segunda-feira, 25 de abril de 2011

COPA DA UEFA: ORLANDO DUARTE: "ESTAMOS PERTO DE ATINGIR UM OBJETIVO QUE AMBICIONAMOS"


Orlando Duarte, técnico do Sporting

Orlando Duarte, acompanhado por João Benedito, esteve presente na Conferência de Imprensa de antevisão da UEFA Futsal Cup que antecede a partida do Sporting para o Cazaquistão, marcada para as 06h55 desta terça-feira. A confiança é a palavra de ordem entre o treinador dos leões.

Quis o sorteio que nas meias-finais da mais importante prova de clubes da Europa, o conjunto leonino tenha de enfrentar os anfitriões do Kairat Almaty, equipa que tem dominado o futsal cazaque, da qual Orlando Duarte tem um vasto conhecimento. " Eles apostaram bastante nesta competição. É uma equipa que quer ser campeã europeia, mas nós também queremos este título. Portanto, vamos entrar em campo determinados em vencer", considerou o técnico do Sporting que chamou a atenção para o facto curioso desta Final Four estar sob a forte influência da escola canarinha. "Entre as quatro equipas existem mais de 20 jogadores brasileiros. Isso traz qualidade à competição."

Habituados a ambientes adversos, os jogadores do Sporting não deverão atemorizar-se pelo facto do jogo das meias-finais ser disputado perante a pressão dos adeptos cazaques, afectos ao Kairat Almaty. "Se eles se candidataram e apostaram numa equipa forte é porque querem ser campeões. Mas, nós não temos nenhum receio de jogar, seja com quem for, e onde for. Estamos perto de atingir um objectivo que ambicionamos, portanto, não vamos deitar tudo a perder. Quanto ao público, esse não me preocupa. Afinal de contas, o público não joga. Temos um objectivo e nem que seja de rastos, ou a morrer, o objectivo é para cumprir. Não pode haver desculpas", afirmou de forma peremptória Orlando Duarte que está agradado com as condições que vão encontrar. "O piso é agradável, a bola também, por isso, não estamos preocupados por jogarmos na casa deles. O público não joga. Se essa fosse uma preocupação nossa, então o melhor era nem irmos.

A preparação para esta fase decisiva da competição, há muito que vem a ser feita. "Preocupámo-nos com o Campeonato até ao jogo com o Benfica. A partir daí, começámos apensar no dia 29", lembrou o técnico que tem utilizado nos treinos a bola oficial da UEFA.

Com a sua grande experiência em competições internacionais, adquirida ao longo dos 14 anos passados no comando técnico da Selecção Nacional, Orlando Duarte sabe que todos os pormenores contam nesta fase de preparação. "Hoje adiantamos o relógio cinco horas e tudo será feito em função do horário do Cazaquistão. Os jogadores irão jantar às 16h30 e às 18h30 vão dormir", revelou.

Para o técnico do Sporting, é uma vantagem jogar além-fronteiras, com os jogos a serem dirigidos por árbitros internacionais. "Pusemo-nos a jeito no nosso Campeonato. Temo-nos exposto em demasia e sentimos uma grande falta de respeito pela nossa equipa da parte de quem dirige os jogos. Mas na UEFA Cup, felizmente que só há árbitros estrangeiros", atirou antes de lembrar o episódio da sua expulsão na partida frente ao Benfica, a contar para a fazer regular do Campeonato. "Reparem quantos treinadores é que foram expulsos no nosso campeonato aos seis minutos e sem nenhuma advertência antes da expulsão e quando treinadores conseguem expulsar outros treinadores quinze dias antes", concluiu.

FONTE: FUTSAL GLOBAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário