou esse ciclo na equipe tubaronense com uma declaração emocionante, onde demonstrou que acima de tudo é um apaixonado pela cidade e pela agremiação:

_ "Primeiro agradeço a Deus pela oportunidade de ter me apresentado a cidade de Tubarão, onde tenho sido muito feliz ao lado de minha esposa. Depois agradeço à Unisul Futsal que me deu a oportunidade de poder carregar o nome dessa cidade por todo Brasil. Sou grato também a toda torcida tubaronense e aos amigos que fiz por aqui ao longo desses cinco anos vividos intensamente", Declarou.

LIGA FUTSAL 2012: VASCO PODERÁ DISPUTAR A PRÓXIMA EDIÇÃO DA LIGA FUTSAL




Em entrevista à Rádio Tupi no último sábado (19/11), um dos diretores da Super Liga Futsal Rio, Carlos Alexandre, e o diretor-executivo de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, falaram sobre a possibilidade do Vasco disputar a próxima Liga Futsal, principal competição da modalidade no Brasil:

Carlos Alexandre: "Com relação ao aspecto do Vasco na Liga, é um projeto do Vasco. Eu sei que está em andamento, com o objetivo do Vasco participar da Liga Nacional. O presidente Roberto Dinamite está avaliando essa possibilidade, o vice-presidente Mandarino, sua diretoria como um todo. Eu espero que o Vasco venha na Liga, porque se o Vasco vem na Liga Nacional, não tenho dúvida nenhuma de que o Rio demonstre uma pujança ainda maior no cenário nacional, colocando quatro clubes na Liga Nacional de Futsal."

Rodrigo Caetano: "Como o Carlinhos mesmo disse, ele apresentou um projeto, até porque ele tem história dentro do Vasco, na questão do futsal. Nós esperamos que a direção defina essa posição o mais breve possível, até porque um dos parceiros nossos na questão do material esportivo é parte interessada em que o Vasco volte a disputar a Liga. É de seu interesse também. Ou seja, vem a conciliar os interesses daqueles que nos apoiam. Espero que já na semana que vem se tenha uma definição em relação a isso. O projeto apresentado é viável, é auto-sustentável. É isso que o Vasco procura. Se vier, certamente vai atrair

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OFENDIDO POR FALCÃO NA FINAL, ÁRBITRO DE FUTSAL PRETENDE ENTRAR NA JUSTIÇA COMUN

Craque do Santos acusou juiz da decisão da Liga Futsal de ser "sem vergonha"



A briga entre o ala Falcão e o arbitro Gean Coelho Telles não terminou na noite desta terça-feira (15), com o encerramento das atividades no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa. Ofendido pelas declarações do craque após a primeira partida da final da Liga Futsal, o juiz pretende entrar com uma ação na Justiça Comum contra o jogador.


Após a vitória por 4 a 3 do time da casa sobre o Santos, Falcão fez um gesto dizendo que Gean havia roubado na partida. O arbitro então lhe mostrou o segundo cartão amarelo, o expulsando, de maneira que o atleta fica de fora do duelo decisivo da semana que vem. Revoltado, o jogador tentou chutá-lo e depois deu entrevistas dizendo que Gean estava mal intencionado, era “sem vergonha” e acrescentou:

- Não sei como ele olha para a família.

Por determinação da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) Gean não pode dar entrevistas, mas o presidente da Associação Catarinense de Oficiais de Futebol de Salão, Claudio Sebben, falou sobre as consequências do ato de Falcão:

- Ele pode tomar ainda suspensão de mais jogos e o Gean vai entrar na Justiça por tudo o que o Falcão falou, como aquelas coisas da família. Trata-se de um árbitro de ponta e de total confiança da Associação e da CBFS. Inclusive, ele vai para o Mundial da Tailândia (em 2012). É a nata de Santa Catarina e do Brasil.

Sebben contou ainda que ambos já tiveram problemas alguns anos atrás, “quando o Falcão estava começando a ser o Falcão”. De acordo com ele, o atleta costuma dar problemas para a arbitragem durante as partidas:

- Os rumores dizem por aí que o Falcão costuma folgar com os juízes e nenhum deles tem a confiança de metê-lo na rua. Veja só esse caso com o Gean, a repercussão que está tendo... os árbitros se sentem inseguros de fazer algo contra ele.

Na versão do juiz, Falcão tomou o primeiro cartão amarelo, aos 30 minutos de jogo, por ter se manifestado com deboche após falta de ataque marcada contra o Santos. Ao término do confronto, o jogador foi punido novamente com outro cartão e a consequente expulsão por ter feito o gesto ofensivo, contou Sebben:

- Aí ele se tocou do que fez e se desesperou. Tentou dar, como se diz no popular, um “coice na bunda” enquanto o Gean ia até a mesa para que a súmula não fosse fechada antes do cartão.

Santos e Carlos Barbosa voltam a se enfrentar na terça-feira (22). Para ficar com o título, o time paulista precisa vencer no tempo normal e na prorrogação. Em caso de empate no tempo extra, a disputa será nos pênaltis.

FONTE: R7


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: PORTUGUÊS GERARDO JOSÉ ROSA É O NOVO TREINADOR DO ZIR NUORO DA ITÁLIA


Está confirmada a presença de mais um português no futsal italiano. José Rosa, depois de ter passado algumas dificuldades na Polónia, com ordenados em atraso, já encontrou um novo rumo para a sua carreira, e já se encontra na Sardenha, Itália, desde dia 2 de Novembro a treinar a equipe do ZIR Nuoro da série B/E.

O técnico luso explicou que está confiante pelo projeto ser sério: "Após seis meses sem receber na Polónia, optei por dar prioridade a um projecto sério e aliciante como é o do Zir Nuoro, além de que a Sardenha é um local que me entusiasma. Sei que tenho uma missão difícil pela frente, mas acredito que temos todas as condições para conseguir a permanência, que é o nosso principal objetivo. O Zir Nuoro, equipe da Sardenha que compete na serie B, tem o objetivo de se salvar da descida de Divisão. Um cenário que não se afigura fácil, já que venceu apenas um dos sete jogos disputados, tendo perdido os restantes seis".

terça-feira, 8 de novembro de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: CAFÉ ACERTA NO IRÃ


Uma notícia muito interessante vem do mercado proveniente da Superleague Iraniana de Futsal, que parece agora aberto aos " grandes nomes " da etapa brasileira de futsal.

Conforme relatado há alguns dias no blog da Adriana Diniz é o Joinville e ex- Sporting CP Cafè está se juntando Foolad Mahan Esfahan para a temporada de Superleague atual iraniana.

Runner corrente até no campeonato, apenas atrás do líder Giti Pasand Esfahan (que apresenta o Xapa ex Benicarló, bem como o iraniano ícones Nazari e Shamsaee ) o clube persa top liderado por Mohammad Reza Saket está olhando para o título nacional e neste verão já chamado em outro craque absoluto como Ciço, a fim de atingir seus objetivos ambiciosos.

FONTE: FUTSAL PLANET

CORINTHIANS ACERTA COM CLUBE DA ARGETINA PARA REVELAR TALENTOS

O Corinthians vai ter uma espécie de filial na Argentina. Segundo o diário Lance!, o clube alvinegro fechou uma parceria com o Santa Fé Futbol Club, clube comandado por cinco ex-jogadores locais, entre eles Ameli, ex-São Paulo. A ideia dos brasileiros é usar a estrutura no país vizinho para captar bons jogadores em um futuro próximo.

De acordo com a publicação, o Corinthians vai assumir toda a gestão do pequeno clube, que tem estrutura comparável à de um grande brasileiro. São oito campos de treinamento no padrão Fifa, ginásio, sala de imprensa, consultório médico, restaurante e até um centro de psicologia.

Além de Ameli, Gabriel Amato, que teve uma passagem apagada pelo Grêmio, era um dos donos. Agora, o Corinthians vai decidir quem serão os novos membros da diretoria argentina do Santa Fé, que passará a se chamar Sport Club Corinthians Santa Fé e trocara o azul e vermelho atual para o uniforme preto e branco.

A ideia é captar jogadores argentinos com talento e recebê-los no Brasil. Além disso, no próximo ano o Santa Fé tentaria uma vaga nas divisões inferiores do futebol profissional da Argentina.

Esta não é a primeira parceria do tipo feita pelo Corinthians. Em 2009, o J. Malucelli, do Paraná, virou o Corinthians-PR, mas até agora deu apenas um fruto à matriz. Foram dois contratados desde então, sendo um deles o volante Jucilei, que chegou à seleção e hoje está no Anzhi, da Rússia

domingo, 6 de novembro de 2011

MORRE AZEITONA



Morreu na noite deste sábado (5) o supervisor Natanael Araújo, o Azeitona. Ele teve uma pancreatite aguda (inflamação no pâncreas), segundo informações postadas no Twitter por alguns jogadores.

"Ele estava em Foz do Iguaçu (PR) resolvendoalgumas coisas e de repente teve a pancreatite. Ele já tinha problemas no estômago e não resistiu à cirurgia" disse o goleiro Erick do Jaraguá.

Aos 47 anos, Azeitona dedicou grande parte da sua vida ao fustal. Passou por importantes clubes como EC Banespa, Corinthians, São José Futsal, Cortiana, São Paulo, Anápolis, entre outros.

"Eu só tenho a agradecer a ele por ter me ajudado no início da minha carreira no Corinthians, quando eu ainda era Juvenil. Ele acreditou muito no meu futebol e falou que eu iria ser um grande jogador", disse o ala Carlinhos (ex-Paulista/Cimentolit), que se prepara para estrear no futsal da Ucrânia.
No Twitter, diversos atletas e treinadores também lamentaram a morte do supervisor:



@Falcao12oficialAlessandro R. Vieira
Amigos do futsal,acaba de FALECER nosso amigo Azeitona,futsal de luto,pois todos nós somos amigos desse cara.

@VALDIN13VALDIN 13
##Futsal de luto##faleceu nosso irmão e amigo Azeitona, descanse em paz..

@lecofutsal08Leco
Meus sentimentos a família do Azeitona, grande profissional do #futsal. Parabéns pelo trabalho, Deus o abençoe. #futsaldeluto

@fabinhogomesfut
Meus sentimentos a familia do grande Supervisor de Futsal AZEITONA, que veio a falecer nesta noite..FUTSAL EM LUTO, SEM DUVIDA!!

@tttomateTOMATE
Um domingo de perda para o futsal , vá em paz amigo azeitona #futsaldeluto

@firmafutsal
FUTSAL de luto, valeu AZEITONA por sua dedicação e defesa total do nosso esporte, descanse em PAZ.

@goleirotiago
Valeu Azeitona, por todo apoio, dedicação e amizade! Descanse em paz! #futsaldeluto

@kleberrangel: Kleber Rangel
Amigo Azeitona faleceu, Que Deus abençoe e receba em sua mansão Celestial.

domingo, 30 de outubro de 2011

Falcão dispara contra o técnico da seleção de futsal

O ala Falcão não gostou nenhum pouco de ter ficado boa parte dos jogos do Grand Prix de Futsal no banco de reservas da Seleção Brasileira. O jogador não havia feito nenhum gol na competição e marcou apenas na prorrogação da final, contra a Rússia, no jogo que garantiu o título para os brasileiros.

Ao marcar o gol, Falcão foi até uma câmera de TV e desabafou: "O meu brilho ninguém tira, tem que me respeitar". O desabafo foi voltado ao técnico Marcos Sorato, responsável pela escolha de deixar o camisa 12 no banco por vários minutos. Em entrevista ao 'SporTV', Falcão explicou o ocorrido.

"Ele é o treinador e realmente decide. Decide certo, decide errado... Se ele achou, por opção, me deixar no banco durante a partida, respeito, mas não aceito. Não aceito pela história, por tudo que conquistei e por todo mundo estar jogando mal e você ser o culpado. Se eu estou mal, se dou contra-ataque, se perco gol, e todo mundo está jogando bem, criando as jogadas, eu vou aceitar e ficar quieto. O problema é que estava todo mundo mal naquela partida e eu fui o alvo, foi direcionado para mim", disparou.

Falcão revelou que ainda não conversou com Sorato depois da competição, mas disse que fez uma avaliação pessoal depois da competição: "Isso tudo me fez repensar por alguns momentos, hoje, quatro dias depois, estou mais tranquilo quanto a isso. Eu não quero ir para a seleção por ser o Falcão, pelo que eu fiz. Quero ir pelo que estou fazendo", concluiu.

A Seleção Brasileira de Futsal deve voltar às quadras no final de novembro, em um Desafio Internacional, sem adversário já definido. Este deve ser o primeiro reencontro entre Marcos Sorato e Falcão.

Marketing Esportivo: Penalty acerta com revelação do futsal


REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Em 21/10/11 as 16:18

A Penalty possui novo atleta patrocinado. Bateria, jogador de futsal que deixou Santa Catarina para jogar no Interviú/Movistar, equipe espanhola que já conquistou o Mundial cinco vezes, foi contratado pela fabricante de materiais esportivos brasileira.

O atleta será garoto-propaganda da marca na Espanha. "O reposicionamento da Penalty está amparado na legitimidade de sermos uma marca genuinamente brasileira de futsal", disse Roberto Estefano, presidente da Cambuci, detentora da marca, em nota.

A empresa já vem apostando no mercado espanhol para crescer internacionalmente, e o aporte reforça a estratégia. "Falar de Brasil e de futsal é falar da nossa raíz, da nossa origem", acrescentou o executivo, após assinar o contrato, na última quinta-feira (20).

Aos 20 anos, Bateria está disputando o primeiro Campeonato Espanhol da carreira e irá enfrentar o Barcelona no próximo sábado. "O contrato foi muito bom, pois irá envolver ações de marketing, fotos, vídeos, comerciais e muito mais", disse o atleta

FONTE: Maquina do Esporte

Futsal volta aos Jogos Pan-americanos em Toronto-2015


O futsal voltará a fazer parte do programa esportivo dos Jogos Pan-americanos em sua próxima edição em, Toronto em 2015. O anúncio foi feito neste sábado em Guadalajara, em evento realizado pelo comitê organizador canadense, que adiantou também a presença do golfe na competição continental.

O futsal figurou pela primeira vez no programa do Pan no Rio de Janeiro, em 2007, mas não foi mantido em Guadalajara. Há quatro anos, a Seleção Brasileira não teve dificuldades para derrotar seus adversários e ficou com a medalha de ouro, com cinco vitórias em cinco jogos, com 26 gols marcados e apenas três sofridos.

Outra novidade no programa do Pan em Toronto é o golfe, que também estará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano seguinte. O mesmo vale para o rúgbi, que faz sua estreia em Jogos Pan-americanos em Guadalajara e estará na edição carioca das Olimpíadas em 2016.

Apesar do anúncio realizado neste sábado, o programa esportivo final do Pan de Torono-2015 só será decidido no início do próximo ano, em uma reunião entre o comitê organizador canadense e a Organização Desportiva Pan-americana.

FONTE: PLACAR




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INTELLI CONTRATA ATLETA JAPONÊS

NAOKI, AGORA NA INTELLI, JÁ DEFENDEU A SELEÇÃO JAPONESA

O primeiro atleta estrangeiro a vestir a camisa alvigrená da ADC Intelli/Orlândia vem da província de Yamanashi, no Japão, famosa por ser o local que abriga o Monte Fuji.

Naoki Yokozawa foi contratado pelo time de Orlândia (SP) e estreou nesta terça-feira (18) na cidade de Luis Antônio, na goleada intelliana para cima de Serrana, pelo placar de 8 a 3, em partida válida pelo Campeonato do Interior.

O jogador foi utilizado pelo técnico Cidão no segundo tempo do jogo e já almeja fazer história pela equipe paulista:

_ “Meu sonho é ser um jogador que traz boas emoções ao torcedor da Intelli, meu objetivo é ser lembrado positivamente por aqui depois de minha passagem.” Disse

O reforço orlandino tem 35 anos, é canhoto e atua na posição de ala, mas ressaltou que se precisar também pode atuar de pivô, alias, Naoki realizou um curso a distância ministrado por um professor exemplar da posição:

_ “No Japão é imensa a gama de dvds com jogos de brasileiros e eu comprava muitos do Lenísio, tenho ele como ídolo, acredito que seja um dos maiores goleadores do mundo e assistia muitas vezes para tentar aprender algo.” Explicou

Mas se tratando de brasileiro, não foi apenas o pivô Lenísio que encantou Naoki. A culinária de nosso país também o deixou extasiado, porém, nada de complicações, o japonês se declara apaixonado pelo feijão e pela caipirinha.

Por outro lado, o churrasco, um chamariz para os estrangeiros que vem ao Brasil, não seduz o atleta. Há três anos ele optou por não mais ingerir carnes bovinas, suínas e de aves e por um motivo especial:

_ “Decidi assim por ser um atleta, como apenas peixes e inclusive cozinho também, me sinto bem assim, não posso engordar.” Se diverte

A preocupação de Naoki com a boa forma tem explicação. Ele é um dos poucos atletas japoneses que atuam fora do país, é reconhecido por lá por esse motivo e quer ser um exemplo para os que estão começando nesse esporte, além disso, espera mostrar aos seus conterrâneos que o melhor salonismo do mundo é brasileiro:

_ “Hoje meu povo adora o futsal espanhol, inclusive, o técnico da Seleção Japonesa é um espanhol, mas isso se deve ao fato de ter um jogador japonês atuando na Espanha, com minha vinda para a Intelli, espero que voltem a prestar atenção no futsal daqui, que na minha opinião, é sem dúvida o melhor do mundo.


A CARREIRA

Quando garoto, Naoki Yokozawa, era jogador de futebol society e de futebol de campo e sua primeira experiência no Brasil, em 1995, foi justamente para adquirir experiência no Santo André, equipe de futebol de campo da cidade de mesmo nome, no grande ABC paulista, onde permaneceu por seis meses.

De volta ao seu país, continuou praticando o futebol, até que aos 21 anos conheceu o futsal e nunca mais deixou de praticá-lo. Em seu primeiro ano na modalidade conquistou o Campeonato Japonês pelo PSTC Londrina, dois meses depois desembarcava novamente no Brasil, dessa vez em Cascavel (PR), onde atuou na equipe do Colônia Cascavel e fez parte do grupo campeão paranaense de 2003.

Em 2004 retornou ao Japão e as boas atuações na temporada daquele ano e em 2005 lhe renderam algumas convocações para a Seleção de seu país, mas até nesse momento a ligação com o futsal verde e amarelo ficou evidente, já que o técnico que o levou para o selecionado, foi o brasileiro Sérgio Sapo, que na ocasião dirigia a Seleção do Japão.

Embalado pelas convocações, o ala recebeu propostas para atuar na Tailândia e aceitou, mas não sem antes passar pelo seu segundo país, o Brasil, onde permaneceu por três meses, em um período de testes no time de futsal do São Caetano. Depois disso, em 2007, seguiu para a Tailândia, onde atuou em várias equipes ao longo de quatro anos, sendo a última, a Port Authority Of Thailand Football Club, que defendeu até o final de 2010.

BRASILEIRAS BRILHAM COM LUZ PRÓPRIA



As mulheres da Seleção Brasileira de futsal não devem nada mesmo a seus vitoriosos compatriotas do selecionado masculino. Os motivos são evidentes: após outra campanha cheia de brilho e contundência, a Canarinha conquistou o Campeonato Sul-Americano Feminino Venezuela 2011 e somou a quarta estrela regional em quatro torneios disputados.

As tetracampeãs continentais derrotaram a Argentina na decisão por um indiscutível 8 a 1, coroando um aproveitamento perfeito e monopolizando todos os prêmios individuais à disposição. O terceiro colocado foi o Paraguai , que derrotou a Venezuela por 4 a 2 na final de consolação. A seguir, o FIFA.com resume tudo o que aconteceu na cidade de Maracay, sede da segunda edição do campeonato que foi disputada fora do Brasil .

Domínio indiscutível

A equipe do técnico Vander não deixou margem a dúvidas: venceu os cinco jogos que fez, marcou a impressionante quantidade de 60 gols e sofreu apenas quatro. Além disso, superou o Paraguai , terceiro colocado, por nada menos do que 21 a 1, na maior goleada da história da competição. Como se fosse pouco, a Seleção só ficou em desvantagem no placar uma única vez, diante da Argentina na decisão. "Os números demonstram que fizemos um torneio muito bom, com pouquíssimos gols sofridos", observou o treinador. "Isso é fruto de um grande trabalho coletivo, que foi fundamental para a conquista do título."

A artilheira da competição foi a brasileira Lu, autora de 12 gols, seguida pelas compatriotas Vanessa, com nove, e Ju Delgado, com sete. O reconhecimento à melhor goleira foi entregue a Jozi, capitã da Seleção Brasileira. O selecionado também ficou com o prêmio de Fair Play. "Provamos mais uma vez que temos uma equipe vencedora, que conhece seus objetivos e sabe como consegui-los", concluiu Vander.

Um pódio e várias conclusões

O caminho da Argentina até a final também foi perfeito e começou com quatro vitórias em quatro partidas pelo Grupo A, incluindo uma fundamental sobre a Venezuela por 2 a 1. As atletas comandadas por Fernando Larrañaga demonstraram maturidade para derrotar o Paraguai na semifinal e chegaram até a abrir o marcador contra as brasileiras na decisão, apesar de a alegria ter durado pouco e elas terem caído diante da força das adversárias. Ainda assim, com um ataque equilibrado, liderado por Cintia Romano, Débora Molina e María Pía Gómez, que balançaram a rede quatro vezes cada uma, o selecionado alviceleste subiu ao pódio pela segunda vez em sua história, melhorando um degrau em relação ao terceiro posto de 2005.

O Paraguai nunca havia terminado entre os três primeiros e, apesar das duras derrotas para o Brasil e a Argentina , soube se recuperar na decisão do terceiro lugar e se impor diante da anfitriã por um apertado 4 a 2. Além disso, as paraguaias somaram um importante triunfo por 3 a 2 na fase de grupos contra a Colômbia, vice-campeã das duas edições anteriores.

A Venezuela foi outra seleção que não conseguiu manter o mesmo desempenho dos últimos torneios, já que havia terminado em terceiro lugar em 2007 e 2009. O tropeço diante da Argentina na primeira fase a obrigou a encarar o Brasil na semifinal, que ganhou facilmente por 10 a 0. Porém, o bom torneio que fizeram Nayre González, com seus três gols, e Yeremi Silva, com dois, serviu para minimizar a derrota para as paraguaias na última partida.

Entre outras notas positivas, vale a pena destacar a equatoriana Valeria Palacios, autora de seis dos sete gols de sua seleção, e a chilena Daniela Pardo, que marcou cinco. Em compensação, quem parece ter dado um passo atrás foi o Peru , que havia sido quarto há dois anos, mas agora terminou em último entre as nove seleções participantes.

FONTE: FIFA.COM

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FUTSAL PORTUGUÊS: JORGE BRAZ GOSTA DE "COISAS DIFÍCEIS"

O selecionador nacional de futsal gosta de grandes desafios e por isso escolheu a Itália como adversária para os dois jogos de preparação para o apuramento rumo ao Mundial2012, na Tailândia.

A seleção nacional está concentrada no Grande Porto, onde disputará os dois encontros particulares com a Itália, antes de começar a qualificação para o campeonato do Mundo. A equipa das quinas vai disputar a qualificação para o Mundial2012 em Coimbra, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, entre 15 e 18 de Dezembro.

Antes do primeiro treino, no Pavilhão Multiusos em Gondomar, Jorge Braz anteviu o encontro com os italianos, afirmando que espera tirar partido do melhor que a equipa italiana tem para oferecer.

«As expetativas são de aproveitar ao máximo, com rigor e concentração. Temos de aproveitar estes dois jogos para evoluir a potencializar algumas coisas essenciais para a fase de apuramento, fazendo isso sempre com qualidade», disse, esta segunda-feira, o selecionador nacional.

«A Itália é uma selecão fortíssima, com uma qualidade individual de top, mas o nosso objetivo foi sempre tentar com os melhores, gostamos de dificuldades, as coisas fáceis não ajudam a evoluir. Espero que a Itália esteja ao seu melhor nível para nos preocuparmos», acrescentou.

No último jogo de Portugal, com a Rússia, Jorge Braz mostrou-se muito descontente com os erros primários da sua equipa na primeira parte do segundo jogo: «É bom quando se identificam os erros e eles (jogadores) fizeram isso com a maior prontidão».

Pelas 17h30 de hoje, a equipa das Quinas fará o segundo treino no Centro de Congressos de Matosinhos.

Recorde-se que jogadores como Gonçalo Alves e Leitão não darão o seu contributo à formação lusa, devido a lesão.

Os encontros com a Itália estão agendados para esta terça-feira (18h30) e quarta-feira (20h15), em Gondomar e Matosinhos respetivamente.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MARKETING: CLÍNICA DENTÁRIA PATROCINA FUTSAL DO BENFICA


A rede de clínicas dentárias Smile Up resolveu investir no futsal de Portugal. A empresa fechou nesta semana uma parceria com a equipe do Benfica na modalidade, em acordo cujos valores são mantidos em sigilo.

O contrato inclui exposição da marca da Smile Up no peito da camisa do futsal do Benfica. Além disso, os sócios do clube terão uma série de vantagens e descontos nas clínicas da rede.

“É uma parceria feliz, que vai proporcionar muitos
sorrisos aos nossos torcedores”, projetou Carlos Lisboa, diretor-geral de futsal do Benfica, em entrevista coletiva.

A parceria entre Benfica e Smile Up tem validade de um ano. Detalhes sobre o investimento feito pela empresa não foram divulgados

 
 
 
 
 
 
FONTE: MAQUINA DO ESPORTE

terça-feira, 20 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL 2012: COLÉGIO LONDRINENSE PODE FAZER PARCERIA COM SÃO PAULO FC


O Colégio Londrinense pode firmar uma parceria com o São Paulo Futebol Clube para a disputa da temporada 2012 da Liga Futsal. Este ano, o Tricolor jogou em parceria com a cidade de Marília. Mas, o projeto não vai continuar com o município do interior paulista no próximo ano.

Os próprios dirigentes do São Paulo procuraram a direção da equipe londrinense para firmar a parceria. O São Paulo é detentor de uma das franquias da Liga Nacional. Já o Colégio Londrinense participou, pela primeira vez, este ano como convidado. E por isso não tem garantia de disputar novamente a Liga em 2012.

Portanto, esta parceria resolveria o problema das duas equipes. Os dirigentes do Colégio Londrinense ainda não confirmam esta possibilidade, mas as negociações estão em andamento e nos próximos dias deveremos ter a confirmação.

Seria uma estratégia de marketing interessante. Unir o futsal de Londrina com um grande clube do futebol brasileiro e que tem muita torcida em todo o Norte do Paraná.

Outra novidade da Liga Futsal 2012 será a presença do Flamengo. O clube carioca comprou uma das franquias e promete montar um grande time para brigar pelo título no próximo ano.


FUTSAL PELO MUNDO: UZBEQUISTÃO APRESENTA NOVO TÉCNICO



As negociações estavam em curso há algum tempo, mas tudo foi finalmente anunciado ontem. Josè Maria Pazos Mendes " Pulpis " é o novo treinador do Uzbequistão. Ele vai começar uma era espanhola, após a experiência anterior com o brasileiro Sergio Sapo, que rompeu de forma inesperada com a federação asiática, quando assinou com a equipe brasileira Poker/PEC/Petrópolis.

Como Pulpis, renunciou há algumas semanas de sua primeira tarefa com a Tailândia, o selecionador nacional está pronto para um novo desafio asiático. 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SANTOS IRÁ INSCREVER FALCÃO PARA ATUAR AO LADO DE NEYMAR NO BRASILEIRÃO

Esta não é a primeira vez que Falcão jogará futebol de campo por um grande clube de SP.


Santos, SP, 16 (AFI) – Em ascensão no Campeonato Brasileiro, o Santos deverá ter pelo menos até o dia 23 de setembro - data limite para as inscrições no Nacional -, o nome do craque do futsal, Falcão, publicado no BID da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Tudo isso porque os cartolas do Peixe aceitaram o pedido do jogador para que possa atuar pelo menos uma vez até o final da temporada ao lado do atacante Neymar na competição Nacional.

O planejamento da diretoria do clube da Baixada Santista é de que Falcão possa entrar em campo nas rodadas finais do Brasileirão, uma vez que o time já estará com o pensamento voltado para o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, no mês de dezembro. Até lá, o jogador poderá se preparar e terá até mesmo a sorte de jogar no mesmo time que Paulo Henrique Ganso, hoje contundindo, mas que até lá já estará 100% caso não tenha um novo problema.

Assim que contratou Falcão, a diretoria do Santos vem se mexendo nos bastidores para ter como usar o jogador como um grande marketing. Melhor jogador do mundo no futsal, sempre que pode vai à Vila Belmiro acompanhar os jogos do Peixe com sua esposa e filho.

Esta não é a primeira vez que Falcão jogará futebol de campo por um grande clube do futebol de São Paulo. O jogador já tentou a sorte em Portuguesa, Palmeiras e São Paulo, porém, porém, não teve sucesso. Pelo Tricolor paulista, foi comandado por Emerson Leão, técnico na ocasião. O comandante pouco aproveitou Falcão, que decidiu retornar à quadras.

Enquanto isso, o Peixe se prepara para encarar no final de semana, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians. Com uma sequência de resultados positivos, o Santos deixou a zona de rebaixamento, chegou aos 29 pontos e aparece na 13ª posição.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DIMBA TROCA AS CHUTEIRAS POR UM PAR DE TÊNIS

"Hoje eu sou aluno e tenho vários professores. É como se eu estivesse na escola. Vou aproveitar ao máximo para adquirir conhecimento"

O jogador foi apresentado como novo reforço do Peixe para o resto da temporada

Ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2003, foi cotado para disputar uma vaga na Câmara Legislativa como deputado distrital em 2010, fez cinco gols pelo Ceilândia no Candangão deste ano e agora trocou tudo isso pelo futsal. Este é um breve resumo da carreira do atacante Dimba, anunciado e apresentado ontem como novo reforço do Peixe. Conhecido pelos gols com as camisas de clubes como Flamengo, Botafogo, Goiás e Brasiliense, ele vai se aventurar nos ginásios brasileiros na tentativa de manter a fama de matador em outra modalidade.

Agora atleta do alvinegro de Sobradinho, o veterano de 37 anos participou pela primeira vez dos treinos da equipe ontem e contou como foi parar no Peixe. “Eu tinha batido um papo com o presidente lá atrás, no início do ano, mas não chegamos a acertar porque tinha compromisso com o Ceilândia. Depois passou a Liga Futsal e nós voltamos a conversar. Estava dando um tipo de consultoria para o clube. No meio dessa conversa, de uma hora para a outra, nós acertamos tudo, em cinco minutos”, revelou.

Autor de 31 gols no Brasileirão de 2003, ele superou grandes nomes do futebol naquele ano, como Luís Fabiano, Romário, Edílson, Nilmar, Grafite e Liédson. Mas a história de Dimba, como a de muitos boleiros, não teve início na grama. “Comecei no futsal, isso em 1993 e foi a última vez que joguei em uma quadra”, contou o atacante, que agora deve ser chamado de pivô. “Quando eu jogava, era nessa posição, mas o esporte mudou muito. É tudo diferente hoje”, comparou ele, depois da primeira atividade com bola.

A fama de artilheiro, no entanto, não vai entrar em quadra no Peixe. Pelo menos é o que garante o próprio Dimba. “Hoje eu sou aluno e tenho vários professores. É como se eu estivesse na escola. Vou aproveitar ao máximo para adquirir conhecimento”, brincou. Mas pela primeira impressão, a tarefa de se adaptar não vai ser nada fácil. “Vou falar a verdade: nos primeiros cinco minutos foi tudo muito bom. Depois, a panturrilha começou a endurecer. No fim eu não estava nem andando direito”, riu o ex-centroavante.

Como ainda precisa melhorar a parte física e principalmente se adaptar à velocidade do futsal, a estreia de Dimba deve ocorrer somente em outubro. “Não estou bem fisicamente ainda, mas eu costumo me condicionar rapidamente. Acredito que um mês seja o suficiente”, projetou. O Peixe tem a Copa Brasília e o Campeonato Brasiliense pela frente, além da Copa Brasil, que deve ser realizada no fim de novembro ou no começo de dezembro, em Brasília.

O que a gente viu

Em seu primeiro treino com bola, Dimba mostrou que ainda precisa se adaptar às quadras, mas também deixou claro que o bom e velho faro de gol segue intacto. Na atividade comandada pelo técnico Sérgio Adriano, ele marcou dois gols batendo de pé direito, mostrando que pelo menos as finalizações não vão ser um problema para ele.

Saiba mais
Sem tempo definido

Questionado sobre o tempo de duração do contrato com o Peixe, Dimba disse não ter nada acertado com a diretoria alvinegra. Segundo o próprio jogador, tudo vai depender de como ele vai se adaptar à nova modalidade. “A gente não procurou colocar cláusulas no contrato, não tem um tempo certo. Vamos deixar as coisas correrem. Se tudo fluir com naturalidade e desenvoltura…”, afirmou, deixando no ar quanto tempo vai vestir a camisa do time de Sobradinho.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FUTSAL PELO MUNDO: SELEÇÃO DOS EMIRADOS ARABES DO TÉCNICO PADÚ , SAGROU-SE CAMPEÃO DO TORNEIO DE MALTA

A Seleção do Emirados Arabes Unidos, sagrou-se campeão da 4ª Edição do Torneio Internacional de Malta que aconteceu no Corradino Pavilhão, na final venceu Malta por 08 x 02.

Técnico Padú


Alguns Resultados
Grecia 1 x 1 Emirados Arabes
Maltalta 2 x 1 Suiça
Emirados Arabes 1 X 1 Suiça

Suiça 3 x 2 Grecia
Grecia 5 x 2 Malta
Grécia 1x1 Emirados Arabes
Suiça  1x1 Emirados Arabes
Emirados Arabes 8 x 2 Malta - Final


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PERFIL F.C.BARCELONA: PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE JOGADORES

BOA NOITE AMIGOS BLOGUEIROS, FUGINDO UM POUCO DO NOSSO FUTSAL, ACHEI INTERESSANTE PUBLICAR ESTE ARTIGO QUE FALA SOBRE O PROTOCOLO QUE A EQUIPE SENSAÇÃO DO FUTEBOL MUNDIAL UTILIZA PARA A DETECCÇÃO DE TALENTOS

No dia 29 de agosto, a Universidade do Futebol publicou uma nota resumindo os temas discutidos no II Seminário de Futebol, realizado no Grêmio e com o apoio da Escola Superior de Educação Física da UFRGS. Como tive a possibilidade de participar deste importante evento que, conforme os próprios organizadores mencionaram, serve para contribuir com a evolução do futebol brasileiro, eu me comprometi em compartilhar dos conhecimentos lá adquiridos, sobretudo os diretamente relacionados com a área de atuação técnica.

Na coluna desta semana serão apresentados detalhes da palestra feita pelo gerente de prospecção do FC Barcelona, Jordi Melero Busquets, que abordou os temas: “Protocolo de avaliação de jogadores para o plantel profissional” e “Características individuais para integrar o clube catalão.

A seguir, o que foi ministrado em relação ao primeiro tema:

Todos os observadores da Secretaria Técnica de Futebol Profissional do clube espanhol têm a missão de captar jogadores para a equipe principal, equipe B e para o Juvenil A. Eles são divididos em seis zonas no território nacional e distribuídos nos demais países do futebol internacional em mercados denominados A, que são compostos por países como Brasil, Itália, França, Alemanha e Argentina. Nestes países, considerados de 1º nível, é feito um controle exaustivo de informação dos jogadores.

Para mercados B (México, Suíça, Bélgica, Uruguai, etc.) e C (Japão, Coreia, Bolívia, Turquia, etc.) as informações são captadas como controle referencial e para possível necessidade de contatos futuros. O deslocamento pessoal para o Mercado C não ocorre em um primeiro momento.

A ferramenta utilizada pelo FC Barcelona para o acompanhamento de todos os jogadores dos mercados A, B e C é o software Scout7 (clubs.scout7.com). Neste software utilizado é possível acompanhar informações relevantes acerca de cada jogador como competições disputadas, tempo total jogado, histórico de anos anteriores, cartões recebidos, gols, assistências, tempo de contrato e até se o atleta tem passaporte comunitário.

Semanalmente, os observadores se reúnem para discutir quais jogadores chamaram atenção na prospecção. Mensalmente, os jogadores de maior destaque são apresentados à comissão desportiva para iniciarem os filtros do processo de contratação (veja a seguir) e, a cada dois meses, os observadores são convocados pelos coordenadores do clube para discutirem as linhas de sucessão, ou seja, quais são as necessidades em relação aos próximos atletas a integrarem o plantel principal, o da equipe B ou o Juvenil A.

Durante a prospecção dos jogadores, cada análise feita gera a classificação de um dos três tipos de produto (jogador) para o clube:

Produto 1 – Barcelona – Atleta preparado para competir na primeira equipe;

Produto 2 – Atleta para o futuro:

• Incorporar primeira equipe;

• 1ª Equipe para curto prazo;

• Barcelona B, Juvenil A ou Empréstimo;

Produto 3 – Atleta com perfil Barcelona para as categorias inferiores.

O jogador que despertar interesse dos observadores passa pelo filtro 1, que é o de detecção e conta somente com informes escritos. Após a tomada de decisão dos gestores da equipe catalã, o atleta pode ser descartado, ou então, iniciar o filtro 2, correspondente ao seguimento do processo de captação. Neste filtro, além das informações escritas do atleta, é inserido um material visual que contém de 8 a 10 minutos de ações ofensivas e defensivas e que é encaminhado ao treinador da equipe principal, Pep Guardiola.

Abaixo, um pequeno trecho da análise de um jogador captado (mas não contratado) que vai além dos atributos técnicos:

“ Jugador sin aparentes alteraciones de comportamiento. Gran nível de atención y concentración debido su dependencia de lectura de juego para explorar sus cualidades. Trabajador, sin altos y bajos de rendimiento...”

Para cada ação separada em vídeo, existe um comentário sobre a característica do jogador que está sendo evidenciada.
Uma vez aprovado pelo treinador da equipe principal, o atleta passará para o filtro 3, que é o de contratação. Neste filtro, os observadores não têm mais nenhuma influência e a tomada de decisão dos gestores será para oficializar a contratação, adiá-la ou descartá-la em processos que Jordi Melero não aprofundou.

Para finalizar, o palestrante indicou quais foram as necessidades definidas pela gestão de futebol do clube espanhol, indicadas na linha de sucessão do mês de fevereiro do presente ano.


Leitores, esta foi a síntese da apresentação sobre captação de jogadores do FC Barcelona. Na próxima semana, serão apresentadas as características individuais buscadas pelos observadores para cada uma das posições do 1-4-3-3 espanhol (arquero, centrales, laterales, mediocentro, inferiores, extremos y delantero centro).

Desta bela apresentação, alguns questionamentos ficam para os profissionais do futebol brasileiro: Como as equipes brasileiras classificam cada um dos seus “produtos”? Os observadores brasileiros que trabalham para clubes têm/seguem algum protocolo de avaliação? Os clubes brasileiros fazem reuniões periódicas para estabelecer a sua linha de sucessão e avaliar necessidades no plantel principal, equipe B, sub-20 e categorias de base?

Mesmo como pentacampeões do mundo temos que reverenciar o clube que ninguém pode negar que é o maior exemplo de Filosofia, Modelo e Gestão no futebol atual.

Porém, não podemos perder as esperanças que algo semelhante um dia aconteça no Brasil, pois, o FC Barcelona já foi um clube com predomínio dos jogadores de mais de 1,80m e excesso de “força física”.

E aí chegou Johan Cruyff...

Para interagir com o autor: eduardo@universidadedofutebol.com.br

FONTE: UNIVERSIDADE DO FUTEBOL